2 min de leitura

O que é interdisciplinaridade e por que adotar essa metodologia?

Powered by Rock Convert

O ensino por meio da interdisciplinaridade pressupõe o uso e integração de métodos e análises de um mesmo tema por várias disciplinas escolares. Assim, um determinado assunto é abordado sob múltiplas perspectivas, em aulas de disciplinas diferentes.

Dessa forma, um determinado tópico, como o bullying, por exemplo, seria abordado em disciplinas variadas sob contextos diferenciados:

  • Nas aulas de língua portuguesa, o tema pode ser abordado por meio de textos.
  • Nas aulas de matemática, o bullying poderia ser estudado por meio de dados estatísticos.
  • Nas aulas de ciências ou de sociologia, pode-se estudar as consequências do bullying  para os que o sofrem.
  • Nas aulas de geografia, é possível estudar em quais regiões o bullying ocorre com maior frequência.

O que torna o ensino interdisciplinar diferente é a possibilidade de uma maior compreensão da temática abordada, por meio de uma visão mais ampla do assunto, e isso faz com que os alunos fiquem mais críticos e reflexivos.

Quais as vantagens de se utilizar a interdisciplinaridade nas aulas? Para saber, continue lendo este post!

Proporcionar uma aprendizagem de maior qualidade por parte do aluno

Benefícios como auxiliar os alunos a desenvolverem mais o conhecimento, a habilidade de solução de problemas, a autoconfiança e o gosto pela aprendizagem são objetivos que os professores trazem para a sala de aula quando praticam e exploram a interdisciplinaridade, que promove a conquista dessas metas.

Ensinar os alunos a reverem seus conceitos e preconceitos

A interdisciplinaridade permite que os alunos compreendam seus conceitos e preconceitos, e entendam as causas de terem esses julgamentos preconcebidos. A variedade de perspectivas sob um mesmo tema possibilita ao aluno uma compreensão de maior dimensão de cada assunto, o que fará com que ele reveja alguns pressupostos e julgamentos prévios que possa ter, levando-o a ter uma aprendizagem significativa.

Powered by Rock Convert

Levar os alunos ao pensamento crítico

A interdisciplinaridade ajuda o aluno a desenvolver suas habilidades cognitivas e a capacidade de resolver situações conflitantes por meio da exposição de um assunto sob múltiplos pontos de vista.

Os alunos passam então a apreciar as diferenciações entre as disciplinas e percebem como a abordagem de um mesmo problema se transforma de acordo com a disciplina lecionada. Isso leva a uma compreensão mais ampla do tópico abordado.

Conscientizar o aluno da interdisciplinaridade do mundo

As experiências educacionais são mais autênticas e valorosas para os alunos quando refletem a vida real, que é multifacetada e não segmentada entre diferentes disciplinas, como acontece na escola.

Na vida real, os problemas são complexos, e dificilmente uma única disciplina escolar seria suficiente para abordar todos os lados de uma determinada questão. Sendo assim, o ensino interdisciplinar é mais abrangente, uma vez que aborda ângulos diferentes de uma mesma situação, e isso torna a aprendizagem mais rica, desafiadora e atraente, pois estará relacionada à realidade do aluno.

Ampliar a visão dos educadores sobre os temas abordados

A interdisciplinaridade não beneficia apenas os alunos: os professores também usufruem grandemente dessa metodologia, pois passarão a ter um conhecimento mais vasto sobre os temas abordados, que irá além das fronteiras de suas disciplinas, uma vez que integrará as várias áreas dos saberes.

Além disso, há uma maior interação entre o corpo docente, o que fará com que os professores fiquem mais unidos em prol de um bem comum: o de preparar melhor o aluno para o convívio social.

Se você ficou interessado pelo tema, compartilhe este post nas suas redes sociais e incentive as escolas a adotarem a interdisciplinaridade como abordagem pedagógica!

Powered by Rock Convert

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.