3 min de leitura

Investimento em gestão escolar: afinal, qual é a sua importância?

Uma escola contempla diversos aspectos para formar cidadãos e novos adultos. A Gestão Escolar traz para esse cenário conceitos e elementos que visam aumentar a eficiência dos processos de ensino-aprendizagem.

No contexto do ensino público, a gestão escolar é essencial, uma vez que será responsável por manter um padrão a fim de cumprir com suas obrigações para com a sociedade. Dessa forma, é possível envolver alunos, responsáveis, docentes, demais servidores e a comunidade em geral.

No post de hoje, vamos falar sobre como realizar investimento em gestão escolar, em especial nas instituições públicas de ensino. Continue a leitura deste post e entenda!

O que é gestão escolar?

A gestão escolar está intrinsecamente ligada ao modo de gerir a organização e à articulação das condições fundamentais para o verdadeiro e efetivo avanço sociocultural das escolas, além de otimizar o aprendizado eficiente dos alunos.

Também aborda a rotina educacional de maneira concreta, garantindo que a instituição tenha todas as condições para cumprir o seu papel: fornecer ensino de qualidade para ajudar na formação de cidadãos respeitáveis.

Qual é o foco da gestão escolar nas instituições públicas?

Quando o assunto são as instituições de ensino público, o investimento em gestão escolar assume um caráter diferente para quem está à frente da administração. Isso ocorre porque existem várias diretrizes a serem seguidas, com orçamentos predefinidos e metas a cumprir.

A gestão, nesse sentido, é feita pela Prefeitura/Secretaria de Educação, exceto situações bem pontuais, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Nesse caso, é necessária uma administração do orçamento previsto pelo Programa, verificação de empenhos, etc.

Independentemente da forma como se faz esse investimento na gestão escolar, é preciso sempre priorizar a autonomia administrativa, pedagógica e orçamentária, otimizando tanto o uso dos recursos públicos quanto os processos.

Vejamos agora alguns pontos em que se relacionam a gestão escolar e ao bom aproveitamento dos recursos investidos em cada unidade.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Pedagógico

Do ponto de vista pedagógico, a educação do aluno é o princípio e o fim de cada ação nas escolas. Trata-se do ponto crucial que permeia toda a administração da unidade, uma vez que diz respeito ao planejamento, à organização do sistema educacional e à execução de projetos pedagógicos.

A Gestão Pedagógica estabelece metas para melhorar a prática educacional de cada instituição, a fim de refletir maneiras de ensinar melhor. Entre as medidas para melhor gerir, está o pleno aproveitamento do material escolar, conscientizando tanto alunos, quanto professores e comunidade da importância desses recursos.

Administrativo

Responsável por cuidar dos recursos materiais da escola, a Gestão Administrativa de uma instituição pública de ensino deve garantir o cuidado com os bens físicos para que sejam bem utilizados.

Estar atento aos horários e à rotina da secretaria, à manutenção do patrimônio, à legislação e aos processos educacionais, por exemplo, são tarefas essenciais desse tipo de gestão.

Também é sob esse aspecto que são verificadas as necessidades orçamentárias. Por exemplo, deve ser acompanhada com eficiência a merenda dos alunos.

É por meio desse nível da gestão que são distribuídos de forma organizada o orçamento aos setores, a fim de manter com eficácia o funcionamento da instituição.

Recursos Humanos (RH)

A Gestão de RH é a responsável por manter um contato direto e amigável entre alunos, funcionários, equipe acadêmica e toda a comunidade escolar. Também é a que mantém os professores engajados para dar aulas cada vez melhores, trabalhando a motivação.

No modelo escolar conservador, a gestão administrativa era considerada de maior importância, pois a crença era de que bons materiais e recursos escolares eram a garantia de ensino de qualidade. Mas, atualmente, é consenso entre gestores que ter apenas bons recursos não é o suficiente para uma boa educação. É preciso pensar a escola de modo inclusivo e abrangente.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

Quais são os benefícios do investimento em gestão escolar?

Quando existe uma gestão escolar eficiente, há uma maior motivação da equipe da instituição e ocorre a otimização do tempo dos professores e demais servidores, o que traz qualidade do ensino. Além disso, conquista-se o aumento da participação da comunidade.

Entre as medidas de investimento em gestão escolar, é possível verificar o software de gestão escolar. Acesse o link e saiba mais sobre o assunto!

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *