5 min de leitura

Descubra 5 mitos sobre o software de gestão escolar

Os caminhos da gestão educacional tendem a ser complexos devido à série de demandas pedagógicas e administrativas que precisam ser desenvolvidas. Recursos tecnológicos foram criados para otimizar o tempo de desenvolvimento dessas tarefas, mas para isso é preciso desconstruir os mitos sobre software de gestão escolar para sua efetiva adoção nas instituições.

Dessa forma, o uso de ferramentas como essa precisa ser melhor explorado para garantir sua eficiência e cumprir com o processo de otimização. Outro aspecto importante é compreender de que maneira haverá contribuição com o trabalho nesse setor.

Para informar você melhor sobre o assunto, preparamos este post e reunimos os principais mitos sobre o assunto. Então, continue a leitura para saber mais!

Mitos sobre software de gestão escolar

1. Implantação difícil

Um dos impasses enfrentados quando se pensa em adotar um software de gestão escolar está relacionado a sua implantação. As instituições normalmente acreditam que se trata de um processo difícil de ser assimilado por toda equipe pedagógica.

Dessa forma, alguns softwares podem ser oferecidos totalmente via internet, gerando melhor acessibilidade e facilidade em seu uso. Assim, as preocupações com implantação do sistema são menores, tendo em vista que se torna mais fácil a preparação para utilização. Suas funções normalmente são simplificadas, pois foram pensadas em contribuir para otimizar todo o trabalho a ser desenvolvido e trazem melhor adaptação à equipe de gestão escolar.

2. Custos altos

Outro mito sustentado pelas pessoas em relação à adoção do software de gestão escolar se refere ao valor do seu investimento. Normalmente, as vantagens são associadas a altos custos, porém, é preciso avaliar todas as condições, pois existem plataformas excelentes que oferecem custo-benefício.

Além disso, existe a opção de aquisição dos recursos específicos, de acordo com o perfil da escola e realidade financeira. Entretanto, é preciso analisar as vantagens que serão trazidas aos resultados do trabalho.

Um bom exemplo de software livre é o i-Educar, que pode ser utilizado sem custos e licença de uso. Apenas o seu suporte e implantação podem ser contratados. Um de seus objetivos é descomplicar e tornar mais eficaz o processo de gestão. Veja suas funções:

  • uso total via internet;
  • oferecimento de informações em tempo real;
  • sistema  de avaliação flexível;
  • geração de quadro de horário;
  • gerenciamento de servidores;
  • controle do transporte escolar;
  • gestão completa de acervo da biblioteca, etc.

 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

3. Ausência de otimização dos processos

Por terem a visão de que o recurso é algo difícil de ser implantado, geralmente o entendimento em relação a otimizar os processos ocorre de maneira inversa. Isso porque apesar de saberem que um dos principais objetivos do software de gestão escolar é facilitar todo o encaminhamento do trabalho do gestor, o pensamento se volta para a complexidade no uso dele, que acabaria por dificultar as tarefas a serem realizadas.

No entanto, é preciso pensar no caminho certo. Não há lógica em oferecer um recurso que prolongaria o tempo de execução dos serviços, se o objetivo é facilitar a vida do gestor e de toda equipe pedagógica. Assim, é necessário desconstruir esse pensamento e considerar que tudo acontece de maneira prática e, se por acaso surgirem dúvidas, a empresa fica à disposição para solucioná-las.

4. Treinamento rigoroso

Apesar do pensamento em relação a esse serviço ser de complexidade, a compreensão de suas funcionalidades é prática e fácil. Porém, todas as necessidades que surgem a respeito do entendimento do produto são oferecidas pelo fornecedor, e todo o suporte necessário fica disponível para a resolução de problemas.

As atividades são simples, autoexplicativas e as empresas oferecem cursos de treinamento, atualização das ferramentas do sistema, bem como esclarecimento das principais dúvidas.

5. Linguagem muito técnica

A adoção do software de gestão escolar inicialmente gera insegurança por ser algo inovador, mas não há com o que se preocupar. Todo o sistema foi pensado e criado com base no dia a dia dos gestores, nas tarefas executadas e para facilitar todo o trabalho desenvolvido.

Leia também:

 

Benefícios do software de gestão escolar

De maneira geral, podemos dizer que entre os maiores benefícios do software de gestão escolar estão a otimização do trabalho do gestor em todas as áreas, a ampliação da qualidade dos serviços, bem como de todas as tarefas do dia a dia.

Atuar no gerenciamento de uma escola exige muito mais que a dedicação com a equipe pedagógica. Com a evolução do ensino, novas atribuições têm sido direcionadas e, dessa forma, passa a existir também a necessidade de cuidar das responsabilidades administrativas.

Nesse sentido, o software de gestão se insere no contexto educacional com o objetivo de amenizar ou resolver a sobrecarga administrativa que otimiza e automatiza os processos, o que permite que o gestor possa apoiar melhor sua equipe.

Assim, as tarefas desenvolvidas em períodos demorados são executadas de maneira mais rápida, e o melhor, com eficiência, pois o sistema se encarrega de facilitar ao máximo tudo o que for necessário fazer. Além desses benefícios gerais que citamos, existem aqueles mais específicos que podem fazer toda diferença na escola. Por exemplo:

  • aumento da produtividade de toda equipe;
  • melhorias na comunicação entre pais, alunos e escola;
  • agilidade no processo de matrícula e emissão de documentos;
  • diminuição da evasão escolar e distorção de idade-série;
  • aumento do tempo disponível para os professores prepararem aulas mais atrativas.

 

As vantagens são várias e atingem todos os setores escolares. Dessa forma, um outro aspecto importante a ser citado é o diferencial que causa em toda comunidade escolar pelos impactos positivos na adoção de um software. Assim, profissionalizar a gestão e investir em recursos como esse, que facilitam a rotina e tomada de decisões na escola, pode garantir de maneira eficiente a qualidade das instituições.

Perceba então que vale a pena investir nesse recurso, pois além de contribuir para a qualidade da realização dos afazeres pedagógicos e administrativos, o custo-benefício proporcionado é excelente.

Embora existam muitos mitos sobre sistema de gestão escolar que dificultam o entendimento e correto uso desse tipo de plataforma, a verdade é que suas vantagens se sobressaem e podem ser percebidas rapidamente após a adoção do sistema. De fato, as funcionalidades desse recurso são de extrema importância para otimização e eficiência do trabalho no âmbito educacional.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

Agende uma demonstração

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.

Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

Conteúdo para gestoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *