5 min de leitura

Ensino adaptativo: como o big data apoia a Educação

O ensino adaptativo está entre uma das grandes tendências do século XXI. Uma de suas principais características é reconhecer todo o processo de aprendizagem com mais facilidade e ajudar o professor a identificar melhores formas de apoio para o desenvolvimento de cada aluno.

Esse acompanhamento é feito por meio do Big Data e funciona pela interação dos estudantes em uma plataforma inteligente. Com este recurso, os estudantes têm acesso a videoaulas, realizam atividades e todo o desenvolvimento é mapeado.

A partir desse diagnóstico são feitos direcionamentos relevantes ao aprendizado, de maneira adaptada ao perfil de cada um, que trazem grandes vantagens à educação. Para informá-lo melhor sobre o assunto, preparamos este post e elencamos as principais vantagens do ensino adaptativo.

Confira abaixo quais são:

Otimiza o tempo

comunicação professor-aluno, apesar de frequente, pode ser limitada pelo quantitativo de estudantes que precisa auxiliar. Dessa forma, questões mais pontuais em relação à aprendizagem deles podem acabar passando despercebidas e ocasionar lacunas no aprendizado.

Com o ensino adaptativo, o professor tem a possibilidade de acompanhar mais de perto toda a evolução dos estudantes de maneira personalizada e direcionar melhor as práticas pedagógicas para cada um. Assim, o principal objetivo da aprendizagem adaptativa é identificar facilidades e dificuldades manifestadas, evitando dúvidas que tendem a se tornar agravantes caso não sejam solucionadas logo.

Deixa a aprendizagem mais ativa

As metodologias utilizadas em sala de aula devem ser flexíveis, conforme a correspondência dos alunos em relação a elas. No entanto, devido ao quantitativo de estudantes, fica um pouco mais difícil de compreender se a proposta pedagógica está alcançando a todos, mesmo porque cada um apresenta um perfil diferenciado e também formas distintas de aprender.

Assim, adaptar metodologias torna-se uma necessidade, mas saber o momento certo de mudar de maneira personalizada é algo mais difícil de se fazer. O ensino adaptativo, nesse sentido, é um recurso relevante, pois permite que o aluno esteja sempre ativo e traçando seu próprio perfil.

Assim, com sua interação constante e participação ativa, o estudante fica mais estimulado a aprender, pois se sente acolhido em suas necessidades educacionais, bem como melhora a relação professor-aluno e os resultados educacionais.

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

Proporciona mais liberdade

Com o auxílio do ensino adaptativo, o professor ganhar maior liberdade de conhecer e intervir na aprendizagem dos alunos e possibilita que os guie melhor. Ou seja, favorece que ele saiba das necessidades educacionais de maneira personalizada, podendo, assim, realizar o planejamento das aulas com direcionamentos individuais, conforme as manifestações que forem surgindo.

Dessa forma, o professor tem um maior controle de sua turma, com um ambiente favorável à aprendizagem e maior interação durante suas aulas.

Permite a adaptação às necessidades do aluno

O ensino adaptativo possibilita ao professor conhecer melhor o aluno durante o processo de aprendizagem. Ou seja, o estudante sendo protagonista do seu aprendizado, com o auxílio do Big Data, favorece ao professor um olhar mais abrangente ao que precisa mudar em relação à sua metodologia em sala de aula e propostas pedagógicas.

Assim, o ensino é melhor direcionado de acordo com as necessidades de cada aluno e possibilita resultados mais satisfatórios, bem como maior interação na relação entre docentes e discentes.

Leia também:

Propicia informações úteis e completas

Com o uso do ensino adaptativo e auxílio do Big Data, o professor tem acesso de maneira assertiva a informações mais precisas sobre seus alunos. Outro aspecto importante a ser destacado, é que o acesso a esses dados pode ser feito a qualquer momento de qualquer dispositivo, estreitando a relação entre educador e educando de maneira eficiente.

Facilita a organização e planejamento das aulas

O acesso às informações sendo facilitado propicia ao professor uma melhor organização dos planejamentos e planos de aula, permitindo que todos os procedimentos e propostas pedagógicas sejam elaborados com melhor direcionamento e maior possibilidade de alcance aos alunos.

Dessa maneira, o planejamento pode acontecer de forma flexível e personalizada, o aluno melhor acolhido e com maiores chances de aprender tudo que foi proposto. O uso dos recursos tecnológicos permite também a interação para além dos muros escolares, não restringindo esse contato somente aos momentos em sala de aula.

O aluno tem a oportunidade de tirar dúvidas, realizar simulados e atividades conforme o professor achar conveniente às suas necessidades educacionais manifestadas pelo Big Data e tem suas dificuldades superadas por meio de propostas pedagógicas realizadas com o ensino adaptativo.Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Amplia a motivação dos alunos

As dificuldades durante o processo de ensino-aprendizagem podem ser frustrantes para o aluno ao ver que não está alcançando o que foi proposto em sala de aula e que nem sempre tem coragem de falar ao professor sobre elas. Com o acompanhamento favorecido pelo ensino adaptativo, o aluno se sente mais motivado a participar, tirar suas dúvidas e se empenhar para compreender melhor os conteúdos.

Além disso, a forma que aprende pode ser alcançada com a percepção do professor, que fica mais aguçada pelos recursos que permitem uma visão mais abrangente acerca das necessidades de cada aluno, tornando tudo mais compreensível e leve aos dois lados. O ato de aprender e ensinar, dessa forma, torna-se algo mais valioso, especialmente ao estudante e evita o desestímulo e consequente evasão escolar e baixos rendimentos.

Como o ensino adaptativo pode ser aplicado nas escolas pelo Big Data?

Para a implantação do ensino adaptativo nas escolas, tudo deve ser pensado e planejado. Nesse sentido, as tecnologias podem ser favoráveis para a correta gestão de dados dos alunos.

Desse modo, com o uso de recursos como o Big Data os resultados podem ter maior relevância pelo melhor direcionamento recebido. Ainda assim, é preciso enfatizar que ele não substitui a ação do professor em sala de aula, mas oferece um auxílio para que as práticas pedagógicas possam ser reinventadas, adaptadas e flexibilizadas conforme a necessidade de cada aluno.

Assim, o ensino adaptativo trata-se de um sistema educacional que usa programas para alcançar um ensino interativo. Ou seja, são adaptativos pois se modificam conforme as necessidades de aprendizagem de cada estudante.

Quando o sistema é aplicado de maneira correta, proporciona a obtenção de dados contínuos sobre a cognição humana, que quanto mais acessados, mais poderão contribuir para a aprendizagem individualizada. Sua aplicação é complementar ao trabalho e planejamento do professor, com direcionamento mais detalhado a cada aluno.

Como pode ser observado, o ensino adaptativo é um recurso inovador e significativo. Outro aspecto importante é a possibilidade de acompanhamento em tempo integral e instantâneo, tendo em vista aquelas dificuldades manifestadas além da sala de aula.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *