5 min de leitura

Professor: prepare aulas atrativas e livre-se da burocracia dos papéis

Não é novidade que a rotina de todo professor é exaustiva e o seu tempo é cada vez mais escasso. Por mais que exista o desejo de despertar o interesse dos alunos com aulas atrativas, esse plano é deixado de lado quando o educador se depara com uma pilha de provas para corrigir e uma série de papéis para preencher.

O excesso de papelada, aliado ao compromisso de desenvolver o planejamento do ano letivo, os planos de aula e as provas, além é claro, de ter que pensar em métodos diferenciados para cada turma que leciona, deixam o docente com o tempo reduzido para pensar em inovação.

Mas nem tudo está perdido, professor! Separamos dicas para aliviá-lo da burocracia dos papéis, e ainda vamos lhe dar de bônus, ideias para preparar aulas mais atrativas.

Se interessou? Então, nos acompanhe.

Como ter tempo para preparar aulas atrativas?

Ao contrário do que alguns profissionais falam, a tecnologia surgiu para ajudar e não para dificultar seus trabalhos.

Toda mudança pode gerar desconforto no começo, o que é totalmente normal, mas tentar enxergar os benefícios que essa transição trará em pouco tempo faz de você um profissional de visão.

O primeiro passo para começar a utilizar a tecnologia a seu favor é registrar os dados em um sistema. Com isso, será possível automatizar os processos e tornar as informações acessíveis de qualquer lugar, e em consequência livrar-se da papelada.

Segue abaixo algumas soluções que contribuirão para a economia de tempo com a burocracia do dia a dia.

1- Informatize os papéis

Você sabia que o professor brasileiro gasta em média 34% do tempo das aulas preenchendo papéis? Imagine utilizar esse tempo para preparar aulas atrativas

Lançamento das notas e frequências, criação do plano de ensino e das aulas, tudo isso pode ser registrado em um software. 

Além de facilitar a busca pelas informações com poucos cliques, você poderá acessar os dados de qualquer computador, notebook ou tablet com conexão à internet. 

A partir do momento que todos os dados forem registrados no sistema, você carregará apenas a senha de acesso ao software, porque todos aqueles papéis não lhe farão mais companhia. Será um alívio, não é mesmo?

Sabemos que os recursos para contratar um sistema são escassos, por isso um software livre, como o i-Educar, se mostra uma ótima opção. 

A secretaria terá a liberdade de contratar um prestador de serviços para dar suporte na sua implantação e uso, e poderá trocar esse prestador a qualquer momento, sem deixar de usar o software. Desta forma, não existirá o aprisionamento ao proprietário do sistema, além de não ter que pagar caro pelas licenças de uso. 

2- Utilize um diário eletrônico e um aplicativo móvel off-line

Para lançar as avaliações, frequências, plano de ensino, planos de aula e conteúdos com maior agilidade e segurança, o diário on-line se mostra uma excelente alternativa em substituição ao diário de papel.

Compatível com tablets, smartphones ou notebooks, você poderá utilizá-lo dentro ou fora da sala de aula. Além de ganhar tempo, o meio ambiente agradece, pois o consumo de papel e caneta diminuirão drasticamente.

Porém, sabemos que nem sempre é possível acessar um diário on-line, devido aos inúmeros problemas com infraestrutura nas escolas. Por isso, a Portábilis lançou um aplicativo móvel para que o professor consiga lançar as frequências, mesmo sem conexão de internet. Bacana, não é mesmo?

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Dicas rápidas para preparar aulas atrativas

Temos certeza que os recursos que demonstramos acima proporcionarão maior tempo livre para preparar as aulas, e consequentemente o foco será ainda maior na aprendizagem, afinal é o que realmente importa, não é mesmo?

Preparamos algumas dicas rápidas para prender a atenção dos alunos com aulas atrativas e fazer com que interajam cada vez mais com o conteúdo ensinado por você.

1- Utilize a tecnologia a seu favor

Mais uma vez a tecnologia! Ela surgiu para nos auxiliar, e por que não abusar das possibilidades que ela nos traz para ganhar a atenção de todos na sala de aula?

Existem aplicativos dos mais diversos tipos e em todas as áreas que imaginar. Jogos de Matemática e Português, mapas para trabalhar na disciplina de Geografia e até museus on-line para explorar nas aulas de História.

São tantas opções, que dificilmente não terá algo direcionado a sua área de conhecimento. Pesquise pelos temas que quer abordar na loja de aplicativos do seu smartphone e você vai se deparar com inúmeras ideias interessantes.

2- Aproveite ao máximo o espaço escolar

Quando possível, procure sair do modelo padrão de sala de aula, em que o professor fica na frente palestrando e os alunos ficam sentados a sua frente ouvindo.

Mesmo que não seja um professor de Educação Física, utilize a quadra de esportes para fazer uma atividade dinâmica em grupos, por exemplo. Você pode usar o pátio para fazer o mesmo, ou até mesmo a sala de aula, mas em um formato diferente do habitual. 

A ideia é fazer com que os alunos levantem de suas cadeiras e interajam com o conteúdo de uma maneira mais dinâmica.

3- Estimule Debate

O debate feito de uma maneira organizada e com pautas, além de envolver o aluno, desenvolverá o seu senso crítico.

Embasados nas pesquisas que o professor pediu para realizar, os alunos terão a oportunidade de exporem suas opiniões, fazendo com que aprendam a aprender. 

O educando será responsável pela construção do seu conhecimento, o que vai lhe gerar autonomia para pensar sozinho e questionar o que lhe é posto em todas as situações da sua vida.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

4- Proponha experimentos

Esse é um exercício que atrairá a curiosidade do aluno. Testar hipóteses e aliar teoria com a prática farão com que, mais uma vez, seu senso crítico desperte e se torne um ser pensante e contestador.

Incentive-os a buscar informações de qualidade e de maneira independente. Fazer pesquisas, questionários ou criar teses para depois analisá-los são excelentes maneiras de prender a atenção de toda a turma.

Essas são dicas que além de conquistar os alunos com aulas atrativas, os desenvolverão para a vida, como construtores do seu próprio conhecimento e capazes de aprender a aprender.

E aí? Acha que é possível reduzir a burocracia e ganhar tempo para preparar aulas mais atrativas? Conta para nós, será um prazer ouvi-lo!

Indique o i-Educar

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *