2 min de leitura

Portabilis oferece possibilidade de prefeituras ofertarem pré-matrículas pela internet

Powered by Rock Convert

Apesar da inclusão de milhares de crianças e jovens brasileiros na Educação Básica, ainda são comuns notícias que retratam famílias em filas de espera por vagas na rede pública de ensino, em diversos locais do país. 

Pensando em resolver este problema e objetivando uma matrícula mais segura frente a atual pandemia do coronavírus, a Portabilis, de Içara, lançou o Pré-matrícula Digital . Um serviço onde todas as pré-matrículas são feitas on-line, com segurança e sem aglomeração. 

“O sistema oferece gestão e controle eficaz das vagas, por meio de dados e indicadores. Facilita ainda a busca por vagas e escolas, através do mapa de georreferenciamento. Além disso, fornece segurança e transparência com a sociedade civil e órgãos de controle”, enfatizou o CEO da empresa, Tiago de Faveri Giusti.

Com ele é possível fazer novas matrículas e rematrículas dos alunos que já estudam na rede, por meio de inscrições. Os pais, mães ou responsáveis solicitam essas vagas de forma on-line, através do link disponibilizado pelas prefeituras, sem necessidade de baixar aplicativo, basta ter acesso à internet, pode ser através de tablet, celular ou computador. 

Após as solicitações, as escolas fazem as conferências dos pedidos e efetivam as vagas. Dessa forma, eles podem agendar com cada pai, mãe ou responsável para irem nas escolas levar os documentos com hora marcada sem aglomeração e evitando filas.

Powered by Rock Convert

Benefícios em meio a pandemia

Na Rede Municipal de Ensino de Criciúma, as matrículas e rematrículas dos estudantes aconteciam todos os anos de forma presencial. De acordo com  a coordenadora da Secretaria de Educação, Cassiana Nunes, para o ano letivo de 2021, a prioridade é o distanciamento social. “Esperamos que com o Pré-matrícula Digital, atendamos a demanda da maioria do público de nossa rede, minimizando possíveis filas nas unidades escolares. Nossa expectativa é que esta ferramenta on-line, tenha progressão e aprimoramentos para os próximos anos. Acreditamos que a tecnologia seja um recurso essencial para o desenvolvimento da cidadania, e que neste momento de pandemia, este processo é uma oportunidade a mais de garantir a oferta do ensino para todos”, ressaltou.

A ferramenta também será utilizada pela Secretaria de Educação de Içara. A coordenadora de Sistemas, Andreia Lino, acredita que pais e responsáveis, por conta das atividades não presenciais vivenciadas em 2020, adquiriram a habilidade para usar ferramentas digitais.

“Acreditamos que o processo terá uma mescla de curiosidade, aprendizado e satisfação, em virtude da rapidez na efetivação da matrícula. Para os responsáveis que não possuem acesso à tecnologia, as Unidades Escolares estão organizadas para o atendimento e orientação. Para o administrativo da Unidade Escolar, é mais um meio para aproximar tecnologia e agilidade ao trabalho cotidiano. Como em todas as etapas vivenciadas em 2020, com preocupações e adaptações, esta é mais uma ferramenta que deverá ser utilizada atualmente e assegurada para outros períodos de matrículas”, falou.

Em Santa Catarina, Criciúma, Içara, Gaspar, Mafra, Rio Negrinho, Balneário Rincão e Balneário Camboriú adotaram o sistema. No Rio Grande do Sul, a cidade de Rio Grande também utiliza.  Cada Prefeitura disponibiliza em seu portal de acesso o link para o “Pré-Matrícula Digital”.

Maiores informação sobre como utilizar o Pré-Matrícula Digital no seu município entre em contato através do número 48 9 9188-6657 ou e-mail comercial@portabilis.com.br.

Powered by Rock Convert

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Tânia Giusti

    Tânia Giusti é bacharel e mestre em jornalismo, entusiasta da educação e escreve sobre como políticas públicas de educação e assistência social podem transformar a sociedade. Na bagagem, traz vivências jornalísticas do trabalho com assessoria de imprensa no setor público. Participe, mande relatos ou sugestões para contato@portabilis.com.br