4 min de leitura

Escola acolhedora: entenda o que é e a importância para os alunos

Powered by Rock Convert

Quais medidas são adotadas pela sua instituição para garantir o bem-estar dos alunos? Hoje, o papel do ensino vai muito além da educação formal e uma escola acolhedora pode ser fundamental na formação da criança e do jovem: um lugar onde eles possam se sentir respeitados e estimulados.

Por mais que o sistema de educação do país esteja defasado e exista insatisfação por grande parte dos estudantes, eles ainda buscam, muitas vezes, construir laços afetivos com a escola e essa relação pode ser determinante para o desenvolvimento psicossocial. Por isso, é essencial que a instituição esteja engajada na realidade social e afetiva do aluno tornando, assim, o ambiente escolar mais agradável e dinâmico.

Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e transforme a sua escola!

Importância de a escola promover um ambiente acolhedor

A importância da escola na vida de uma criança ou adolescente vai muito além do ensino, mesmo que de forma não intencional. Muitas vezes, a instituição pode estar intimamente envolvida no crescimento e no desenvolvimento dos valores e princípios que seguirão uma pessoa durante toda a sua vida.

Sendo assim, o que esperar de um adulto que se formou em um ambiente de ensino totalmente desmotivador? Ao promover um local saudável e aberto, que acolhe e compreende o estudante em sua aprendizagem, a escola acolhedora não só garante ótimas condições de ensino e engajamento como também cumpre seu papel social.

Vantagens de desenvolver um ambiente acolhedor na sua escola

São muitos os benefícios que uma escola pode vivenciar — a curto e longo prazo — ao viabilizar uma cultura que proporciona experiências agradáveis aos seus educandos.

Mais do que uma doce lembrança da época de estudos, uma escola acolhedora fortalece relacionamentos, favorece o ensino e estimula melhorias na estrutura da educação. Saiba mais:

Cria vínculos afetivos

Quando a escola acolhe seus alunos com carinho, preocupando-se em manter um olhar individualizado sobre cada um, consequentemente ela conquista a confiança e a afeição deles.

Os vínculos afetivos surgem com os colegas, funcionários, diretor/diretora, professores e com quem mais estiver envolvido nesse ambiente. Isso é fundamental para o desenvolvimento social das crianças e para preservar a tranquilidade no espaço de estudos.

Torna os alunos mais engajados

Quando são acolhidos no ambiente escolar, os alunos tendem a ser menos tímidos, demonstram mais interesse pelo conteúdo e se sentem mais confortáveis para falar abertamente sobre suas impressões.

O engajamento é percebido na atenção que os estudantes passam a prestar nos ensinamentos do professor, na preocupação de contribuírem com as atividades escolares e estudantis, e, consequentemente, no rendimento das aulas e avaliações.

Facilita o aprendizado

Uma coisa leva à outra: ao se sentirem acolhidos pela escola, os educandos naturalmente se engajam e isso facilita o aprendizado. Quando os alunos estão mais suscetíveis a se relacionarem com a escola e com os professores, também se abrem para assimilar o conteúdo.

Um ambiente acolhedor cria a sensação de segurança, o que é imprescindível para detectar possíveis transtornos ou dificuldades de aprendizagem, além de contribuir com a motivação e o alcance de bons resultados.

Powered by Rock Convert

Incentiva o respeito aos professores

Muitos estudantes se tornam grandes amigos de seus professores. Normalmente, isso acontece porque a barreira entre eles é ultrapassada por meio da construção de um relacionamento que substitui a rigidez pela maleabilidade e alimenta o respeito mútuo.

Acredite: quando o aluno se sente amado, compreendido e respeitado, ele retribui.

Possibilita melhorias na escola

O processo de aproximar o aluno e de dar atenção ao que ele diz melhora o nível da educação, pois a escola terá algumas noções do que realmente está funcionando ou não dentro da sala de aula.

Além disso, um ambiente que acolhe o estudante tem a tomada de decisão facilitada, tendo em vista que essa iniciativa favorece o desenvolvimento de uma gestão escolar participativa, diminuindo o isolamento hierárquico.

Pilares de uma escola acolhedora

Quer aprender a tornar a sua escola mais acolhedora? Tenha atenção aos seguintes pontos:

Abrir-se ao diálogo com os alunos

Para entender o modelo de escola que os jovens desejam, a sua instituição deve estar aberta ao diálogo com os alunos.

Muitas escolas brasileiras ainda não consideram que os jovens têm poder real de escolha e visão para contribuir com a melhoria da educação. No entanto, esse é um pensamento muito errado.

Proporcionar um ambiente físico adequado

Um espaço escolar deve ser arejado, bem cuidado, decorado e equipado para atender às necessidades dos alunos. A escola precisa ter mesas, cadeiras, bebedouros e lousas.

Para tanto, o gestor deve aproveitar os recursos disponíveis, cuidando dos equipamentos e da infraestrutura da instituição. Também é necessário cuidar para que os alunos tenham as condições físicas adequadas para desenvolverem as atividades com qualidade — como zelar pela quadra de esportes, pelo pátio e demais áreas amplas onde ocorrem aulas ao ar livre.

Atualmente, enfrentamos os desafios de ensinar na era digital. Portanto, outro assunto que merece ser avaliado é a obtenção de recursos de qualidade. A sua escola pode, por exemplo, investir em recursos educacionais digitais para proporcionar uma experiência de ensino mais enriquecedora aos seus alunos. Transformando-a em uma escola acolhedora.

Envolver a comunidade no ambiente escolar

A escola precisa conhecer melhor os impactos que a educação traz para as pessoas ao redor. Não apenas para os pais, alunos e professores, mas para toda a comunidade da região.

Desse jeito, a instituição terá conhecimento dos interesses da população quanto ao ensino, tirará suas dúvidas e cumprirá o seu papel perante a sociedade, formando pessoas com caráter, valores e princípios que garantirão uma realidade melhor para todos.

Em suma, uma escola acolhedora oferece ao aluno o direito de ser ouvido e compreendido. Essa é uma ação poderosa se refletirmos sobre o potencial contido nos olhares dos estudantes. Afinal, a escola existe para eles, e nada mais justo do que torná-los parte das decisões.

Agora, você tem condições de tornar a sua escola mais acolhedora e contribuir para a melhoria do rendimento dos alunos, entre muitas outras vantagens. Falando nisso, o que acha de simplificar o trabalho do professor utilizando um método sustentável para registrar a frequência dos estudantes? Confira o que é diário escolar on-line e quais os seus benefícios!

Powered by Rock Convert

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.