4 min de leitura

Objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU para a educação: como a tecnologia pode contribuir com a meta 4.a

Para atingir as metas criadas para cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são necessárias ações estratégicas, bem estruturadas e que se adaptam à realidade local.

A educação é um dos pontos-chave dos ODS estabelecidos na Agenda 2030, e, por isso, tornou-se o objetivo número 4, dentre outros dezesseis do plano de ação criado em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), por diversos líderes mundiais.

Dentro de cada objetivo planejado, existem inúmeras metas para que o propósito seja alcançado. E com a maior qualidade possível. 

Foram estipuladas 10 metas ambiciosas para assegurar uma boa educação através da inclusão e da equitatividade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos.

Neste texto, falaremos especificamente da meta 4.a, das estratégias indicadas na Declaração de Incheon e no Marco de Ação para atingi-la, e, por último, falaremos como a tecnologia pode auxiliar nesse processo.

Se interessou? Continue com a gente.

Meta 4.a e as estratégias indicativas

Dentre as 10 metas do objetivo relacionado à educação, a oitava se volta à necessidade de uma infraestrutura física adequada, e ambientes seguros e inclusivos nas escolas.

Salas com tamanho razoável e instalações sanitárias são fundamentais para garantir um ambiente de aprendizagem acessível a todos. A ausência de ações voltadas às necessidades de alunos com deficiência limita a participação dessas crianças e adolescentes na educação.

A violência de gênero na escola impede que muitas meninas frequentem os ambientes de ensino. Falta de banheiros privados, de acesso a absorventes higiênicos, assédio, coerção e abuso sexual são alguns dos fatores que diminuem o desempenho educacional e faz com que haja o abandono da escola.

Confira abaixo, o que diz a meta:

“4.a Construir e melhorar instalações físicas para a educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos”. Fonte: Plataforma Agenda 2030

Aqui, você pode conferir as demais metas do ODS 4:

Fonte: Plataforma Agenda 2030

Perceba que, para atingir o objetivo de uma educação de qualidade, todos os âmbitos que permeiam a aprendizagem foram pensados. Tanto cognitivo, socioemocional, quanto comportamental.

A busca por capacitar e empoderar os indivíduos é predominante, principalmente quando falamos na ampliação de oportunidades às pessoas mais vulneráveis.

Uma dúvida que pode surgir é de que forma as metas podem ser atingidas e se existem diretrizes para as redes de ensino começarem a agir e contribuir para o alcance do objetivo.

O Marco de Ação foi elaborado com o intuito de esclarecer e nortear a implementação dessas ações. Falaremos sobre a indicação de estratégias relacionadas à meta 4.a adiante.

Estratégias indicativas

Em maio de 2015, ocorreu o Fórum Mundial de Educação (FME) em Incheon, na Coreia do Sul.

Na ocasião, participantes de mais de 160 países adotaram a Declaração de Incheon. O documento constitui, dentre outras coisas, o compromisso da comunidade educacional com a Agenda 2030, estabelecendo uma nova visão de ensino para os próximos 15 anos.

Da mesma forma, o Marco de Ação foi discutido no FME e seus pontos básicos acordados na Declaração de Incheon. Durante um encontro na UNESCO, em novembro de 2015, foi finalmente finalizado.

O Marco de Ação traduz e propõe na prática formas de implementar, financiar e monitorar as ações para o cumprimento das metas da Agenda 2030. Sugere estratégias para o desenvolvimento de planos, levando em consideração as realidades locais.

As estratégias indicadas através do documento para alcançar a meta 4.a podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Criar políticas voltadas às questões de gênero e de pessoas com deficiência, com a finalidade de tornar as escolas cada vez mais seguras;
  • Elaborar estratégias para proteger da violência todos os atores envolvidos na escola; 
  • Se comprometer e cumprir com o direito humanitário internacional;
  • Garantir que toda a escola tenha água, eletricidade, banheiros separados por gênero e acessíveis, salas de aula, materiais didáticos e tecnologias adequados;
  • Alocar os recursos equitativamente entre escolas e centros de aprendizagem;
  • Disponibilizar ambientes de aprendizagem para a educação não formal e de adultos, assim como ofertar acesso a recursos de TIC para todos.

Como a tecnologia pode contribuir com a meta?

As escolas primárias com cobertura sanitária apropriada aumentaram de 59%, em 2008, para 68%, em 2012. Embora essa melhora seja positiva, ao olharmos para os 52 países menos desenvolvidos, apenas uma em cada duas escolas conseguem ter uma cobertura sanitária adequada.

Ao analisarmos a violência ocorrida nas instituições de ensino, são cerca de 246 milhões de meninas e meninos assediados ou abusados na escola ou em seu entorno a cada ano.

A utilização de um sistema de gestão escolar para registrar e analisar os dados de alunos com deficiência, do desempenho educacional de todos os meninos e meninas e da infraestrutura das escolas, é importante para tomar as decisões mais acertadas possíveis e fazer cumprir a meta 4.a.

O i-Educar é um software livre, que além de ajudar a diminuir custos com papéis e softwares proprietários, permite, por exemplo, fazer o registro sobre a situação da infraestrutura nas escolas do município, dado esse que também é exigido pelo censo escolar.

Desta forma, o gestor pode avaliar em quais escolas existem alunos com deficiência, e assim decidir por adaptações físicas e pedagógicas, como o Atendimento Escolar Especializado para alunos surdo-mudos ou imperativos.

Quando o gestor trabalha orientado a dados, a meta se torna alcançável, a probabilidade de erros é muito menor, e as ações podem ser focadas naquilo que realmente importa, que é a aprendizagem e o desenvolvimento sustentável de todos os alunos.

********

E então? Conseguiu entender como a tecnologia pode contribuir com o atingimento da meta 4.a do objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU? Acha que a meta é alcançável? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

Se gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros textos como este!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portabilis Tecnologia

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.