4 min de leitura

Entenda o que é gestão escolar e como colocar em prática

Como anda a sua gestão escolar? 

Fazer uma boa gestão de uma instituição de ensino não é tarefa fácil, já que envolve uma grande quantidade de informações e tarefas que devem ser gerenciadas. Porém, esse trabalho é essencial para garantir a qualidade do ensino.

O primeiro passo é entender o que é gestão escolar e quais são os seus pilares. Neste artigo, você ficará por dentro desse conceito e também conhecerá algumas dicas que podem tornar a sua gestão mais eficiente. Confira!

O que é gestão escolar?

A gestão escolar é uma espécie de modelo educacional que é elaborado pelas instituições de ensino com o objetivo de tornar os processos mais eficazes, ofertando uma educação cada vez melhor aos estudantes. Para isso, é preciso cuidar de todos os aspectos relativos às rotinas educacionais. 

O foco da gestão escolar é a busca por resultados, o que inclui desenvolvimento de lideranças, motivação da equipe, qualidade do currículo e participação da família dos estudantes — tudo com o objetivo de alcançar uma educação de excelência.

o que é gestão escolar

Conheça os 6 pilares da gestão escolar

Agora que você já sabe o que é gestão escolar, vamos falar sobre os diversos pilares que a compõem.

A gestão escolar pode ser dividida em 6 pilares. Cada um deles deve funcionar bem individualmente, mas também precisa estar em sintonia com os outros. Isso é fundamental para que a escola ofereça um ensino de qualidade.

1. Gestão pedagógica

A gestão pedagógica é um pilar bastante importante, pois está ligado à principal atividade da escola. A área cuida da organização e do planejamento do sistema educacional e da elaboração e execução de projetos pedagógicos. Também deve definir metas que busquem melhorar as práticas educacionais da instituição de ensino.

Isso inclui atividades de como fazer com que os professores e a comunidade estejam engajados para melhorar a educação, fazer com que o professor tenha motivação para ensinar e o aluno queira aprender, avaliar o trabalho do corpo docente e criar um ambiente motivador para toda a comunidade escolar.

É preciso ainda que a gestão da escola esteja em contato com os professores e que dê atenção ao currículo escolar e à metodologia utilizada, sugerindo mudanças, quando necessário. 

2. Gestão administrativa

A gestão administrativa, por sua vez, é voltada para o cuidado com recursos materiais e financeiros. Essa área é responsável por garantir que sejam usados em prol da educação. O objetivo é que os professores, alunos e colaboradores tenham tudo o que é preciso para ensinar, aprender e trabalhar.

Esse trabalho inclui a organização de recursos físicos, materiais e financeiros, solicitando compras e consertos quando necessário. Limpeza, organização e inventário também fazem parte da gestão administrativa, assim como o uso de novas tecnologias que melhorem os processos de gestão da escola.

3. Gestão financeira

Enquanto a gestão administrativa cuida das necessidades escolares, a gestão financeira se preocupa em distribuir de maneira equilibrada o orçamento, garantindo que todos os setores da instituição de ensino tenham suas necessidades sanadas. 

Uma boa gestão financeira exige que os gastos sejam calculados corretamente e que o fluxo de caixa seja organizado. Também é preciso prestar contas sobre os gastos, garantindo a transparência.

4. Gestão de pessoas

A gestão de pessoas, ou de recursos humanos, é outro pilar essencial para o bom funcionamento da escola. Qualquer instituição é feita de pessoas, e com a escola não é diferente. 

Para fazer um bom trabalho, é preciso manter um bom relacionamento entre os colaboradores da escola, motivar a equipe e manter os professores engajados com o projeto de ensino que foi adotado.

As tarefas também devem ser bem distribuídas, de modo a evitar a sobrecarga de atividades. Além disso, é preciso investir em ferramentas que facilitem o dia a dia da equipe e estimular o aprendizado contínuo por meio de cursos e treinamentos. 

Outra ação fundamental é o acompanhamento da equipe. É importante que os líderes auxiliem no desenvolvimento profissional dos funcionários. As críticas devem ser construtivas e os acertos devem ser reconhecidos.

5. Gestão da comunicação

A gestão da comunicação tem relação com a de recursos humanos, já que uma boa comunicação é essencial para que os colaboradores se sintam motivados e satisfeitos. Mas não é só isso. Neste pilar, é preciso ir além da escola, envolvendo também a comunidade escolar. 

São papéis da gestão da comunicação garantir que os colaboradores saibam quais tarefas eles devem realizar e priorizar, além de fazer com que os alunos estejam focados no aprendizado. Além disso, um bom trabalho de comunicação faz com que os pais entendam o seu papel na escola e no ensino de seus filhos.

Algumas tarefas incluem informar os pais sobre as atividades escolares e tarefas, conversar sobre o desempenho dos alunos e manter os estudantes informados sobre o calendário escolar.

6. Gestão de tempo e otimização de processos

Por fim, temos o sexto pilar, que é a gestão de tempo e otimização dos processos. Nessa área, o foco é a produtividade dos setores e a eficiência dos processos da escola. A ideia é que, por mais que tudo esteja correndo bem, sempre é possível implementar melhorias. 

Cabe aos coordenadores, secretários escolares e diretores ajudarem os colaboradores a priorizarem as tarefas mais importantes e identificar gargalos que podem estar atrasando o trabalho. 

Como fazer uma boa gestão escolar?

Agora que você já sabe o que é gestão escolar e conhece os diferentes pilares que a compõem, veja algumas dicas de como fazê-la da melhor maneira:

  • Planeje-se: para realizar mudanças na gestão escolar, é preciso se planejar, listando tudo o que será modificado. Além disso, a escola pode criar um cronograma de adaptação, para evitar mudanças muito repentinas na rotina dos professores e alunos.
  • Faça treinamentos: é comum termos medo do que é desconhecido. Para que a equipe aceite as mudanças na gestão mais facilmente, faça treinamentos que ajudem a entender as novidades. 
  • Esteja aberto a novidades: em um mundo cada vez mais digital, novidades surgem o tempo todo. É importante que os gestores escolares estejam atentos a essas mudanças, para adotar as que fizerem sentido para a instituição de ensino.

Como um software de gestão pode auxiliar na gestão escolar?

A gestão escolar pode ser melhorada, também, com o uso da tecnologia. Um exemplo é o i-Educar, maior software livre de gestão escolar do país, que é desenvolvido pela Portabilis.

A ferramenta é 100% online e oferece informações em tempo real de todos os processos, quando e onde você quiser. Assim, a escola ganha processos padronizados, economiza tempo, cumpre com as obrigações da legislação e faz a integração com o Censo. Conheça todas as funcionalidades do i-Educar e peça uma demonstração!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portabilis Tecnologia

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.