7 min de leitura

Frequência on-line por meio de aplicativos: quais são as vantagens?

A tecnologia empregada como recurso de gestão em diversas áreas é um fator facilitador das rotinas de trabalho. Dispositivos mobile são cada vez mais utilizados como ferramentas decisivas no mundo corporativo.

O setor educacional também pode se valer dessas vantagens, por exemplo, em procedimentos rotineiros como as chamadas de alunos para conferir a presença nas aulas. Uma opção tecnológica para otimizar, sob vários aspectos, esse processo é a frequência on-line.

Com isso em mente, no post de hoje vamos falar sobre a importância das tecnologias educacionais para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos e indicar as principais vantagens em se utilizar um aplicativo para realizar as chamadas durante as aulas. Confira!

A importância das tecnologias educacionais na escola

Com a evolução tecnológica e todas as transformações que estão ocorrendo no mundo por causa dela, é de se esperar que as necessidades educacionais das novas gerações também sofram mudanças. Nesse sentido, cabe a escola garantir que seus alunos sejam preparados para a realidade que vão encontrar quando finalizarem seus estudos.

Surge, então, a Educação 4.0 para atender às necessidades da Indústria 4.0, onde as tecnologias estão muito presentes para dinamizar e otimizar os processos dos diferentes segmentos. Com o objetivo de preparar o estudante que está na sala de aula hoje para o amanhã, esse conceito dá mais ênfase às habilidades digitais e ao empreendedorismo no ambiente escolar.

Além de preparar os estudantes para uma futura demanda do mercado profissional, ao adotar tecnologias educacionais, a escola terá condições de tornar as aulas mais atraentes e inovadoras ao passo em que aprimora a qualidade da educação e ajuda a elevar os índices de desenvolvimento socioeducativo de seus alunos.

Contudo, para propiciar uma cultura voltada para a inovação e para as futuras demandas profissionais em sua escola, é necessário que todas as etapas do processo educacional façam parte dessa revolução. Isto é, a tecnologia deve fazer parte da realidade escolar. Afinal, de que outra maneira a instituição de ensino poderia incentivar o uso de ferramentas tecnológicas se ela mesma não sabe aproveitar os benefícios dessas soluções do modo que deveria?

Ademais, a implementação de ferramentas tecnológicas é uma ótima solução para a gestão escolar no geral, pois permite a modernização e a substituição de processos ultrapassados, como o controle de frequência de alunos por meio de um diário escolar de papel.

As desvantagens do modelo tradicional de chamada

No preenchimento do modelo tradicional de chamada é preciso que o educador tenha muita atenção, pois rasurar, escrever informações erradas e esquecer algum lançamento importante sobre a aula, por exemplo, são ações que podem comprometer a legitimidade do documento.

Com tantos cuidados que o diário de papel exige, uma atividade que deveria otimizar os processos educativos acaba por tomar muito tempo e dar um trabalho desnecessário ao professor — o que foge totalmente do conceito inovador que é a Escola 4.0.

Nesse sentido, confira algumas desvantagens do modelo tradicional de chamada:

  • o diário de papel pode ser perdido ou esquecido em algum lugar;
  • é passível de falhas humanas e de avarias — como molhar, sujar ou rasgar;
  • o preenchimento manual toma muito tempo e atrasa a aula;
  • ao fazer anotações, o professor precisa dividir sua atenção entre observar os alunos e escrever no diário escolar — pois muitos não contam com um auxiliar na sala de aula;
  • é mais difícil para a direção da instituição de ensino ter acesso às informações contidas no modelo tradicional de diário escolar — ficando alheia a muitos processos fundamentais da educação;
  • os pais só conseguem saber sobre a condição escolar dos filhos em reuniões escolares — e muitas vezes nem assim.

 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

As vantagens da frequência on-line

Agora que você já sabe da importância das tecnologias na gestão escolar para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos e conhece as desvantagens do modelo tradicional de chamada, confira algumas vantagens da frequência on-line!

Facilita a elaboração de políticas educacionais

Um controle informatizado da frequência escolar gera dados exatos, que podem ser convertidos em estatísticas e gráficos mais facilmente. Esses indicadores são capazes de nortear a elaboração de políticas mais eficientes contra a evasão escolar.

No plano individual, no trato com o aluno e com seus responsáveis, a instituição de ensino disporá de informações facilmente localizáveis e apuradas sobre questões relacionadas à disciplina ou infrequência de um aluno às aulas de determinado professor.

Dessa forma, a informatização, tanto no plano coletivo quanto no individual no trato com os alunos, auxilia na elaboração de estratégias educacionais mais eficientes.

Promove comunicação mais direta com os pais

A dificuldade em manter os pais informados sobre a situação escolar do aluno é um problema comum em escolas que ainda utilizam o diário de papel para controle de frequência.

Mães e pais apresentam um ritmo intenso de vida e geralmente dispõem de pouco tempo para entrar em contato com a instituição de ensino e para ir às reuniões de pais e mestres.

Entretanto, com um aplicativo para realização de chamadas, os pais poderão, em tempo real, saber se seus filhos efetivamente estão em sala de aula, evitando a possibilidade de que os mesmos saiam desacompanhados ou sem autorização.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Otimiza a gestão de dados e de recursos em ambiente escolar

O aplicativo de frequência on-line facilita a organização das informações. Uma vez munido de um computador, notebook ou tablet, o professor não só consegue fazer anotações mais rapidamente como também encontrá-las com mais agilidade.

Além disso, por meio desse tipo de app, é possível definir com exatidão o número de alunos presentes na escola. Com essa informação, trabalhando-se com números acurados e não estimados, evita-se o desperdício de recursos referentes à alimentação escolar e de outros em atividades planejadas para os estudantes efetivamente presentes naquele dia letivo.

Facilita o trabalho do professor

Professores lotados em diversas instituições ainda utilizam o diário de papel. Nesse documento, anota-se à caneta dados dos alunos, tais como notas, frequência, anotações disciplinares, atividades avaliativas etc.

Cada professor tem vários desses diários (antigas cadernetas), um para cada turma. O uso de aplicativos pode centralizar informações em apenas uma plataforma, eliminando a necessidade de tantos documentos de papel, os quais podem ser rasurados ou extraviados.

Dessa maneira, a chamada on-line otimiza o tempo das aulas, o trabalho do professor, representa economia em impressão de documentos e contribui com o meio ambiente.

Evita adultério de informações

Mesmo conhecendo bem professores e alunos, a escola não sabe intimamente das intenções dessas pessoas e não pode confiar nelas totalmente. Nessa perspectiva, trabalhar com um diário escolar de papel significa estar sujeito ao adultério de informações, propiciando a ilegalidade no ambiente escolar.

Sendo assim, tendo em vista o grande número de contestação de faltas em instituições de ensino, um aplicativo de frequência on-line descomplica o trabalho e permite que a escola tenha mais segurança na hora de alegar presença ou ausência de algum aluno em sala de aula.

Possibilita mais acesso ao gestor escolar

Com a implementação de um diário escolar on-line, o gestor escolar terá sempre em mãos o histórico de presença dos alunos, professores e demais servidores, permitindo e simplificando a conferência de informações sempre que julgar necessário.

Outro ponto positivo é que o gestor também terá acesso às avaliações feitas pelos educadores, viabilizando o reconhecimento dos profissionais e a correção de possíveis falhas pedagógicas. Além disso, ele monitorará com mais precisão índices fundamentais para a educação, como a evasão escolar e a desistência.

Favorece a segurança do estudante

A implantação da frequência on-line fortalece a segurança do aluno, pois permite a identificação de quem realmente está dentro da escola. Tal medida favorece um maior controle da entrada e saída de pessoas, dificultando, assim, que estranhos tenham acesso livre às dependências da instituição de ensino.

Desse jeito, acidentes e ocorrências como assaltos, furtos e outras inconveniências são evitados, propiciando mais segurança ao ambiente escolare a todos que nele estão. Vale ressaltar que esse tipo de vantagem jamais seria possível por meio do modelo tradicional de chamada.

Permite a portabilidade no contexto atual

Por meio da utilização de dispositivos móveis, o mundo tornou-se nosso ambiente de trabalho. Graças à portabilidade, é possível executar tarefas de trabalho em qualquer ambiente provido de sinal de internet.

Monitoramento on-line, acesso a qualquer hora e de qualquer lugar, backups contínuos de dados, registros de conteúdo e observações, planejamento de aulas e avaliação, comunicação efetiva com pais e boletim web são exemplos de facilidades que o uso de um app de frequência permite ao contexto escolar.

A escola deve acompanhar esse importante avanço tecnológico para não ficar out to date com as tendências do mundo atual, até porque os alunos — crianças, adolescentes e jovens — são os mais fluentes na linguagem da tecnologia.

Nesse sentido, a familiaridade com as melhores práticas de ensino e aprendizagem na Era Digital permite refletir e aprimorar o plano pedagógico. Além disso, uma escola que adota tecnologias que envolvem os estudantes em seus processos e que usa métodos mais sustentáveis está orientada para o futuro e tem força para potencializar o rendimento de toda a instituição.

O i-Diário, da Portabilis, permite que o professor faça chamadas dentro ou fora da sala de aula com, ou sem internet, clique aqui para conhecer mais.

Achou que essas informações sobre o uso da frequência on-line foram úteis e quer ficar por dentro das próximas novidades? Então, não deixe de nos seguir no Facebook, LinkedIn e Instagram pois sempre compartilhamos conteúdos interessantes em nossas redes sociais!

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo gratuito

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *