2 min de leitura

Educação inclusiva: qual é o papel da direção escolar?

Um dos papéis mais importantes de um diretor é ser um gestor de humanidades, capaz de fazer a ponte entre os anseios técnicos internos e a necessidade da comunidade externa — e não apenas administrar de maneira técnica uma escola.

A gestão escolar proposta pelo diretor é o que guia a escola. É por meio das suas escolhas que são tomadas decisões relacionadas à utilização dos recursos dentro e fora da sala de aula, até como será o relacionamento da escola com o público de fora.

Sendo assim, é pelas escolhas de gestão do diretor que a escola se vai se adaptar ou não a uma educação inclusiva. E nesse caso, o diretor tem um papel crucial para a integração de todos os alunos de forma igualitária na educação.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura deste post e saiba um pouco mais sobre o papel do diretor na educação inclusiva.

Ambiente de educação inclusiva

A educação inclusiva é um tema que começou a ser falado em 1994, tratando da ideia de que todas as crianças devem ter um ambiente igualitário para a sua educação, incluindo aquelas com necessidades educacionais em escolas de ensino regular.

Contudo, conseguir um ambiente inclusivo não é uma tarefa fácil e necessita que o diretor seja resoluto e firme nas escolhas da sua gestão, para que, assim, todas as áreas da escola trabalhem alinhadas, com o objetivo de tornar a escola um ambiente inclusivo e saudável para todos.

Infográfico gratuito: Desenvolvimento sustentável da ONU - conheça os 17 objetivos do plano até 2030.

Arranjos organizacionais

O diretor de uma escola inclusiva deve estar pronto para atender às necessidades que vêm com a diversidade apresentada pelo público discente da escola. Esse profissional deve trabalhar junto aos diversos setores da instituição e ajudar na criação dos projetos pedagógicos para alinhar os interesses sociais e as necessidades dos alunos.

Na educação inclusiva, isso deve se intensificar, pois não se pode, de maneira alguma, tomar decisões que dividam alunos com deficiência do restante da turma. Deve-se lembrar de que alunos e suas famílias tendem a ter certa fragilidade emocional, o que pode acarretar na evasão escolar.

Leia também:

 

Possibilidade da escola se tornar um local acolhedor

Promover meios de estabelecer relacionamentos pessoais adequados entre os alunos é uma das formas mais eficazes e importantes para tornar o ambiente escolar em um local acolhedor.

Esses alunos em questão necessitam se sentir incluídos da maneira mais natural possível, de forma humanística e amorosa. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para não trabalhar de forma “piedosa”, pois isso pode, em vez de agregar socialmente o estudante, acabar fragilizando-o.

Para atingir essa meta, o diretor precisa trabalhar diretamente com estratégias junto aos educadores, oferecendo-lhes apoio, material ou, se necessário, treinamento.

Um gestor educacional deve trabalhar junto aos professores para desenvolver materiais e projetos que sejam capazes de envolver todo o público discente de maneira íntegra. Ao mesmo tempo, deve manter o contato entre o ambiente escolar e a comunidade externa — e manter essa comunicação viva.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo gratuito

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *