5 min de leitura

Planejamento estratégico escolar: como criar?

Todo bom diretor deseja manter a qualidade do ensino da sua escola, acompanhar o desempenho dos professores, medir a frequência dos alunos e a satisfação da comunidade escolar como um todo. Para isso, é preciso conhecer e entender o que é planejamento estratégico escolar e saber como executar um.

Primeiramente, é importante esclarecer as diferenças entre um plano e um planejamento. O plano é um modelo sistemático de operações, elaborado antes de realizar uma ação, que visa alcançar um objetivo. Já o planejamento trata da descrição detalhada de um plano. O planejamento estratégico é uma ferramenta que permite, portanto, gerir, planejar ações detalhadas e executá-las de forma a alcançar objetivos e metas.

Nas escolas, esse planejamento possibilita uma análise da instituição sob vários aspectos. Dessa forma, é possível definir o rumo das ações que ocorrerão durante o ano, por meio de uma avaliação detalhada das mudanças que precisam ser feitas.

Podemos citar quatro fases pelas quais o planejamento escolar deve passar: o planejamento, a execução, o controle e, por fim, a avaliação. Veja, a seguir, algumas dicas de como criar o planejamento estratégico escolar.

Faça um diagnóstico das atividades escolares

Uma das primeiras etapas da criação do planejamento deve ser avaliar as atividades que vêm sendo desenvolvidas na escola. É preciso compreender a realidade escolar para avaliar quais atividades combinam com o perfil da escola e quais ainda podem ser implementadas. Motive os professores a torná-las mais agradáveis, prazerosas, organizadas e participativas.

Escolas que investem em atividades extracurriculares estabelecem um diferencial, pois promovem uma experiência muito proveitosa entre os alunos. É importante que elas sejam lúdicas e gerem engajamento de toda a comunidade escolar.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Identifique as principais queixas dos alunos

Os levantamentos com os alunos podem ser feitos com base em entrevistas e questionários. Procure incentivar que os pais também opinem e tragam sugestões que possam contribuir para uma boa performance da escola.

Entenda o contexto e os cenários sociais e culturais em que vivem os estudantes e quais suas principais dificuldades, queixas e demandas. Foque, primeiramente, em questões mais abrangentes e imediatas — nem sempre será possível atender a todos os pedidos de pais e alunos.

Verifique se há alunos que demandem um atendimento específico por parte dos educadores. Por exemplo, pode ser necessário promover estratégias de educação inclusiva com estudantes que apresentam necessidades especiais, preparando melhor a equipe para lidar com esse tipo de aluno.

Adaptações na estrutura física na escola também podem ser necessárias e visam dar oportunidades iguais a todos, como com a inserção de rampas ao lado das escadas para alunos e funcionários cadeirantes.

Pesquise informações sobre a realidade da escola

Sabemos que o cenário das escolas brasileiras não costuma ser dos melhores, mas é preciso colocar no papel quais os pontos fortes e fracos da escola, a fim de ter uma visão geral da realidade da instituição.

Analise pontos como infraestrutura, ausência e falta de capacitação de professores, situação dos laboratórios (se houver), acervo da biblioteca, material didático, material de limpeza, merenda escolar, entre outros.

Priorize os setores que vão precisar de mais investimento e apoio de forma estratégica e não deixe de analisar se a estratégia pedagógica adotada na escola traz retorno e atende às necessidades da comunidade escolar.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

Defina o cenário que se pretende alcançar

Em um nível mais operacional, a escola precisa produzir documentos escritos que servirão de suporte e norte para o planejamento estratégico e tático que for estabelecido. Esse é o momento de definir o cenário a ser alcançado, com números que estejam de acordo com a realidade.

Com o planejamento estratégico escolar é possível estabelecer uma agenda de longo prazo, com o compromisso de mobilizar e organizar os colaboradores para alcançar os fins propostos, de acordo com os recursos disponíveis.

Crie metas e objetivos para a escola

Associado ao item anterior, deve-se traçar objetivos e metas. Além disso, é importante descrever os planos de ações que serão adotados para alcançá-los, tornando executável o planejamento estratégico.

Monte um quadro com a situação escolar atual, aquilo que se pretende alcançar e as ações que serão tomadas a curto, médio e longo prazo. Coloque em pauta as questões de evasão escolar, porcentagem de aprovados e demais temas que foram levantados com o diagnóstico realizado anteriormente.

Como metas para a melhoria do processo educativo, defina quais são as prioridades, os objetivos e as ações que serão tomadas, o período de execução, o público-alvo, os recursos, quem serão os responsáveis pelas ações e os resultados esperados. Disponha os temas em forma de tabelas para facilitar a visualização.

Reavalie e flexibilize o planejamento estratégico escolar

O planejamento estratégico permite uma rápida tomada de decisões, porém, é importante que os professores e demais gestores envolvidos no projeto tenham a liberdade de reavaliá-lo quando for necessário.

A reavaliação deve ser resultado de uma observação diária do interesse e das dificuldades demonstrados pelos alunos e das suas respostas às mudanças e formas de ação. Por isso, é importante que o planejamento seja bem-feito, mas flexível e dinâmico.

O planejamento estratégico escolar promove mudanças estruturais na escola, revelando sua identidade e estabelecendo metas executáveis, mas deve ser revisado constantemente, para checagem de erros e correção de desvios.

Quando se organiza o processo pedagógico de forma eficiente, a gestão auxilia no aprendizado e na educação, pois apresenta ideias claras que organizam a aprendizagem.

Para gerar praticidade para as escolas, existem sistemas 100% on-line que padronizam os documentos e os mantêm seguros na nuvem, unificando e centralizando os dados e disponibilizando essas informações quando necessário.

Esse tipo de software garante um atendimento mais rápido aos professores e pais, permitindo um acompanhamento em tempo real do desempenho dos alunos e dos professores, garantindo que a diretoria entregue resultados mais precisos e concretos para a secretaria de educação. Além disso, a implantação desse sistema diminui o uso de papéis e impressoras, gerando economia de insumos para a instituição.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *