4 min de leitura

Como utilizar a Tecnologia da Informação na Educação?

A tecnologia da informação na educação é um recurso inovador e que pode ser grande aliada ao processo educacional. Com as inovações digitais, a proposta é que os métodos de aprendizagem sejam inseridos e adaptados a essa nova realidade, de maneira que beneficie a todos.

Dessa forma, a intenção é que professores, alunos, pais e equipe pedagógica possam usufruir de todos os benefícios que a tecnologia pode oferecer. Assim, foram criados ferramentas de auxílio que prometem otimizar o tempo e facilitar essa interação na comunidade escolar, tornando o ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

Para informar você melhor sobre o assunto, preparamos este post e reunimos diferentes tecnologias que podem ser usadas na educação de maneira eficiente. Confira!

Como utilizar a tecnologia da informação na educação

Softwares de automação

Os softwares de automação na educação visam facilitar o gerenciamento de processos no contexto educacional. Com isso, a intenção é que seja aumentada a produtividade dos professores, a otimização do tempo, maior qualidade no atendimento à comunidade escolar e redução de custos.

A utilidade da automatização de processos na educação é voltada principalmente para gestão escolar. Pois, permite que as instituições cuidem mais de perto, de maneira mais organizada e controlada, diversas áreas, como: administrativa, financeira e pedagógica. Entre os benefícios proporcionados no investimento desses recursos, podemos destacar:

  • melhor relacionamento da equipe;
  • maior facilidade para os alunos;
  • otimização do tempo na realização do trabalho pedagógico.

 

Outro aspecto importante a ser destacado é a redução de erros nas atividades, pois os softwares minimizam os trabalhos realizados manualmente e com alta demanda. Dessa forma, os profissionais têm a oportunidade de direcionar melhor suas prioridades.

Implementação de alternativas para EAD

A atuação do ensino em EAD tem crescido e, com isso, a adaptação às inovações digitais são bem valiosas para essa modalidade. Dessa forma, a tecnologia da informação oferece valiosos recursos que podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem nesse contexto, a exemplo:

  • ambientes virtuais de aprendizagem;
  • videoaulas;
  • áudio e videoconferência;
  • bibliotecas virtuais;
  • fóruns etc.

 

Todas essas ferramentas podem trazer vários benefícios à educação, de maneira que gerem crescimento a todos os participantes do processo educacional. Entre eles, podemos destacar exemplos, como:

  • busca por informações com maior autonomia por parte dos alunos;
  • possibilidade da troca de experiências entre professores, pais e alunos;
  • acessibilidade contínua dos conteúdos;
  • maior interação entre professores e alunos;
  • atenção individualizada ao aluno e flexibilização do planejamento pedagógico.

 

Além disso, a implementação das alternativas em EAD permitem grande contribuição a desafios enfrentados na educação, como: evasão escolar, desestímulo, retenção etc. Com um ambiente de aprendizagem mais interativo, existe maior possibilidade de compreender as necessidades educacionais que os alunos passam individualmente.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Tecnologia da informação na educação e o investimento em ensino híbrido

O ensino híbrido, também conhecido como flex ou semipresencial, é subdividido em dois modos de ensino. O primeiro consiste em aulas presenciais que são mediadas normalmente pelo professor. No segundo, são disponibilizados conteúdos na Internet. O seu principal enfoque é personalizar o processo de ensino-aprendizagem respeitando as limitações e potencialidades de cada aluno na sua maneira de aprender.

É considerada uma das maiores tendências do século XXI e surgiu com a ideia de reunir vantagens do ensino tradicional e a distância com o uso da internet. O maior objetivo do ensino híbrido é criar um ambiente de aprendizagem interativo. No qual, os alunos possam ter acesso a todos os benefícios oferecidos pelas tecnologias, de maneira que se adéquem às suas necessidades e sejam estimulados com o trabalho em grupo, bem como o desenvolvimento do pensamento crítico.

Dessa forma, o ensino híbrido proporciona a possibilidade de acesso aos conteúdos para além da sala de aula e o professor tem a oportunidade de intervir de maneira mais individualizada e acertada com cada aluno. Além disso, os estudantes podem ter acesso à explicações, leituras, avaliações e demais conteúdos relevantes.

Entre os principais benefícios do ensino híbrido para a educação, podemos destacar algumas de suas melhores características em ambas modalidades, como:

  • incentivo dos alunos nas atividades educacionais;
  • tempo otimizado para professores e alunos;
  • facilidade no acesso ao conhecimento;
  • maior proximidade com a realidade escolar dos estudantes;
  • estímulo ao planejamento e autonomia;
  • aulas mais interativas e dinâmicas etc.

Outro aspecto importante a ser destacado é a criação de um ambiente de aprendizagem, que permite ao aluno traçar seu percurso sem a total dependência do professor, mas com o seu auxílio mais diretivo em relação às necessidades de cada um.

Diário de classe eletrônico

diário da Portábilis é um software que tem como principal objetivo desburocratizar o trabalho do professor e liberar tempo para que ele planeje melhor suas aulas. O recurso oferece a evolução dos diários de papel, ou seja, permite aos docentes registrar frequência, por meio de dispositivos tecnológicos como: notebook, tablets, smartphones etc.

Além disso, podem ser incluídos, também, os planos de aula, conteúdos elaborados para cada meta, notas e provas avaliativas. A partir disso, todos os dados podem ser compartilhados com a equipe pedagógica, de maneira que o processo de aprendizagem seja participativo.

Entre as principais funcionalidades oferecidas pelo i-Diário estão:

  • controle de conteúdos;
  • acompanhamento individual;
  • geração de gráficos de desempenho;
  • atualização diária;
  • gráficos de desempenho etc.

Todas essas funções geram grandes benefícios na rotina do professor e facilitam o seu trabalho diário, que passa a ser desenvolvido com maior organização e otimização do tempo. Entre as principais vantagens que essa ferramenta pode oferecer, podemos destacar:

  • comunicação efetiva entre professores;
  • maior controle de frequência;
  • facilidade no trabalho dos professores;
  • melhor rendimento dos alunos;
  • método sustentável;
  • redução de erros etc.

 

Como é possível observar, a tecnologia da informação na educação oferecem vários benefícios que facilitam o trabalho do professor, bem como a aprendizagem dos alunos, que acontece de maneira mais dinâmica, interativa e personalizada. Dessa forma, são ferramentas que podem ser vistas como parceiras no processo educacional e usadas a favor de todos.

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *