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Abandono e evasão escolar: quais são as maiores causas e atue através de indicadores

Quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo, o índice de abandono escolar aumenta. Caso ele não volte para a escola no ano seguinte, deixando de se rematricular, os números da evasão escolar se elevam.

As causas do aumento desses índices podem ser inúmeras, desde a dificuldade no aprendizado, necessidade de trabalhar para ajudar nas contas de casa, até à falta de indicadores que facilitem o diagnóstico, como forma de buscar alternativas para diminuir o abandono e a evasão.

Os números não mentem, dados levantados através do Censo Escolar em todo o Brasil nos mostram que a média de abandono no ensino fundamental e médio registraram em 2017 um percentual de 1.6% e 6.1%, respectivamente. 

A evasão é ainda mais preocupante, com índices médios em 2015 de 3.6% no ensino fundamental e 11.2% no ensino médio. São realmente altos, não é mesmo?

Abaixo você pode ver um mapa detalhado por região desses dados levantados pelo Inep. É possível comparar essas informações com os indicadores da sua escola, avaliando se estão abaixo ou acima da média, e elencando objetivos para diminuir cada vez mais os percentuais de abandono e evasão, contribuindo assim para a melhora desses índices no Brasil.

Como descobrir as maiores causas de abandono e evasão escolar?

Para obter esses dados, diagnosticar e tomar decisões antes que o abandono e a evasão aconteçam, é necessário que a informação esteja disponível da maneira mais simples e acessível para o gestor.

Desta forma, vamos lhe dar algumas dicas para facilitar as análises e fazer com que os alunos continuem frequentando a escola, e mais do que isso, proporcionando o aprendizado que todos possuem direito.

1- Informatize os dados

É muito difícil analisar os dados se não estiverem registrados em um sistema. Para você organizá-los em um único local de tal forma que lhe gerem ideias de melhoria nos índices da escola, você vai precisar informatizar e desburocratizar os processos.

Livre-se dos papéis através de um software, de preferência um que seja livre, como o i-Educar. Assim você não ficará preso ao pagamento de licenças, podendo contratar o prestador de serviços que achar mais qualificado para implantação e suporte do sistema.

Depois de ter em mãos um sistema para gerenciar os dados, você vai perceber que além de ter a possibilidade de analisar os indicadores e tomar decisões de forma muito mais embasada, o professor economizará o tempo que gastava preenchendo papéis e poderá utilizá-lo para preparar aulas ainda mais atrativas.

2- Utilize indicadores para prever e evitar o abandono e a evasão escolar

Com o lançamento das notas e faltas direto no sistema, você conseguirá acompanhar em tempo real o desempenho dos alunos, e prever aqueles que possuem predisposição ao abandono e à evasão escolar.

Através do boletim escolar do sistema i-Educar, por exemplo, à medida que os lançamentos das notas são feitos, o software já calcula a média considerando as etapas lançadas, e vai alterando com os próximos lançamentos. Desta forma, você conseguirá identificar aqueles alunos que estão com a média abaixo do esperado.

Essa possibilidade lhe permite atuar proativamente, providenciando o amparo que o aluno precisa e possibilitando que ele supere os obstáculos no aprendizado antes que haja a desmotivação e em consequência o abandono.

Com o diagnóstico em mãos daqueles que estão com as notas baixas, você pode fazer aulas de reforço, avaliações e métodos diferenciados, buscando superar as principais dificuldades desses alunos.

No caso de faltas seguidas, procure o auxílio de outros setores, como o Conselho Tutelar, para entender o porquê da baixa frequência e buscar soluções para o retorno do aluno às aulas.

Um outro indicador que poderá contribuir na estratégia para combater os causadores da evasão e do abandono é o comparativo de médias por disciplina.

Observe no gráfico abaixo, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são as únicas em que os alunos estão com a média abaixo de 7. Com base nessa informação, os professores poderiam tentar uma outra forma de dar aulas, procurando aproximar os conteúdos à realidade dos alunos, por exemplo.

3- Avalie os principais focos do problema e atue nas causas

Pode acontecer de uma determinada escola do município ter índices de abandono e evasão maiores que as demais escolas vinculadas à secretaria, o que acaba elevando a média geral.

Essa escola pode ter uma particularidade que se você olhar como um todo não perceberá o foco do problema, e fará esforços em vão.

Mais uma vez, os relatórios e indicadores auxiliarão em um diagnóstico ágil, lhe mostrando os pontos de atenção. Não somente comparando escolas, mas também analisando cursos, turmas, anos e séries entre si.

Um exemplo é o gráfico de rendimento e movimento escolar do i-Educar, nele é possível comparar o número de desistências entre as escolas e focar naquelas que o percentual está maior. No final do relatório você ainda consegue visualizar o total geral de todas as escolas, comparando aprovados, reprovados, transferidos e desistentes. Bacana, não é mesmo?

Com o diagnóstico em mãos, direcione os esforços nos principais causadores do problema e atue de forma proativa, procurando entender os motivos das faltas, se aproximando dos alunos e mostrando interesse em ajudar, mas de maneira alguma repreender.

Os professores também precisam ser ouvidos, principalmente das disciplinas que registrarem menor índice de frequência. Proponha a eles dicas para manter os alunos interessados na sala de aula, como por exemplo, utilização de recursos visuais, criação de debates que se aproximem da rotina dos alunos, ressaltando a importância de um ambiente acolhedor e cativante.

No final das contas, todos ganharão, não é mesmo? O aluno se sentirá motivado a frequentar as aulas, os professores notarão a diferença nas interações com os conteúdos ministrados, e as escolas e secretaria terão seus índices de abandono e evasão escolar diminuídos. 

É o mundo perfeito e totalmente possível, através de algumas atitudes como essas sugeridas no texto.

Agende uma demonstração

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para gestoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

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