4 min de leitura

Como facilitar a matrícula escolar na rede municipal

Apesar da inclusão de milhões de crianças e jovens brasileiros na Educação Básica, ainda é comum ver notícias que retratam famílias em longas filas de espera por vagas em inúmeras cidades do Brasil. 

O i-Educar, software de gestão para escolas públicas, ajuda os municípios a controlarem as matrículas e rematrículas. Mas, como o processo ainda era manual, desenvolvemos a plataforma Pré-matrícula Digital. Além de facilitar a oferta de vagas à população, permite o gerenciamento e o acompanhamento por parte das secretarias e escolas.

Quer conhecer mais sobre a plataforma e entender os benefícios? Continue a leitura! 

O que é o Pré-matrícula Digital?

Uma plataforma on-line que permite que pais, mães ou responsáveis solicitem as vagas para estudantes através do link disponibilizado pelas prefeituras, sem a necessidade de fazer download de aplicativos ou enfrentar longas filas.

Gestores escolares podem configurar a quantidade de vagas disponíveis para cada turma, impedindo que haja mais solicitações do que ofertas na rede pública de ensino da cidade. As opções são: solicitação de vagas, cadastro em fila de espera, rematrícula e matrícula. 

Captura de tela do mapa de georreferenciamento para matrícula escolar na rede pública - Portabilis.

A plataforma permite a consulta e georreferenciamento das escolas com vagas disponíveis.

Benefícios para gestores escolares

Os gestores escolares informam quantas vagas são destinadas para cada escola ou curso, definem os critérios de priorização e se haverá ou não campos obrigatórios de preenchimento.

Todas as informações podem ser acompanhadas online e em tempo real, proporcionando uma melhor gestão das vagas disponíveis. O Pré-matrícula Digital também ajuda a resolver alguns dos principais desafios que as redes municipais enfrentam, como:

  • Alta procura por vagas e dificuldade para absorver e gerir essa demanda;
  • Dificuldade para identificar quais escolas possuem vagas;
  • Desafios para garantia do direito da vaga (constitucional e de futuro da criança);
  • Dificuldade para definir os critérios de priorização das filas;
  • Falta de vagas na Educação Infantil e Fundamental;
  • Longas filas e aglomeração para reservar vagas; 
  • Burocracias e gastos com materiais de escritório, como papel e impressão. 

 

Benefícios para as escolas públicas

As escolas têm acesso aos indicadores gráficos para auxiliar na tomada de decisões, definem a prioridade das inscrições e melhoram o processo de gestão das vagas. 

Reduzir o tempo com burocracia, poupar com impressão e papéis, evitar aglomerações na escola e garantir mais segurança na oferta de vagas são outras vantagens do Pré-matrícula Digital. Além disso, há mais transparência com os órgãos de controle e agilidade nos serviços prestados pela secretaria.

Com a plataforma, as escolas têm a opção de inserir os motivos de indeferimento da vaga ou informar quais documentos são necessários para a efetivação da matrícula, otimizando o processo para toda a comunidade escolar.

Benefícios para pais, mães e responsáveis 

Além de poupar tempo em filas e evitar aglomerações, com o Pré-matrícula Digital os(as) responsáveis fazem a solicitação utilizando qualquer dispositivo conectado à internet, sem precisar instalar aplicativos.

Os pais acompanham o status do pedido através do número de protocolo gerado ao fim de cada inscrição, que são deferidos, indeferidos ou estão em espera.

Crianças escrevem no caderno em sala de aula.

Com o Pré-matrícula Digital, as mães, pais e/ou responsáveis não precisam enfrentar filas ou baixar aplicativos para reservas as vagas na escola.

Pré-matrícula Digital: como funciona

O Pré-matrícula online funciona através de um link, que é personalizado para cada município. A divulgação pode ser feita de várias formas, de acordo com as preferências de comunicação da escola, que pode incluí-lo no site da da prefeitura, em materiais para imprensa, nas mídias sociais, em grupos de WhatsApp locais, entre outros.

As secretarias de educação definem os processos que serão abertos, determinam os períodos e a quantidade de vagas. Posteriormente, as inscrições são abertas para toda a comunidade escolar. 

Assim, os pais, mães ou responsáveis escolhem o curso que desejam solicitar vaga e optam por manifestar interesse em matrícula, rematrícula ou fila de espera. O procedimento é bem simples: informe os dados do responsável e do aluno e escolha a escola através do mapa de georreferenciamento, onde aparecem as opções próximas ao endereço informado.

Quer saber mais? Assista o vídeo de lançamento! ↓

Integração com o i-Educar

O Pré-matrícula Digital é integrado nativamente ao i-Educar, software de código aberto oferecido pela Portabilis para gestão escolar na rede pública de ensino. 

As escolas gerenciam as solicitações de vagas pelo Pré-matrícula e, ao fazer o deferimento, os dados das(os) estudantes são importados para o i-Educar na turma e turno escolhidos.

Pré-matrícula Digital e Robô Poli

A Poli é uma assistente virtual que permite o acompanhamento da situação da matrícula via WhatsApp.

Pais, mães ou responsáveis podem acessá-la a qualquer momento, enviando uma mensagem com o número de protocolo gerado na solicitação da vaga. A resposta chega em menos de um minuto! 

Agende uma demonstração

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.

Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para gestoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *