3 min de leitura

Planejar aulas na escola pública: conheça 5 ferramentas

O professor que deseja engajar seus alunos precisa saber que um plano de aula detalhado é fundamental para o sucesso na missão de ensinar. Hoje em dia, diante de alunos que estão em contato direto com navegadores de busca e mídias sociais, um bom planejamento é ainda mais importante para atrair a atenção e despertar o interesse das turmas. Uma forma de fazer isso é utilizar a tecnologia para planejar aulas.

Mas antes de falar das vantagens de utilizar ferramentas no planejamento de aulas mais eficientes na escola pública, vamos entender o que é o plano de aula e sua importância na rotina do educador.

Guia do educador

Não basta só ter o domínio do conteúdo. O professor precisa pensar como se dará a troca de conhecimentos com os alunos e é aí que entra o plano de aula. Nele serão detalhados a matéria trabalhada, os objetivos, o material utilizado, as atividades propostas, maneiras de despertar o interesse dos estudantes, entre outros aspectos.

Vale lembrar que esse planejamento não precisa ser fechado e que há espaço para o improviso durante a aula, na medida em que o professor sentir a necessidade. Mas isso não elimina a necessidade do plano de aula, que será uma ferramenta decisiva para aulas mais dinâmicas e interativas. Sem contar que essa é uma forma de aproveitar melhor o tempo em sala de aula.

Um bom plano de aula

Veja algumas dicas para montar um plano de aula que fará a diferença na sala:

  • pense nas necessidades da turma e seja flexível;
  • leve em consideração o que os alunos já sabem sobre o conteúdo;
  • inove nas formas de apresentar o material;
  • conecte as matérias ao cotidiano dos estudantes;
  • utilize tecnologias capazes de engajar os alunos.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Vantagens da tecnologia para planejar aulas

Muitos educadores dão aulas em várias turmas em escolas diferentes e, além disso, precisam dedicar uma parte do seu tempo para preparar os conteúdos, corrigir provas e exercícios, lançar notas, participar de reuniões, etc. As tecnologias podem oferecer novas possibilidades e ideias que podem facilitar bastante o dia a dia do professor que precisa se virar para dar conta de todas as suas atribuições. Por isso, conheça mais sobre as vantagens que a tecnologia traz para o planejamento das aulas:

1. Organização

Imagine o trabalho que um educador pode ter para organizar arquivos e textos, além de montar os planos de aulas de diversas turmas. Com o Learnboost, é possível fazer tudo isso sem se confundir, pois o site possibilita a organização e a personalização de documentos.

2. Otimização do tempo

Elaborar grades curriculares, planos de aulas e provas, entre outras atividades, demanda muito tempo extra do professor. O Standards Toolbox permite fazer tudo isso em único site.

3. Inovação

Para ajudar professores na missão de preparar aulas mais criativas e envolventes, que são um diferencial e ao mesmo tempo um desafio no mundo da educação, foi criado o Have Fun Teaching. Por meio de uma assinatura mensal, o site oferece planos de aula, atividades, modelos de avaliações e muito mais!

4. Criatividade

Criatividade também não pode faltar em uma boa aula. Isso vale, inclusive, na hora de utilizar recursos visuais para apresentar os conteúdos, por exemplo. O Common Curriculum e o Education Oasis possuem layouts criativos já prontos para o professor inserir o que quiser e onde quiser. Os sites também oferecem dicas e exemplos de planejamento das aulas.E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

5. Praticidade

O Google Docs oferece ferramentas para fazer o planejamento das aulas de forma específica para cada necessidade dos alunos e momentos diferentes em que as turmas se encontram. Além disso, os documentos são armazenados na nuvem e é possível compartilhá-los os com outros professores.

Agora que você já sabe a importância do planejamento nas escolas públicas e como usar a tecnologia para planejar aulas, será possível ter mais sucesso com seus alunos, melhorando o relacionamento com eles, com os pais e outros profissionais que atuam na sua instituição de ensino. Tudo isso em prol de uma maior eficiência no ensino em sala de aula.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *