5 min de leitura

Software de gestão municipal: conheça 5 opções 

A implementação de tecnologias e ferramentas digitais nos municípios é fundamental para aperfeiçoar a gestão pública. Nos últimos anos, muitas govtechs, empresas e organizações desenvolveram soluções focadas na administração das cidades.

A adesão beneficia a equipe de trabalho, que consegue visualizar as informações de forma mais rápida, prática e organizada; a população, que faz cadastros, pedidos e acompanha solicitações online; e afeta a qualidade dos serviços prestados, já que a maioria dos softwares disponibiliza relatórios, que são utilizados em planejamentos das secretarias e no repasse de informações aos órgãos estaduais e federais.

Neste artigo nós explicamos qual a importância dos softwares de gestão municipal para administrar, acompanhar e coordenar as políticas públicas de forma mais eficiente e fornecemos uma lista de exemplos para você sugerir ao seu município. Boa leitura! 

O que um software de gestão municipal faz?

Os softwares de gestão municipal auxiliam na organização, planejamento e monitoramento de atividades administrativas, de bens e serviços prestados, recursos humanos, licitações, atendimentos realizados, entre outros. 

É importante destacar que há vários tipos de softwares, seja voltado para grandes áreas, como saúde, educação, assistência social, tratamento de resíduos ou para ações específicas, como licitações, arrecadações, registros, entre outros. Por esse motivo, os benefícios e vantagens de uso também são variáveis. 

Para que você entenda na prática, vamos exemplificar com o i-Educar, software de gestão para escolas públicas ofertado pela Portabilis, que oferece recursos como gerenciamento de processos internos, relatórios para tomadas de decisão, diário de classe digital e integração e exportação de dados para o Censo Escolar.

Esses recursos transformam a educação no município ao trazer benefícios para docentes, gestoras(es) escolares e responsáveis, porquê: 

  • Centraliza as informações, facilitando os processos da rotina escolar e acompanhamento da vida escolar do aluno, como frequência nas aulas;
  • Gera economia de tempo para docentes, que calculam notas e médias de forma automática e concentram todas as informações em um só lugar, dos planos de aula às anotações sobre rendimento escolar;
  • Reduz os gastos com materiais de escritórios e de armazenamento, como folhas de sulfite e tinta para impressão;
  • Diminui consideravelmente o tempo destinado ao envio de dados para o Censo Escolar, já que o software permite integração com o Sistema Educacenso. Outra vantagem é que o procedimento é mais seguro;
  • Melhora a comunicação com a comunidade escolar e promove a transparência dos processos. 

Software de gestão municipal e relatórios

Um dos principais benefícios dos softwares de gestão municipal são os relatórios automatizados. A maioria das plataformas possui campos personalizados para analisar estatísticas e observar indicadores gerados a partir dos dados informados. 

Ter acesso às informações de forma organizada auxilia na tomada de decisões e na identificação de demandas reprimidas. Outra vantagem é que essa funcionalidade contribui na elaboração de documentos para prestação de contas à população e favorece a transparência. 

Quer conhecer exemplos práticos? Clique aqui e entenda como o uso das tecnologias tornou as ações de Assistência Social mais eficientes em Schroeder (SC) e aqui para conhecer o caso de Criciúma (SC), que proporcionou uma melhor gestão do tempo para as(os) professoras(es) da rede pública.

Agora que você já entendeu quais são as características e vantagens dos softwares para prefeituras, confira alguns exemplos! 

Assistência Social

O Portabilis SAS é um software para gestão municipal de ações da Assistência Social que integra e dinamiza o trabalho das equipes do Suas através do uso de tecnologia e dados confiáveis.

É utilizado para identificar demandas reprimidas, criar estratégias e ampliar a oferta de serviços e contratação de profissionais. Facilita a visualização de planos, metas e relatórios, pois todos em um só lugar, proporcionando mais agilidade em processos internos, como atendimento ao público e agendamento de serviços.

Portabilis SAS: software para Assistência Social e gestão do SUAS nos municípios.

Cultura

Mapas Culturais é um software livre voltado para o aprimoramento da gestão cultural dos municípios e Estados que compõem o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A plataforma favorece a gestão de informações e construção de indicadores e políticas públicas na área por meio do cadastro de agentes culturais, agenda de eventos, campo para divulgação de projetos e editais públicos, entre outros.

Educação 

O Pré-matrícula Digital é integrado ao i-Educar, software de código aberto oferecido pela Portabilis para gestão escolar municipal. Por meio dele, é possível gerenciar todo o processo de abertura de vagas, como quantidade, período e informações de status. 

O recurso funciona através de um link personalizado para cada cidade e não demanda que pais, mães ou responsáveis instalem aplicativos no celular. As escolas gerenciam as solicitações recebidas e, ao fazer o deferimento, os dados das(os) estudantes são importados para o i-Educar na turma e turno escolhidos.

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais.

Uma outra opção para as prefeituras que querem implementar recursos tecnológicos para favorecer a gestão da educação são as plataformas especializadas, como, por exemplo, as de incentivo à leitura.

A Árvore oferta livros em um catálogo digital diversificado, acessado por meio de aplicativo, mesmo sem acesso à internet. A plataforma oferece materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), atividades de gamificação e relatórios de desenvolvimento das turmas e da escola.

Finanças

Há soluções inovadoras para um problema recorrente das prefeituras: o aumento da arrecadação de tributos e melhoria da fiscalização municipal. 

O software Gove oferece recursos para que os(as) gestores(as) do setor público acompanhem todas as informações referentes às empresas instaladas na cidade, identifiquem dívidas com o tesouro municipal, vencimento de alvarás e qual o perfil dos(as) contribuintes.

Gestão documental

Diariamente, os órgãos públicos manuseiam muitos documentos internos, registros e protocolos que são impressos e armazenados. Apostar na digitalização é uma forma de reduzir custos e otimizar o tempo dos funcionários, já que fica mais fácil encontrar as informações.

A plataforma 1Doc integra os processos de comunicação interna, atendimento ao cidadão e gestão documental. Com isso, há economia com impressão e transparência na comunicação pública. Assim, a organização interna é beneficiada e há mais segurança no armazenamento das informações, numeração padronizada e a possibilidade de colocar respostas automáticas para outros setores. 

Licenciamento e tributos 

O excesso de burocracia para realizar procedimentos simples ainda é uma crítica recorrente ao setor público, embora esse cenário venha se transformando com a implementação de plataformas e recursos tecnológicos.

O Desenvolve cidade, por exemplo, atua em áreas importantes da gestão pública, como licenciamento urbanístico, ambiental, sanitário, obras, transporte e gestão das finanças municipais. Esses campos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da economia local, arrecadação de tributos e financiamento dos serviços públicos.

Aprenda com a Portabilis 

Gostou das nossas dicas sobre software para prefeituras? Acompanhe nosso blog e entenda como potencializar o impacto das políticas públicas de Educação e Assistência Social no Brasil. 

Quer receber os conteúdos diretamente na sua caixa de e-mail? Assine nossa newsletter! ↓

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portabilis Tecnologia

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.