4 min de leitura

Microlearning: como reter a atenção dos alunos nas aulas?

Captar a atenção dos alunos nunca é uma tarefa fácil, porém, uma técnica que vem sendo muito utilizada e discutida nos últimos anos é o microlearning. Conheça esse método e descubra como captar, atrair e passar informação de maneira rápida para os jovens.

O que é microlearning?

É uma técnica que visa transmitir conhecimento ou orientar uma pessoa em um curto período, ou seja, são como cápsulas de informação que demoram cerca de 2 a 5 minutos para serem consumidas.

Para que fique mais claro, vamos à origem desse nome, “micro” vem de pequeno, se referindo ao tempo do conteúdo. Já “learning” significa aprender, sendo também uma referência a e-learning, que seria o aprendizado digital. Dessa forma, microlearning, em seu real significado, é um aprendizado conectado, rápido e de fácil consumo, por meio de pequenos textos para blog ou vídeos de menos de 5 minutos.

Qual sua função?

Em uma sociedade onde o tempo é muito valorizado, como na atual, o aprendizado rápido e fácil chama a atenção de quem navega pelas várias páginas da web, e com isso, o microlearning acabou ganhando espaço. Quando os alunos se deparam com vídeos curtos e pequenos textos que falam sobre o assunto que estão estudando, logo param e consumem essa fonte de informação.

Dessa forma, essa estratégia tem tanto a função de informar o aluno, atendendo a sua demanda de tempo, quanto acaba servindo de destaque para a marca que produziu o material usando esse método. Pois, o conteúdo ganha visibilidade e, muitas vezes, o estudante continua a consumir os textos ou vídeos, de determinada fonte, por ter gostado do que viu anteriormente.

Logo, pode ser usado dentro das salas de aula, visto que uma de suas principais características é apresentar explicações breves e que prendem a atenção do aluno, servindo como um resumo para o que foi passado pelo professor.

Como esses conteúdos atraem a atenção dos alunos na sala de aula?

Afinal, como um conteúdo tão curto vai resultar em alunos mais atentos dentro da sala de aula?

Um conteúdo dinâmico tem uma alta praticidade na hora de ser consumido pelos jovens, atraindo seu interesse e facilitando o entendimento. Além de serem curtos, explicativos e informativos, o que acaba ajudando o profissional da educação que, muitas vezes, não possui o tempo necessário para passar e revisar toda a matéria prevista no planejamento durante o ano letivo.

Dessa forma, o microlearning é usado dentro da sala de aula como um suporte para o professor, facilitando a variação de como a matéria é passada no dia a dia dos alunos. Assim, ele não se mantém sempre nas mesmas explicações padrões, atraindo a atenção dos alunos para vídeos, textos ou, até mesmo, atividades interativas.

Como grande referência de uma rede que utiliza muito dessa técnica e com bastante eficácia, podemos citar o canal “Criadores”, um dos maiores canais de vídeos educativos infantis do Brasil. Seu grande sucesso se dá, também, pelo alto número de vídeos curtos, com cerca de 3 minutos, explicando matérias básicas. Eles são amplamente divulgados, tanto pela plataforma do “Youtube” quanto pelos próprios alunos, que recomendam para amigos em suas redes sociais.

Visto isso, uma forma de captar a atenção dos alunos se dá pela reprodução de conteúdos educativos, atingindo, assim, os jovens que buscam tirar suas dúvidas, seja passando dentro da sala de aula ou como recomendação para ser estudado em casa, por meio da internet.E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Como usar essa técnica na educação?

O uso do microlearning deve, sempre que possível, atingir todos os alunos que fazem parte da rede educacional, para melhorar a qualidade do ensino e indiretamente o nome da instituição. Desse modo, tornando a escola uma referência de ensino moderno na rede pública.

Assim sendo, os professores devem visar em seu microlearning, independentemente do formato, aquilo que é passado em sala de aula. Por exemplo, caso a instituição seja voltada ao ensino médio, é recomendado que o conteúdo usado seja voltado para essa fase. Dessa maneira, o entendimento fica mais natural e as matérias podem ser melhor assimiladas pelos jovens.

Nesse sentido, o recomendado para instituições pedagógicas é que o conteúdo usado seja totalmente educacional. Pois, atualmente, quando um aluno não entende ao certo aquilo que é falado dentro das salas de aula, ele busca explicações por meio da internet, o que levará até o microlearning recomendado pelo professor.

Como achar um bom microlearning?

Como é uma técnica muito recente, não se possui uma forma certa para um bom microlearning. Porém, algumas orientações são passadas e possuem funcionalidade, como as que serão apresentadas a seguir:

Curto: como o próprio nome já diz, o conteúdo não deve ser extenso, sendo recomendado que a leitura, ou visualização, possa ser feita em até 5 minutos;

Objetivo: que transmita a informação sem rodeios, tenha isso em mente antes de começar a procurar. Foque na matéria específica que deseja, e como o tempo do conteúdo é muito curto, ele deve ser objetivo e claro, de fácil entendimento;

Versátil: não adianta achar algo usual, se o conteúdo tem como objetivo atingir aqueles que não entenderam de primeira um certo assunto. Portanto, procure um vídeo ou texto que fuja da maneira padrão de explicação.

Seguindo as orientações, analisando um conteúdo que possua objetivo, coesão, versatilidade e atendendo a demanda atual de consumo, será fácil achar um microlearning de qualidade e que gerará resultados.

Assim, como uma rede de educação, a melhor forma de utilizar esse método é visando melhorar o ensino dentro da instituição de uma maneira geral, facilitando o entendimento dos alunos e fazendo com que as aulas sejam mais dinâmicas, para que assim a atenção dos estudantes esteja totalmente voltada ao aprendizado. Tal estratégia resultará em um forte reforço para a escola, melhorando tanto sua qualidade de ensino quanto seu nome entre as referências na rede pública, formando alunos cada vez melhores.

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *