5 min de leitura

Formação de professores: confira sugestões de temas

A qualificação profissional é essencial em todas as áreas de atuação. Aprender novos métodos e técnicas, acompanhar as novidades do setor e conhecer experiências bem sucedidas é uma forma de aperfeiçoar processos, entregas e resultados.

E todo esse esforço impacta diretamente nos resultados alcançados! No contexto educacional, por exemplo, a formação de professores(as) está diretamente relacionada ao desempenho das/os estudantes. Com capacitação de qualidade, a equipe escolar tem mais recursos para lidar com os desafios de aprendizagem e consegue propor soluções inovadoras para problemas complexos. 

Embora seja comum associar os cursos de atualização às tecnologias, já que é uma necessidade cada vez mais presente no cotidiano escolar, a formação deve abranger várias temáticas que ganham protagonismo à medida em que mudanças sociais, culturais e econômicas acontecem. 

Neste artigo nós abordamos questões relevantes para refletir sobre a qualificação de profissionais da educação e apresentamos algumas sugestões de temas para formação de professores(as).

Como os professores se atualizam?

A pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras – TIC Educação 2019, publicada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2020, mostrou que a maioria das/os professoras(es) de escolas urbanas públicas e privadas se atualizam sozinhas(os), buscando vídeos e tutoriais on-line ou pedindo ajuda informal aos colegas de trabalho. 

Apenas 33% dos professores entrevistados na pesquisa que lecionam em escolas urbanas participaram de um curso de formação continuada sobre computador e Internet no último ano. Para 53% das(os) professoras(es), a ausência de cursos específicos para uso do computador e Internet nas aulas dificulta muito o trabalho.

Outra problemática é a falta de apoio pedagógico, mencionada como um problema no desenvolvimento do trabalho. Portanto, é preciso que a gestão municipal esteja atenta às demandas de capacitação e forneça os recursos necessários para acesso e manuseio dos equipamentos. 

O que é formação continuada?

A formação continuada visa a engajar os profissionais da educação em processos de aperfeiçoamento, como participação em programas, cursos, simpósios, workshops, grupos de pesquisa e estudos, projetos institucionais, entre outros. 

O objetivo é proporcionar uma capacitação contínua, que proporcione o aprimoramento das práticas de ensino e aponte caminhos para as dificuldades, a partir de fundamentos teóricos e práticos. 

Além de contribuir para o desenvolvimento de educadoras/es, prepara para práticas inovadoras, como novas metodologias e uso das tecnologias. Em muitos locais, são requisitos essenciais para progressão na carreira e aumentos no salário. 

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Por que investir na qualificação de professores?

A formação das(os) professoras(es) que estão em sala de aula, principalmente nos anos iniciais, deve ser uma prioridade das Secretarias Municipais de Educação (SME).

Aprender novos métodos de ensino-aprendizagem, compreender as mudanças comportamentais e dialogar com profissionais especializados auxilia na formulação dos planos de ensino, tornando-os mais atrativos e coerentes com as habilidades e demandas das novas gerações.

Esse conhecimento fará toda a diferença no desempenho de estudantes e na integração entre docentes, equipe e comunidade escolar. A formação teórico-prática impacta diretamente na reflexão sobre o papel social da educação dentro e fora da sala de aula. 

Confira, abaixo, 3 benefícios de investir na formação de professores e um check-list para organizar ações nas escolas. 

1 – Conteúdos de qualidade

Investir em programas de capacitação é uma maneira de melhorar a qualidade dos conteúdos ministrados em sala de aula. Se você coordena escolas com problemas de aprendizagem, pode elaborar um programa com foco nessa temática. 

Refletir sobre a efetividade dos componentes curriculares implementados e aprender a elaborar planos de aula mais criativos é uma das formas de envolver estudantes com as disciplinas. 

Além da formação teórica, é preciso buscar recursos para garantir que os materiais didáticos da escola estejam sempre atualizados, servindo de suporte aos educadores e que recursos tecnológicos, como computadores com acesso à internet, estejam disponíveis para uso e em bom funcionamento. 

2 – Profissionais mais engajados

A formação continuada contribui para que o profissional se sinta valorizado, engajado e, consequentemente, mais produtivo. Entender que a equipe escolar está envolvida e atuante na resolução de problemas e na implementação de melhorias ajuda a desenvolver o sentimento de pertencimento à instituição.

Coordenadoras(es) pedagógicas(os) e diretoras(es) que promovem uma gestão participativa devem considerar as demandas das/os docentes na hora de ofertar cursos e oficinas. Ouça sobre as necessidades e envolva toda a equipe na tomada de decisão.  

Clique aqui e confira a lista com cursos online e gratuitos recomendados para diretoras de escolas ficarem atualizadas.

3 – Estudantes engajadas(os)

Uma consequência natural de se oferecer um conteúdo mais adequado é o engajamento dos estudantes. Professores competentes, motivados e conhecedores das atuais e melhores práticas de ensino são capazes de aproximar seus alunos da proposta pedagógica.

Um professor bem qualificado está, sobretudo, apto para adotar medidas inovadoras no ambiente escolar.

Sendo assim, passa a atuar como mediador, incentivando a autonomia de seus alunos e tornando-os protagonistas da educação e da construção do seu próprio conhecimento.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Como fazer uma formação de professores?

  • Inicialmente, faça um levantamento das principais dificuldades. Quais aspectos do ensino precisam melhorar? Como estão os índices e o desempenho das(os) estudantes da escola?

 

  • Considere, também, as demandas que estão no projeto político-pedagógico e as orientações do poder público. Assim, é possível conectar demandas internas e as atualizações que são necessárias; 

 

  • Faça um planejamento que envolva a participação de profissionais que estão em sala de aula, na coordenação e na gestão. Essa é uma forma garantir mais pluralidade na escolha das temáticas e contemplar demandas diferentes; 

 

  • Busque profissionais qualificados para ministrar as atividades formativas. Faça parcerias com projetos de extensão de universidades focados em educação e inscreva o município em capacitações do governo estadual; 

 

  • Promova ações que abordem reflexões teóricas e exemplos práticos, a fim de apresentar novas metodologias e resultados de pesquisas sobre didática, currículo e ensino; 

 

  • A escola pode investir em atividades como: programas de formação, oficinas, workshops, seminários, grupos de trabalho, estudo e pesquisa, colóquios, projetos institucionais e até mesmo em cursos online; 

 

  • Prepare a escola para receber as atividades de formação continuada. Ambientes acolhedores favorecem um clima agradável que favorece a troca de conhecimento e de experiência entre docentes; 

 

  • Cada professor tem seu próprio ritmo, preferências e facilidades. Faça conversas individuais para identificar as reais necessidades de cada profissional em sala de aula e pensar formas coletivas de atuar na situação;

 

  • Documente os encontros. Faça registros fotográficos, vídeos e elabore uma pesquisa (impressa ou em formulário online) para saber a opinião sobre o percurso formativo. 

 

Sugestões de temas para formação 

  • Ciberbullying, bullying e combate à outras formas de violência na escola;
  • Saúde mental e educação na contemporaneidade; 
  • Uso das tecnologias da informação e da comunicação em sala de aula;
  • Privacidade, fake news e consumo de informações;
  • Metodologias ágeis e gamificação;
  • Gestão democrática nas escolas.

 

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.

Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para gestoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *