4 min de leitura

Tecnologia da informação na educação: saiba como utilizá-la a seu favor

A tecnologia da informação na educação é um recurso inovador e que pode ser grande aliada ao processo educacional. Com as inovações digitais, a proposta é que os métodos de aprendizagem sejam inseridos e adaptados a essa nova realidade, de maneira que beneficie a todos.

Dessa forma, a intenção é que professores, alunos, pais e equipe pedagógica possam usufruir de todos os benefícios que a tecnologia pode oferecer. Assim, foram criados ferramentas de auxílio que prometem otimizar o tempo e facilitar essa interação na comunidade escolar, tornando o ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

Para informar você melhor sobre o assunto, preparamos este post e reunimos diferentes tecnologias que podem ser usadas na educação de maneira eficiente. Confira!

Como utilizar a tecnologia da informação na educação

Softwares de automação

Os softwares de automação na educação visam facilitar o gerenciamento de processos no contexto educacional. Com isso, a intenção é que seja aumentada a produtividade dos professores, a otimização do tempo, maior qualidade no atendimento à comunidade escolar e redução de custos.

A utilidade da automatização de processos na educação é voltada principalmente para gestão escolar. Pois, permite que as instituições cuidem mais de perto, de maneira mais organizada e controlada, diversas áreas, como: administrativa, financeira e pedagógica. Entre os benefícios proporcionados no investimento desses recursos, podemos destacar:

  • melhor relacionamento da equipe;
  • maior facilidade para os alunos;
  • otimização do tempo na realização do trabalho pedagógico etc.

Outro aspecto importante a ser destacado é a redução de erros nas atividades, pois os softwares minimizam os trabalhos realizados manualmente e com alta demanda. Dessa forma, os profissionais têm a oportunidade de direcionar melhor suas prioridades.

Implementação de alternativas para EAD

A atuação do ensino em EAD tem crescido e, com isso, a adaptação às inovações digitais são bem valiosas para essa modalidade. Dessa forma, a tecnologia da informação oferece valiosos recursos que podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem nesse contexto, a exemplo:

  • ambientes virtuais de aprendizagem;
  • videoaulas;
  • áudio e videoconferência;
  • bibliotecas virtuais;
  • fóruns etc.

Todas essas ferramentas podem trazer vários benefícios à educação, de maneira que gerem crescimento a todos os participantes do processo educacional. Entre eles, podemos destacar exemplos, como:

  • busca por informações com maior autonomia por parte dos alunos;
  • possibilidade da troca de experiências entre professores, pais e alunos;
  • acessibilidade contínua dos conteúdos;
  • maior interação entre professores e alunos;
  • atenção individualizada ao aluno e flexibilização do planejamento pedagógico.

Além disso, a implementação das alternativas em EAD permitem grande contribuição a desafios enfrentados na educação, como: evasão escolar, desestímulo, retenção etc. Com um ambiente de aprendizagem mais interativo, existe maior possibilidade de compreender as necessidades educacionais que os alunos passam individualmente.

Investimento em ensino híbrido

O ensino híbrido, também conhecido como flex ou semipresencial, é subdividido em dois modos de ensino. O primeiro consiste em aulas presenciais que são mediadas normalmente pelo professor. No segundo, são disponibilizados conteúdos na internet. O seu principal enfoque é personalizar o processo de ensino-aprendizagem respeitando as limitações e potencialidades de cada aluno na sua maneira de aprender.

É considerada uma das maiores tendências do século XXI e surgiu com a ideia de reunir vantagens do ensino tradicional e a distância com o uso da internet. O maior objetivo do ensino híbrido é criar um ambiente de aprendizagem interativo. No qual, os alunos possam ter acesso a todos os benefícios oferecidos pelas tecnologias, de maneira que se adéquem às suas necessidades e sejam estimulados com o trabalho em grupo, bem como o desenvolvimento do pensamento crítico.

Dessa forma, o ensino híbrido proporciona a possibilidade de acesso aos conteúdos para além da sala de aula e o professor tem a oportunidade de intervir de maneira mais individualizada e acertada com cada aluno. Além disso, os estudantes podem ter acesso à explicações, leituras, avaliações e demais conteúdos relevantes. Em sala de aula favorece uma troca bem valiosa entre professores e alunos, com dinâmicas, discussões, trabalhos em grupo etc.

Entre os principais benefícios do ensino híbrido para a educação, podemos destacar algumas de suas melhores características em ambas modalidades, como:

  • incentivo dos alunos nas atividades educacionais;
  • tempo otimizado para professores e alunos;
  • facilidade no acesso ao conhecimento;
  • maior proximidade com a realidade escolar dos estudantes;
  • estímulo ao planejamento e autonomia;
  • aulas mais interativas e dinâmicas etc.

Outro aspecto importante a ser destacado é a criação de um ambiente de aprendizagem, que permite ao aluno traçar seu percurso sem a total dependência do professor, mas com o seu auxílio mais diretivo em relação às necessidades de cada um.

Diário Eletrônico

diário da Portabilis é um software público oferecido via internet, que tem como principal objetivo desburocratizar o trabalho do professor e liberar tempo para que ele planeje melhor suas aulas. O recurso oferece a evolução dos diários de papel, ou seja, permite aos docentes registrar frequência, por meio de dispositivos tecnológicos como: notebook, tablets, smartphones etc.

Além disso, podem ser incluídos, também, os planos de aula, conteúdos elaborados para cada meta, notas e provas avaliativas. A partir disso, todos os dados podem ser compartilhados com a equipe pedagógica, de maneira que o processo de aprendizagem seja participativo. Entre as principais funcionalidades oferecidas pelo diário da Portabilis estão:

  • controle de conteúdos;
  • acompanhamento individual;
  • geração de gráficos de desempenho;
  • atualização diária;
  • gráficos de desempenho etc.

Todas essas funções geram grandes benefícios na rotina do professor e facilitam o seu trabalho diário, que passa a ser desenvolvido com maior organização e otimização do tempo. Entre as principais vantagens que essa ferramenta pode oferecer, podemos destacar:

  • comunicação efetiva entre professores;
  • maior controle de frequência;
  • facilidade no trabalho dos professores;
  • melhor rendimento dos alunos;
  • método sustentável;
  • redução de erros etc.

Como é possível observar, a tecnologia da informação na educação oferecem vários benefícios que facilitam o trabalho do professor, bem como a aprendizagem dos alunos, que acontece de maneira mais dinâmica, interativa e personalizada. Dessa forma, são ferramentas que podem ser vistas como parceiras no processo educacional e usadas a favor de todos.

E aí, gostou do post? Então compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas possam também saber mais sobre tecnologias da informação na educação.

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *