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Como a sociedade pode contribuir com os ODS da Educação?

A educação é um dos pontos-chave dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030, e, por isso, tornou-se o número 4, dentre outros dezesseis do plano de ação criado em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), por diversos líderes mundiais.

Dentro de cada objetivo planejado, existem inúmeras metas para que o propósito seja alcançado. E com a maior qualidade possível. Para atingir o que as metas propõem, são necessárias estratégias e ações globais, nacionais e regionais. 

Apesar dos governos serem os principais responsáveis pelo cumprimento do direito à educação, o apoio da sociedade civil é fundamental para o sucesso no alcance do ODS.

Neste texto, mostraremos quais são as 10 metas do objetivo relacionado à educação e como a sociedade pode contribuir nesse processo.

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Metas do ODS 4

Para assegurar uma boa educação através da inclusão e da equitatividade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos, foram estipuladas 10 metas ambiciosas relacionadas ao ODS 4.

Todos os âmbitos que permeiam a aprendizagem foram repensados. Tanto nos âmbitos cognitivo e socioemocional, quanto comportamental.

A busca por capacitar e empoderar os indivíduos é predominante, principalmente, quando falamos na ampliação de oportunidades às pessoas mais vulneráveis.

Para atingir as metas criadas para cada ODS são necessárias ações estratégicas, bem estruturadas e que se adaptem à realidade local. Por isso, o Marco de Ação foi elaborado com o intuito de esclarecer e nortear a implementação dessas ações.

Confira abaixo, as 10 metas do ODS 4:

Como a sociedade pode contribuir com o desenvolvimento sustentável da educação?

Para serem mais eficientes, as ações voltadas ao alcance do ODS 4 devem ser inclusivas, participativas e transparentes.

Trabalhando ou não com educação, a sociedade pode contribuir para atingir o objetivo. Os envolvidos vão desde Organizações da Sociedade Civil (OSCs), comunidade escolar, setor privado até jovens e pesquisadores.

Saiba como cada um desses atores pode contribuir abaixo.

Governos

Têm o papel de respeitar, proteger e fazer cumprir o direito à educação. Por isso, deve guiar o processo de contextualização e implementação dos objetivos e das metas da Educação 2030, com base nas experiências e nas prioridades nacionais.

Além de garantir o direito à educação, precisa buscar a melhoria na qualidade do ensino e reduzir disparidades entre regiões, comunidades e escolas.

É fundamental que integre o planejamento da educação com as estratégias de desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza.

OSCs

Precisam ser envolvidas em todos os estágios, desde o planejamento até o monitoramento e avaliação, tendo sua participação institucionalizada e garantida.

As OSCs podem:

  • Aumentar a conscientização pública e ao mesmo tempo fazer com que as vozes dos cidadãos sejam ouvidas;
  • Sugerir ações inovadoras e complementares para ampliar o acesso, permanência e aprendizagem nas escolas, em especial aos grupos mais excluídos;
  • Acompanhar o progresso, analisar gastos e garantir transparência em todos os aspectos relacionados à educação.

 

Professores e educadores

Devem ser envolvidos em todas as decisões políticas, planejamento, implementação e monitoramento.

Os professores e demais profissionais da educação podem:

  • Fazer a ponte entre a política e a realidade da sala de aula, contribuindo com suas experiências e trazendo ideias para elaboração de estratégias;
  • Promover a inclusão e a equidade nas escolas;
  • Melhorar currículos e a pedagogia para garantir que todos os alunos aprendam.

 

O setor privado, organizações e fundações filantrópicas

Podem trazer abordagens inovadoras através de suas experiências e conhecimentos sobre negócios e recursos financeiros. As parcerias precisam ser transparentes, priorizando as demandas locais e amenizando as desigualdades sociais.

Além disso, podem:

  • Movimentar recursos para a educação pública, inclusive, por meio de tributos justos;
  • Ajudar os profissionais de educação a entenderem as tendências, compartilhando quais as habilidades necessárias para que os alunos façam a transição da escola para o trabalho da melhor maneira possível;
  • Contribuir com oportunidades inclusivas, oferecendo serviços e atividades para os mais marginalizados.

 

Comunidade de pesquisa

Sua contribuição é importante para desenvolver a educação de forma geral e promover o diálogo político através do:

  • Desenvolvimento de pesquisas para facilitar o alcance das metas e disponibilização de conhecimentos para embasar a elaboração de políticas públicas;
  • Desenvolvimento de capacidades sustentáveis para pesquisas qualitativas e quantitativas;
  • Mapeamento de soluções e melhores práticas que sejam inovadoras e replicáveis.

 

Jovens, estudantes e suas organizações

Conseguem determinar com maior clareza suas necessidades para a melhoria de seu aprendizado. São essenciais e podem trazer conhecimentos únicos como beneficiários da Educação 2030.

Eles podem:

  • Incentivar o desenvolvimento de programas educacionais em consulta aos jovens, em especial aos grupos vulneráveis e marginalizados;
  • Contribuir com o desenvolvimento de políticas que promovam sistemas educacionais relevantes e responsivos que colaborem para uma transição tranquila para a vida adulta;
  • Dialogar com diferentes gerações e defender os direitos de crianças, adolescentes e jovens, buscando, da mesma maneira, a igualdade de gênero.

 

Para que a Educação 2030 seja um sucesso, o esforço coletivo é fundamental. O desenvolvimento sustentável só ocorrerá se houver a responsabilização, a transparência e a governança participativa em todos os níveis e entre todos os setores da sociedade.

 

Infográfico gratuito: Desenvolvimento sustentável da ONU - conheça os 17 objetivos do plano até 2030.

 

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