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Formação de professores: confira sugestões de temas
A qualificação profissional é essencial em todas as áreas de atuação. Aprender novos métodos e técnicas, acompanhar as novidades do setor e conhecer experiências bem sucedidas é uma forma de aperfeiçoar processos, entregas e resultados.
E todo esse esforço impacta diretamente nos resultados alcançados! No contexto educacional, por exemplo, a formação de professores(as) está diretamente relacionada ao desempenho das/os estudantes. Com capacitação de qualidade, a equipe escolar tem mais recursos para lidar com os desafios de aprendizagem e consegue propor soluções inovadoras para problemas complexos.
Embora seja comum associar os cursos de atualização às tecnologias, já que é uma necessidade cada vez mais presente no cotidiano escolar, a formação deve abranger várias temáticas que ganham protagonismo à medida em que mudanças sociais, culturais e econômicas acontecem.
Neste artigo nós abordamos questões relevantes para refletir sobre a qualificação de profissionais da educação e apresentamos algumas sugestões de temas para formação de professores(as).
Como os professores se atualizam?
A pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras – TIC Educação 2019, publicada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2020, mostrou que a maioria das/os professoras(es) de escolas urbanas públicas e privadas se atualizam sozinhas(os), buscando vídeos e tutoriais on-line ou pedindo ajuda informal aos colegas de trabalho.
Apenas 33% dos professores entrevistados na pesquisa que lecionam em escolas urbanas participaram de um curso de formação continuada sobre computador e Internet no último ano. Para 53% das(os) professoras(es), a ausência de cursos específicos para uso do computador e Internet nas aulas dificulta muito o trabalho.
Outra problemática é a falta de apoio pedagógico, mencionada como um problema no desenvolvimento do trabalho. Portanto, é preciso que a gestão municipal esteja atenta às demandas de capacitação e forneça os recursos necessários para acesso e manuseio dos equipamentos.
O que é formação continuada?
A formação continuada visa a engajar os profissionais da educação em processos de aperfeiçoamento, como participação em programas, cursos, simpósios, workshops, grupos de pesquisa e estudos, projetos institucionais, entre outros.
O objetivo é proporcionar uma capacitação contínua, que proporcione o aprimoramento das práticas de ensino e aponte caminhos para as dificuldades, a partir de fundamentos teóricos e práticos.
Além de contribuir para o desenvolvimento de educadoras/es, prepara para práticas inovadoras, como novas metodologias e uso das tecnologias. Em muitos locais, são requisitos essenciais para progressão na carreira e aumentos no salário.
Por que investir na qualificação de professores?
A formação das(os) professoras(es) que estão em sala de aula, principalmente nos anos iniciais, deve ser uma prioridade das Secretarias Municipais de Educação (SME).
Aprender novos métodos de ensino-aprendizagem, compreender as mudanças comportamentais e dialogar com profissionais especializados auxilia na formulação dos planos de ensino, tornando-os mais atrativos e coerentes com as habilidades e demandas das novas gerações.
Esse conhecimento fará toda a diferença no desempenho de estudantes e na integração entre docentes, equipe e comunidade escolar. A formação teórico-prática impacta diretamente na reflexão sobre o papel social da educação dentro e fora da sala de aula.
Confira, abaixo, 3 benefícios de investir na formação de professores e um check-list para organizar ações nas escolas.
1 – Conteúdos de qualidade
Investir em programas de capacitação é uma maneira de melhorar a qualidade dos conteúdos ministrados em sala de aula. Se você coordena escolas com problemas de aprendizagem, pode elaborar um programa com foco nessa temática.
Refletir sobre a efetividade dos componentes curriculares implementados e aprender a elaborar planos de aula mais criativos é uma das formas de envolver estudantes com as disciplinas.
Além da formação teórica, é preciso buscar recursos para garantir que os materiais didáticos da escola estejam sempre atualizados, servindo de suporte aos educadores e que recursos tecnológicos, como computadores com acesso à internet, estejam disponíveis para uso e em bom funcionamento.
2 – Profissionais mais engajados
A formação continuada contribui para que o profissional se sinta valorizado, engajado e, consequentemente, mais produtivo. Entender que a equipe escolar está envolvida e atuante na resolução de problemas e na implementação de melhorias ajuda a desenvolver o sentimento de pertencimento à instituição.
Coordenadoras(es) pedagógicas(os) e diretoras(es) que promovem uma gestão participativa devem considerar as demandas das/os docentes na hora de ofertar cursos e oficinas. Ouça sobre as necessidades e envolva toda a equipe na tomada de decisão.
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3 – Estudantes engajadas(os)
Uma consequência natural de se oferecer um conteúdo mais adequado é o engajamento dos estudantes. Professores competentes, motivados e conhecedores das atuais e melhores práticas de ensino são capazes de aproximar seus alunos da proposta pedagógica.
Um professor bem qualificado está, sobretudo, apto para adotar medidas inovadoras no ambiente escolar.
Sendo assim, passa a atuar como mediador, incentivando a autonomia de seus alunos e tornando-os protagonistas da educação e da construção do seu próprio conhecimento.
Como fazer uma formação de professores?
- Inicialmente, faça um levantamento das principais dificuldades. Quais aspectos do ensino precisam melhorar? Como estão os índices e o desempenho das(os) estudantes da escola?
- Considere, também, as demandas que estão no projeto político-pedagógico e as orientações do poder público. Assim, é possível conectar demandas internas e as atualizações que são necessárias;
- Faça um planejamento que envolva a participação de profissionais que estão em sala de aula, na coordenação e na gestão. Essa é uma forma garantir mais pluralidade na escolha das temáticas e contemplar demandas diferentes;
- Busque profissionais qualificados para ministrar as atividades formativas. Faça parcerias com projetos de extensão de universidades focados em educação e inscreva o município em capacitações do governo estadual;
- Promova ações que abordem reflexões teóricas e exemplos práticos, a fim de apresentar novas metodologias e resultados de pesquisas sobre didática, currículo e ensino;
- A escola pode investir em atividades como: programas de formação, oficinas, workshops, seminários, grupos de trabalho, estudo e pesquisa, colóquios, projetos institucionais e até mesmo em cursos online;
- Prepare a escola para receber as atividades de formação continuada. Ambientes acolhedores favorecem um clima agradável que favorece a troca de conhecimento e de experiência entre docentes;
- Cada professor tem seu próprio ritmo, preferências e facilidades. Faça conversas individuais para identificar as reais necessidades de cada profissional em sala de aula e pensar formas coletivas de atuar na situação;
- Documente os encontros. Faça registros fotográficos, vídeos e elabore uma pesquisa (impressa ou em formulário online) para saber a opinião sobre o percurso formativo.
Sugestões de temas para formação
- Ciberbullying, bullying e combate à outras formas de violência na escola;
- Saúde mental e educação na contemporaneidade;
- Uso das tecnologias da informação e da comunicação em sala de aula;
- Privacidade, fake news e consumo de informações;
- Metodologias ágeis e gamificação;
- Gestão democrática nas escolas.
Conheça o i-Educar
Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos.
As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.
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Conteúdo para gestoras(es)
Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.
Confira alguns destaques:
- Sistema de gestão escolar municipal: conheça o i-Educar
- Frequência on-line: quais são as vantagens?
- Uso do software i-Educar gerou economia de R$ 2,4 milhões
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