5 min de leitura

Diretor escolar: como planejar os próximos passos

Exercer o papel do diretor responsável por toda uma comunidade escolar pode ser uma função trabalhosa e, principalmente, burocrática. É importante lembrarmos que o diretor escolar é o suporte do eixo financeiro, econômico e de recursos humanos, sempre levando em consideração que toda a sua equipe é de suma importância para que as metas sejam alcançadas e a educação progrida continuamente.

Podemos fazer uma comparação entre um técnico de futebol e um diretor escolar: ambos dirigem uma equipe, e essa equipe tem que trabalhar em conjunto, elaborar planejamentos e estratégias para alcançarem seus objetivos de forma assertiva. Porém, a grande diferença entre os dois líderes é o público-alvo: o primeiro tem que responder aos torcedores, já o segundo tem que trabalhar juntamente com a comunidade que participa do âmbito educacional.

Gostaria de saber como nosso artigo pode te ajudar a levantar um bom planejamento para os próximos passos de sua carreira como diretor? Então confira abaixo o que temos para você!

Trabalhe em prol da união de sua equipe

Não é à toa que esse é o primeiro tópico. Se a sua equipe estiver desunida, refletirá no desenvolvimento de seus alunos e, principalmente, no desempenho dos professores, dos auxiliares de serviço e da secretaria.

Então dê prioridade em construir uma boa relação com os outros funcionários da escola, trabalhe com otimismo, destaque o lado bom do trabalho, dos alunos, dos projetos interdisciplinares e sempre ressalte e valorize a função de cada colaborador. É um ótimo exercício de empatia.

É o líder que aumenta a eficiência da equipe. James C. Hunter, autor de “O Monge e o Executivo”, conta-nos que um “bom líder tem a habilidade de influenciar pessoas a trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos propostos como sendo para o bem comum”.

Dessa forma, trabalhar a motivação trará, consequentemente, o aumento da produtividade na escola, logo que a disposição, a dedicação e a responsabilidade de todos será em prol do mesmo objetivo.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Seja destaque na função de diretor

Sem dúvida o seu primeiro dia na função foi inesquecível: um novo líder, novas propostas, grandes expectativas, responsabilidades e, o mais importante: a relação com a comunidade.

O primeiro passo é saber escutar: observe as expectativas. O que os professores gostariam que mudasse? Quais são as novas sugestões? Querem desenvolver algum projeto? É importante dar voz ao grupo.

Dê atenção aos alunos: informe às famílias sobre a mudança na direção, convide-os para uma reunião e dê respostas por meio do projeto político-pedagógico da escola. Esse projeto é de suma importância para que a comunidade veja que algo será feito e metas serão cumpridas.

Portanto, o serviço tem que ser mostrado, e, principalmente, os resultados têm que ser destacados. Se houver alguma dúvida sobre questões da direção ou em relação a alguns projetos: pesquise, procure por pessoas experientes, ou mesmo o ex-diretor que ocupou a função anteriormente.

O importante é não se manter ausente ou fechado para o diálogo, é por meio dessa comunicação que as pessoas encontrarão um bom líder no comando. Por isso, tenha uma postura mais aberta ao lidar com o coletivo.

Crie estratégias de convivência

Quando criamos estratégias, evitamos também que certos deslizes sejam cometidos. Certas precauções devem ser tomadas no ambiente escolar para que alguns atritos sejam evitados.

Primeiramente, tenha ciência que mudar uma cultura escolar é um processo demorado. Tenha paciência, aos poucos o caminho será trilhado e os objetivos atingidos. Para isso acontecer, é importante que nas reuniões os projetos não sejam simplesmente apresentados, a equipe deve estar envolvida nas etapas de criação das novas propostas para a comunidade.

Para não deixar o ambiente competitivo, sempre procure levantar os principais pontos positivos da gestão anterior. Essa é uma cultura da valorização que deve ser adquirida em todos os encargos escolares.

Outro ponto importante, é saber aceitar as críticas como um novo aprendizado e desafio para o cargo que você está a frente. Não veja essas opiniões contrárias como algo ameaçador, apenas escute-as, repense e perceba seus pontos relevantes.

Leia também:

 

Busque ferramentas que ajudem na qualificação

Essa questão abrange muitos lados: a qualificação deve ser valorizada no âmbito de todos os colaboradores. A capacitação é uma forma de aumentar a motivação de todos. Se você busca aprimorar habilidades e aprender novas competências, esse é o caminho. As novas propostas aparecerão a partir de novos estudos e atualizações.

Por isso, um bom gestor sabe adaptar-se a atualidade. Os recursos para melhorar existem, dessa forma, o melhor é investir.

Para os professores, as especializações e os momentos de planejamento devem ser valorizados e aproveitados para o real desenvolvimento dos projetos escolares. É preciso uma organização para que as metas sejam atendidas. E são nas reuniões que o trabalho terá um melhor resultado, logo que serão várias pessoas em busca de um mesmo objetivo: a aprendizagem.

Mesmo que a rotina seja apertada, os módulos podem ser usados para essa capacitação. A secretaria da educação fornece continuamente um conteúdo interativo que apoia os servidores em vários pontos. É importante estar por dentro dessas oportunidades e, se possível, não deixá-las passar.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

Priorize o aprendizado

Esse é o principal aspecto, afinal todos na escola estão reunidos por esse objetivo. Portanto, saliente que o planejamento não deve ser apenas voltado para as disciplinas separadamente, mas deve cumprir um papel social prezando a interação entre comunidade e escola.

A partir de então, serão postas como metas as novas formas de repensar a escola, nas quais todos os envolvidos estarão presentes, priorizando quais finalidades podem ser atingidas.

Ao pensar no aprendizado no aluno, também é necessário inserir questões sociais que interferem na forma de agir e de manusear o foco dos projetos. Pense, pontualmente, sobre as questões da diversidade cultural, dos diferentes perfis dentro de sala de aula e sobre a vivência de muitos alunos pertencentes a determinada comunidade.

É importante analisar também os distintos estágios de conhecimento de cada aluno e as disciplinas, sempre levando em conta suas dificuldades. É importante, em um trabalho com supervisão, orientação e professores, sempre lembrar de observar os estudantes em sala de aula e a forma como respondem a cada trabalho. Certos alunos apresentam dificuldades que vão além dos muros da escola.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Gostou de nossas dicas sobre como planejar seus próximos passos na carreira de diretor escolar? Mudar o paradigma do desempenho das escolas pode ser um trabalho atribulado, mas é importante estar sempre buscando mais informações sobre o assunto para lidar melhor com as situações.

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *