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Projeto institucional: temas para sua escola
Desenvolver projetos institucionais nas escolas públicas é uma forma de atuar sobre problemáticas de uma forma criativa, envolvendo a comunidade escolar e proporcionando práticas integradas às disciplinas ou outras instituições, como secretarias municipais, organizações sociais e até iniciativas de abrangência nacional.
Definição do tema e planejamento são etapas essenciais para viabilizá-los. Assim, os projetos dialogam com as necessidades observadas na realidade de atuação e fica mais fácil mensurar os resultados. Neste artigo você confere um passo a passo para construir um projeto institucional e muitas ideias de temas. Boa leitura!
O que é um projeto institucional?
Um projeto institucional é uma ação articulada para atuar sobre uma questão problema específica, que tem como objetivo geral proporcionar uma transformação no ambiente escolar.
A iniciativa pode partir de gestoras(es) escolares, da equipe pedagógica, professoras(es) ou até mesmo dos estudantes. O diagnóstico do problema é o primeiro passo, seguido pela definição do tema, que pode ser diminuir comportamentos violentos, estimular a leitura nos anos iniciais, divulgar notícias sobre a escola, sensibilizar a comunidade sobre questões ambientais, produzir ou adquirir recursos didáticos para aulas, entre outros.
Os projetos institucionais podem ter temas específicos, como leitura, meio ambiente, jardinagem, entre outros.Lembre-se de que os projetos institucionais podem compor o projeto político pedagógico (PPP) da escola, que prevê objetivos, metas e plano de ação a nível macro e a longo prazo. Esses documentos têm funções diferentes, já que os projetos institucionais têm começo, meio e fim.
Diagnóstico e identificação do problema
A organização de um projeto institucional varia de acordo com as normas da instituição e o cenário delineado após o diagnóstico. Mas, de modo geral, há alguns itens que são comuns para estruturá-los.
A primeira ação é descrever o problema que você quer que o projeto institucional resolva. Uma dica para deixá-lo bem demarcado é pensar em forma de pergunta, colocando informações pertinentes, como, por exemplo:
- Como diminuir os índices de violência física entre alunos(as) do 4º e 5º ano?
- De que maneira podemos melhorar os índices de leitura entre alunos(as) da escola?
- Como aproximar a comunidade das ações realizadas na escola?
No documento, coloque também o diagnóstico do problema. Explique qual é o cenário, descrevendo as informações com fatos e dados e caracterizando a situação. Nesta etapa mencione quais acontecimentos levam ao problema, quem são as pessoas envolvidas.
Confira o exemplo relacionado ao terceiro exemplo mencionado acima:
“Identificamos que, na escola, o baixo engajamento de familiares e/ou responsáveis têm se manifestado nas ausências em reuniões importantes e na inatividade do conselho. A situação afeta a vida escolar dos(as) alunas(os), sobretudo na parte de acompanhamento e incentivo aos estudos: nas turmas de 3º ano, somente 30% fazem tarefas destinadas para casa; nos anos iniciais, o índice de aprendizagem é considerado baixo e há recorrência em situações de destruição de mobiliários, canteiros e de recursos didáticos.”
Resumo, objetivos e metas
Feito o diagnóstico, é o momento de definir o que será feito, quais são os objetivos específicos, as metas esperadas no projeto e um plano de ação.
Os objetivos são mais abrangentes e podem ser qualitativos. Já as metas, precisam ser quantificadas, como, por exemplo: receber 80% de pais ou responsáveis nas reuniões de final de semestre. Vamos aos exemplos:
Resumo
Fazer um evento aberto aos sábados no espaço escolar para apresentação de trabalhos realizados nas disciplinas, comunicar como está o andamento de projetos institucionais, elaborar oficinas para famílias (atividades de leitura em conjunto, jogos e brincadeiras, capacitação profissional, etc) e atividades de trabalhos coletivos, como pintura da biblioteca e reparos no parquinho. Periodicidade: uma vez ao mês, durante um semestre.
Objetivo geral
Aproximar a comunidade da escola e estimular a valorização do espaço.
Metas
- Receber 200 pessoas na escola (por evento)
- Dois membros para o conselho escolar (ao final do semestre)
- Estabelecer três parcerias para oficinas (por mês)
E para cada objetivo específico, há metas específicas também. Se o foco está em aproximar a comunidade do ambiente escolar, outras estratégias de comunicação podem ser aplicadas simultaneamente, como divulgar notícias sobre projetos e trabalhos nas mídias sociais da escola e criar um grupo no WhatsApp apenas para transmissão de informações, otimizando lembretes para reuniões e eventos.
Plano de ação
O plano de ação descreve todas as etapas: quem são as(os) responsáveis por cada etapa, quais as funções, qual o período de realização do evento, quais recursos a escola já tem e quais precisa adquirir para realizar a ação. Um cronograma bem definido facilita a organização.
Avaliação
Os projetos institucionais também têm avaliação, prevista no documento inicial. Os indicadores de sucesso do projeto são estabelecidos de forma qualitativa e quantitativa. Confira algumas opções:
- Pesquisas de satisfação;
- Aplicação de questionário com participantes;
- Comentários positivos na imprensa ou em grupos escolares;
- Adesão do público às ações e eventos.
Temas para projeto institucional
Separamos alguns exemplos para inspirar gestoras(es) e professoras (es) de escolas públicas. Confira:
Projeto MeditAR
A ansiedade é uma emoção presente no retorno às aulas, sobretudo depois do período de isolamento social. As consequências se manifestam na falta de concentração e agitação durante as aulas, por isso, é preciso agir para resolver esse problema.
Na Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, de Florianópolis (SC), a iniciativa para lidar com essa questão veio da professora Mariana Zimmermann, que criou o Projeto MeditAR, que inclui práticas de meditação no ambiente escolar.
Projeto Vozes Mulheres
A professora Camile Baccin desenvolveu um projeto de literatura negra feminista da Escola Professor Aloysio Barros Leal, em Fortaleza – CE. A leitura dos livros inspirou uma série de cartas para a autora Conceição Evaristo e o encantamento que transformou não só as(os) estudantes, mas também familiares.
Leia a matéria completa no site da Vós, uma plataforma de histórias sobre a rotina do Ceará.
Projeto LEVO
O projeto LEVO é uma parceria entre o setor público, por meio de secretarias municipais de Educação junto a empresas que atuam no setor ambiental.
O projeto envolveu a participação de 19 escolas de Cuiabá (MT) e integrou a questão ambiental no ambiente escolar: a partir da coleta de óleo de cozinha e formação sobre sustentabilidade. Além de favorecer a reutilização, o valor arrecadado volta para as escolas adquirirem equipamentos.
Mais ideias para projetos em escolas públicas
- Sábado Alegre
- Jardim sensorial
- Semana do brincar
- Feiras de trocas
- Horta na escola
- Atividades ao ar livre
- Dicionário indígena
Leia também:
- Ensino de Artes nas escolas: habilidades e recursos
- Horta na escola: como fazer e trabalhar em sala de aula
- Multiletramentos na escola: veja como aplicar o conceito
Conheça o i-Educar
Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos.
As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.
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