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Abandono e evasão escolar: quais são as maiores causas e atue através de indicadores
Quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo, o índice de abandono escolar aumenta. Caso ele não volte para a escola no ano seguinte, deixando de se rematricular, os números da evasão escolar se elevam.
As causas do aumento desses índices podem ser inúmeras, desde a dificuldade no aprendizado, necessidade de trabalhar para ajudar nas contas de casa, até à falta de indicadores que facilitem o diagnóstico, como forma de buscar alternativas para diminuir o abandono e a evasão.
Os números não mentem, dados levantados através do Censo Escolar em todo o Brasil nos mostram que a média de abandono no ensino fundamental e médio registraram em 2017 um percentual de 1.6% e 6.1%, respectivamente.
A evasão é ainda mais preocupante, com índices médios em 2015 de 3.6% no ensino fundamental e 11.2% no ensino médio. São realmente altos, não é mesmo?
Abaixo você pode ver um mapa detalhado por região desses dados levantados pelo Inep. É possível comparar essas informações com os indicadores da sua escola, avaliando se estão abaixo ou acima da média, e elencando objetivos para diminuir cada vez mais os percentuais de abandono e evasão, contribuindo assim para a melhora desses índices no Brasil.
Como descobrir as maiores causas de abandono e evasão escolar?
Para obter esses dados, diagnosticar e tomar decisões antes que o abandono e a evasão aconteçam, é necessário que a informação esteja disponível da maneira mais simples e acessível para o gestor.
Desta forma, vamos lhe dar algumas dicas para facilitar as análises e fazer com que os alunos continuem frequentando a escola, e mais do que isso, proporcionando o aprendizado que todos possuem direito.
1- Informatize os dados
É muito difícil analisar os dados se não estiverem registrados em um sistema. Para você organizá-los em um único local de tal forma que lhe gerem ideias de melhoria nos índices da escola, você vai precisar informatizar e desburocratizar os processos.
Livre-se dos papéis através de um software, de preferência um que seja livre, como o i-Educar. Assim você não ficará preso ao pagamento de licenças, podendo contratar o prestador de serviços que achar mais qualificado para implantação e suporte do sistema.
Depois de ter em mãos um sistema para gerenciar os dados, você vai perceber que além de ter a possibilidade de analisar os indicadores e tomar decisões de forma muito mais embasada, o professor economizará o tempo que gastava preenchendo papéis e poderá utilizá-lo para preparar aulas ainda mais atrativas.
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2- Utilize indicadores para prever e evitar o abandono e a evasão escolar
Com o lançamento das notas e faltas direto no sistema, você conseguirá acompanhar em tempo real o desempenho dos alunos, e prever aqueles que possuem predisposição ao abandono e à evasão escolar.
Através do boletim escolar do sistema i-Educar, por exemplo, à medida que os lançamentos das notas são feitos, o software já calcula a média considerando as etapas lançadas, e vai alterando com os próximos lançamentos. Desta forma, você conseguirá identificar aqueles alunos que estão com a média abaixo do esperado.
Essa possibilidade lhe permite atuar proativamente, providenciando o amparo que o aluno precisa e possibilitando que ele supere os obstáculos no aprendizado antes que haja a desmotivação e em consequência o abandono.
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Com o diagnóstico em mãos daqueles que estão com as notas baixas, você pode fazer aulas de reforço, avaliações e métodos diferenciados, buscando superar as principais dificuldades desses alunos.
No caso de faltas seguidas, procure o auxílio de outros setores, como o Conselho Tutelar, para entender o porquê da baixa frequência e buscar soluções para o retorno do aluno às aulas.
Um outro indicador que poderá contribuir na estratégia para combater os causadores da evasão e do abandono é o comparativo de médias por disciplina.
Observe no gráfico abaixo, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são as únicas em que os alunos estão com a média abaixo de 7. Com base nessa informação, os professores poderiam tentar uma outra forma de dar aulas, procurando aproximar os conteúdos à realidade dos alunos, por exemplo.
3- Avalie os principais focos do problema e atue nas causas
Pode acontecer de uma determinada escola do município ter índices de abandono e evasão maiores que as demais escolas vinculadas à secretaria, o que acaba elevando a média geral.
Essa escola pode ter uma particularidade que se você olhar como um todo não perceberá o foco do problema, e fará esforços em vão.
Mais uma vez, os relatórios e indicadores auxiliarão em um diagnóstico ágil, lhe mostrando os pontos de atenção. Não somente comparando escolas, mas também analisando cursos, turmas, anos e séries entre si.
Um exemplo é o gráfico de rendimento e movimento escolar do i-Educar, nele é possível comparar o número de desistências entre as escolas e focar naquelas que o percentual está maior. No final do relatório você ainda consegue visualizar o total geral de todas as escolas, comparando aprovados, reprovados, transferidos e desistentes. Bacana, não é mesmo?
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Com o diagnóstico em mãos, direcione os esforços nos principais causadores do problema e atue de forma proativa, procurando entender os motivos das faltas, se aproximando dos alunos e mostrando interesse em ajudar, mas de maneira alguma repreender.
Os professores também precisam ser ouvidos, principalmente das disciplinas que registrarem menor índice de frequência. Proponha a eles dicas para manter os alunos interessados na sala de aula, como por exemplo, utilização de recursos visuais, criação de debates que se aproximem da rotina dos alunos, ressaltando a importância de um ambiente acolhedor e cativante.
No final das contas, todos ganharão, não é mesmo? O aluno se sentirá motivado a frequentar as aulas, os professores notarão a diferença nas interações com os conteúdos ministrados, e as escolas e secretaria terão seus índices de abandono e evasão escolar diminuídos.
É o mundo perfeito e totalmente possível, através de algumas atitudes como essas sugeridas no texto.
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Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos.
As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.
Conteúdo para gestoras(es)
Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.
Confira alguns destaques:
- Sistema de gestão escolar municipal: conheça o i-Educar
- Frequência on-line: quais são as vantagens?
- Uso do software i-Educar gerou economia de R$ 2,4 milhões
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