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Entenda as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental na prática

Márcia formou-se em pedagogia e é professora da rede pública de ensino fundamental. Dedicada, ama a sua profissão, dando aulas a várias turmas em diferentes colégios, com realidades muito distintas entre si. Para ela, cada aluno merece uma atenção e um cuidado especial. No entanto, já que faz um tempo que se formou, ela não está a par das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

Além disso, tem dúvidas de como colocar as diretrizes na prática e utilizá-la no dia a dia escolar, a fim de garantir uma educação justa e de qualidade a todos os seus alunos.

Identificou-se com esse perfil? Então, este post é ideal para você! Continue a leitura e descubra mais sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e saiba como implementá-la na vida diária das suas aulas!

O que são as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica?

As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, ou DCNs, são um conjunto de parâmetros, princípios, fundamentos e procedimentos que servem para nortear a educação básica, do primeiro ao nono ano da criança. Elas se apoiam na Constituição brasileira e na LDB, ou Lei das Diretrizes e Bases da Educação e, portanto, buscam assegurar às crianças experiências curriculares que deem a elas sucesso na trajetória escolar.

As diretrizes trazem a ideia da educação como um direito inalienável do ser humano, ou seja, um direito que não pode ser retirado, devendo ser assegurado pelo Estado. Elas garantem, assim, o ensino gratuito e de qualidade pelos nove anos do ensino básico do aluno.

Currículo

Nas diretrizes, o currículo do ensino fundamental tem uma base nacional comum e, dessa forma, deve ser atendida por todas as escolas. Dentre as disciplinas obrigatórias estão: língua portuguesa, língua materna para populações indígenas, uma língua estrangeira moderna, arte, educação física, matemática, ciências da natureza, história, geografia e ensino religioso.

Entretanto, as DCNs abrem um enorme espaço para a diversidade de cada região, abrangendo as peculiaridades locais, tanto sociais como educacionais.

Elas enfatizam uma aprendizagem interdisciplinar, tentando superar uma concepção de ensino multidisciplinar e cartesiana das matérias, com uma divisão muito restritiva entre os assuntos. Ainda, as aulas precisam ser mais atrativas ao aluno e integradas às suas necessidades e realidades.

Proposta

As diretrizes propõem a dar conta da imensa diversidade social brasileira e não impõe um padrão único de ensino que cubra de forma homogênea a todas as pessoas. Para as DCNs, é preciso olhar com cuidado os indivíduos, respeitando as suas diferenças sociais e cognitivas. É necessário assegurar a cada um, dentro das suas condições, o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura.

Também, as diretrizes enfocam a necessidade de se atender com mais cuidado alunos e grupos sociais mais carentes, dando a eles mais atenção, justamente por partirem de condições iniciais de desvantagem em relação aos demais alunos. Isso visa criar um ponto de equilíbrio em matéria de oportunidades sociais e educacionais.

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Como aplicar as Diretrizes na prática?

Tendo em vista todas as suas características, como a Márcia poderia aplicar as diretrizes na prática, no dia a dia da sala de aula?

Uma boa proposta seria referente à mudança de outro fundamento que as DCNs também problematizam: as avaliações. Em vez da Márcia se focar em uma única avaliação final, de forma escrita, individual e igual para todos os estudantes, ela poderia criar projetos interdisciplinares de pesquisas e experiências que fossem diferentes para cada aluno, respeitando o seu atual progresso na aula.

Esses projetos poderiam ser feitos de forma individual ou de forma conjunta, estimulando a cooperação entre as crianças. Dessa forma, a Márcia poderia avaliá-los de forma contínua e progressiva, ajudando-os ao longo do ano com mais cuidado e dando atenção aos alunos que mais precisam.

Uma outra dica inteligente para a Márcia seria o uso de uma plataforma digital. Assim, ela poderia manter as diretrizes sempre em mãos, o que lhe ajudaria a montar cada aula de forma personalizada, com atividades específicas a cada aluno, além de ter um controle maior da frequência dos estudantes.

Restou alguma dúvida sobre como aplicar as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica na sala de aula? Comente abaixo! 🙂

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