4 min de leitura

Professores: 5 filmes inspiradores para ver na Netflix

As obras cinematográficas trazem grandes representações na vida das pessoas, pois além de se aproximarem muitas vezes da realidade — de maneira pessoal ou profissional — proporcionam valiosos ensinamentos e inspirações.

Os filmes inspiradores sobre professores na Netflix, por exemplo, têm muito a acrescentar na vida dos profissionais de educação. Essa plataforma tem reunido conteúdos significativos e interessantes, especialmente aos educadores.

São inúmeras histórias com contextos diferenciados, vividos em sala de aula e que ultrapassam os muros da escola na busca incansável da vitória de um aluno. Para informar você melhor sobre o assunto, reunimos filmes de melhor destaque e que podem fazer a diferença na prática pedagógica. Confira!

1. Sociedade dos poetas mortos

O filme conta a história de um professor de inglês que começa a ensinar em uma escola para meninos, bem tradicional e com altos padrões a serem seguidos. Todas essas normas influenciam diretamente na forma de agir de cada aluno e, de certa forma, limita muito.

Com um jeito diferenciado de ver tudo aquilo, o profissional ultrapassa essas barreiras e inicia o aprendizado de maneira diferenciada e pouco ortodoxa. Assim, usa métodos que enfrentam toda a pressão vinda das famílias e da própria escola. Dessa forma, mostra aos estudantes formas saudáveis de alcançar seus sonhos e os ensina a não serem tímidos na busca do que realmente de querem.

2. Preciosa 

O filme “Preciosa” trata a vida de uma jovem mãe com problemas delicados em sua vida pessoal. Sem o apoio da família, não consegue ver perspectivas para seu futuro e todo aquele contexto começa a abalar muito sua identidade e autoestima, que acabam comprometidas por toda aquela situação.

Sem saber ler e escrever, vai para uma escola alternativa e encontra novas possibilidades de crescimento, quando conhece um professor que luta para resgatá-la do que foi vivenciado. A partir disso, é possível perceber que a ação do educador ultrapassa os conteúdos e alcança a própria essência do estudante, afinal, é preciso estar ciente de tudo que acontece, para que a prática pedagógica seja o mais coerente possível.

3. Como estrelas na Terra — Toda criança é especial

Com um olhar muito sensível em relação às crianças que sofrem com dificuldades na aprendizagem ou apresentam alguma deficiência, o filme retrata a história de um garoto de oito anos que sofre por ter dislexia. A leitura e escrita é vista por ele com letrinhas que se embaralham em sua mente, o que faz necessário um auxílio maior em seu aprendizado.

No entanto, a interpretação da família, escola e amigos é muito cruel. Por muito tempo a criança é tida como pouco estudiosa, levada e mal-educada. Todos esses julgamentos são constantes e as atitudes de seus pais e professores o magoam muito.

Seu rendimento é baixo e ele passa a sentir menos vontade de estudar, pois ninguém o vê de outra forma, mas também não busca ajudá-lo, situação que afeta diretamente o seu desempenho escolar. Mal avaliado em todas as disciplinas, os familiares decidem colocá-lo na escola interna e essa ação gera prejuízos muito maiores ao garoto, que se sente abandonado e uma pessoa ruim.

Antes gostava de desenhar e conseguia se expressar muito bem por meio da arte, mas é corrompido. Longe de seus familiares, sofre e regride ainda mais no aprendizado. Os professores insistem em julgá-lo da pior forma.

Porém, a chegada de um novo professor de arte começa a revolucionar aquela situação. Muito dinâmico, ele observa a criança de outra forma e percebe o quanto ela está triste e assustada, mesmo nas aulas mais interativas. Incansável, busca a família do garoto, analisa seus cadernos e descobre sua dificuldade.

De maneira incrível, faz toda diferença na vida daquele aluno e o olha muito além. Prova que cada um aprende de sua maneira e que as limitações não são determinantes na vida de ninguém, pois todos têm capacidade de alcançar o que quiser.

O filme deixa claro que os professores não devem ser imediatistas ou desejar que todos os estudantes sejam iguais. Cada um tem sua maneira especial de aprender e, por isso, é preciso persistir e nunca desistir de uma criança, pois uma atitude tomada de forma errada pode representar a quebra de uma vida inteira.

4. Escritores da liberdade

O filme conta a história de uma professora recém-formada que leciona para o Ensino Médio. A docente começa a enfrentar seus primeiros desafios na vida profissional ao deparar-se com alunos desobedientes, mas que não são motivos de desistência, pelo contrário.

Assim, o seu diferencial é acreditar que a educação poderia reverter todo aquele contexto e se transformar em algo significativo para eles. São estudantes marcados por situações bem agravantes como violência, desmotivação, conflitos sociais etc. A professora busca inúmeras alternativas de alcançá-los e aos poucos, com muita insistência, conquista a confiança deles e consegue mudar todo aquele cenário.

5. Matilda

Traz a história de uma garotinha encantadora e especial, que vive com uma família muito diferente dela. Os pais não a permitem ir à escola, mas ela sempre busca aprender tudo sozinha de sua forma — com idas à biblioteca e realização de muitas leituras, por exemplo.

Mesmo assim, os convence de frequentar o espaço escolar, começa a descobrir seus talentos especiais e desenvolvê-los. Lá, se depara com uma diretora muito malvada e uma professora bem amável, ambas com representações diferentes em sua vida.

Como pode ser observado, todos os filmes retratados aqui trazem ensinamentos muito especiais a cada situação abordada. O papel de cada professor, foi de extrema importância na vida dos alunos e fizeram muita diferença no desenvolvimento e crescimento deles.

É importante destacar também a ação errada de alguns e como podem trazer efeitos ruins. O educador tem grande representação na vida de um estudante, seja ele criança ou jovem. Assim, os filmes sobre professores na Netflix revelam a importância de acreditar na capacidade dos alunos e  perceber que cada um apresenta caminhos diferenciados para aprender, mas todos aprendem em tempos distintos.

E aí, gostou do post? Agora que já conhece bons filmes sobre professores na Netflix, aproveite para conhecer mudanças que melhoram o aprendizado no ambiente escolar!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *