3 min de leitura

Investimento em gestão escolar: afinal, qual é a sua importância?

Uma escola contempla diversos aspectos para formar cidadãos e novos adultos. A Gestão Escolar traz para esse cenário conceitos e elementos que visam aumentar a eficiência dos processos de ensino-aprendizagem.

No contexto do ensino público, a gestão escolar é essencial, uma vez que será responsável por manter um padrão a fim de cumprir com suas obrigações para com a sociedade. Dessa forma, é possível envolver alunos, responsáveis, docentes, demais servidores e a comunidade em geral.

No post de hoje, vamos falar sobre como realizar investimento em gestão escolar, em especial nas instituições públicas de ensino. Continue a leitura deste post e entenda!

O que é gestão escolar?

A gestão escolar está intrinsecamente ligada ao modo de gerir a organização e à articulação das condições fundamentais para o verdadeiro e efetivo avanço sociocultural das escolas, além de otimizar o aprendizado eficiente dos alunos.

Também aborda a rotina educacional de maneira concreta, garantindo que a instituição tenha todas as condições para cumprir o seu papel: fornecer ensino de qualidade para ajudar na formação de cidadãos respeitáveis.

Qual é o foco da gestão escolar nas instituições públicas?

Quando o assunto são as instituições de ensino público, o investimento em gestão escolar assume um caráter diferente para quem está à frente da administração. Isso ocorre porque existem várias diretrizes a serem seguidas, com orçamentos predefinidos e metas a cumprir.

A gestão, nesse sentido, é feita pela Prefeitura/Secretaria de Educação, exceto situações bem pontuais, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Nesse caso, é necessária uma administração do orçamento previsto pelo Programa, verificação de empenhos, etc.

Independentemente da forma como se faz esse investimento na gestão escolar, é preciso sempre priorizar a autonomia administrativa, pedagógica e orçamentária, otimizando tanto o uso dos recursos públicos quanto os processos.

Vejamos agora alguns pontos em que se relacionam a gestão escolar e ao bom aproveitamento dos recursos investidos em cada unidade.

Pedagógico

Do ponto de vista pedagógico, a educação do aluno é o princípio e o fim de cada ação nas escolas. Trata-se do ponto crucial que permeia toda a administração da unidade, uma vez que diz respeito ao planejamento, à organização do sistema educacional e à execução de projetos pedagógicos.

A Gestão Pedagógica estabelece metas para melhorar a prática educacional de cada instituição, a fim de refletir maneiras de ensinar melhor. Entre as medidas para melhor gerir, está o pleno aproveitamento do material escolar, conscientizando tanto alunos, quanto professores e comunidade da importância desses recursos.

Administrativo

Responsável por cuidar dos recursos materiais da escola, a Gestão Administrativa de uma instituição pública de ensino deve garantir o cuidado com os bens físicos para que sejam bem utilizados.

Estar atento aos horários e à rotina da secretaria, à manutenção do patrimônio, à legislação e aos processos educacionais, por exemplo, são tarefas essenciais desse tipo de gestão.

Também é sob esse aspecto que são verificadas as necessidades orçamentárias. Por exemplo, deve ser acompanhada com eficiência a merenda dos alunos.

É por meio desse nível da gestão que são distribuídos de forma organizada o orçamento aos setores, a fim de manter com eficácia o funcionamento da instituição.

Recursos Humanos (RH)

A Gestão de RH é a responsável por manter um contato direto e amigável entre alunos, funcionários, equipe acadêmica e toda a comunidade escolar. Também é a que mantém os professores engajados para dar aulas cada vez melhores, trabalhando a motivação.

No modelo escolar conservador, a gestão administrativa era considerada de maior importância, pois a crença era de que bons materiais e recursos escolares eram a garantia de ensino de qualidade. Mas, atualmente, é consenso entre gestores que ter apenas bons recursos não é o suficiente para uma boa educação. É preciso pensar a escola de modo inclusivo e abrangente.

Quais são os benefícios do investimento em gestão escolar?

Quando existe uma gestão escolar eficiente, há uma maior motivação da equipe da instituição e ocorre a otimização do tempo dos professores e demais servidores, o que traz qualidade do ensino. Além disso, conquista-se o aumento da participação da comunidade.

Entre as medidas de investimento em gestão escolar, é possível verificar o software de gestão escolar. Acesse o link e saiba mais sobre o assunto!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portabilis Tecnologia

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.