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Gestão do SUAS: mais eficiência com o uso de tecnologias

A gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) pode ser um desafio quando feita de forma manual. É possível, mas, inviável. O controle dos processos fica difícil, moroso, limitando-se aos trabalhos operacionais.

A articulação em rede, por exemplo, é facilitada com a tecnologia. O acesso aos dados dos usuários e de suas famílias se torna ágil e pode, inclusive, ser utilizado para elaborar conhecimentos mais profundos. Dessa forma, há a possibilidade de encontrar melhores soluções para o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social.

O planejamento e a organização dos serviços, programas, projetos e benefícios são mais efetivos com o uso da tecnologia. Pois, é possível monitorar e acompanhar cada passo do plano desenhado.

As dificuldades na gestão do SUAS, e, por vezes, a insegurança de alguns gestores em relação ao que fazer com o repasse dos recursos, pode deixar a tecnologia em segundo plano.

Mas, saiba que, ao contrário do que muitos pensam, o uso de recursos tecnológicos, se bem utilizado, facilita a vida dos trabalhadores do SUAS.

Como a tecnologia torna a gestão do SUAS mais inteligente

A forma de trabalho comum nos municípios é através de registros em papéis e, em alguns casos, organizados por pastas.

Manipular os dados dentro desse emaranhado de impressos não é tarefa fácil. O acompanhamento das famílias e indivíduos, principalmente, dos registros antigos, é difícil. Por esse motivo, correm o risco de permanecerem desatualizados.

A unificação das informações nas três esferas (municipal, estadual e federal) é penosa, dificultando o monitoramento e a avaliação de maneira consolidada.

Utilizar softwares, permite registrar os dados em um local de fácil acesso e manipulação. Além de organizar os processos, é possível trabalhar com indicadores e relatórios que auxiliam no planejamento e na tomada de decisão.

O trabalho se torna dinâmico, menos burocrático e mais inteligente. 

Dicas de ferramentas tecnológicas

Existem, hoje, recursos tecnológicos para atender diferentes frentes de trabalho dentro do SUAS. Com preços variados, e, inclusive, gratuitos.

A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social (SAGI/MDS) disponibiliza uma série de ferramentas, em que é possível fazer o download das bases de dados, acessar indicadores, painéis de monitoramento e informações sobre a política da Assistência Social sob diferentes aspectos.

Para registrar os dados de atendimentos, acompanhamentos e demais processos do dia a dia dos equipamentos, é indicado o uso de um software destinado a esse fim. Especialista, portanto, atenderá todas as necessidades da rotina dos trabalhadores do SUAS e trará resultados positivos mais rápido do que com o uso de um sistema generalista.

Portabilis SAS

O agendamento e o atendimento aos usuários podem ser feitos pelo Portabilis SAS, assim como os encaminhamentos, contrarreferência, inclusão nos serviços, planos de metas, atividades em grupo e benefícios eventuais. 

É possível fazer consulta e emissão do RMA. Os indicadores e gráficos são emitidos em tempo real.

Portabilis SAS: software para assistência social.

A territorialidade pode ser analisada por meio de um diagnóstico socioterritorial, através de mapas. Com esse estudo, a equipe consegue mapear as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e a distribuição dos equipamentos, avaliando demandas reprimidas e criando estratégias para a extensão dos serviços, criação de novos equipamentos e contratação de profissionais.

É um software on-line. Proporciona a integração com sistemas da SAGI e entre os equipamentos.

Confira as histórias de sucesso:

Planilhas eletrônicas

Muitas pessoas conhecem o Excel. Mas, nem todos sabem que o Google oferece um sistema com a mesma finalidade, porém, gratuito. Chama-se Google Planilhas.

Apesar de não ser a forma mais indicada para gerenciar os dados, pode ser um começo.

Se você passar as informações que tem do papel para uma planilha, conseguirá criar indicadores e gráficos, o que facilitará o planejamento e a tomada de decisão.

Mas, saiba que planilhas eletrônicas possuem limites de registro de dados e ficam pesadas a cada sobrecarga de informação. Além disso, você terá que criar do zero cada formulário para adaptar a sua necessidade.

Ferramentas disponibilizadas pela SAGI

São mais de dez ferramentas informacionais e inúmeros outros sistemas de informação, disponibilizadas pela SAGI para a rede SUAS, de maneira gratuita. 

Para você ter uma breve noção do que há no portal da Secretaria, trouxemos duas ferramentas que são importantes e umas das mais relevantes na gestão dos dados do SUAS.

Portal Censo SUAS

Através desse portal, você pode acessar os dados dos equipamentos, analisar a estrutura da gestão e a oferta de serviços. É ideal para auxiliar no planejamento da política, aperfeiçoar o sistema, formar os trabalhadores e, ainda, tornar a gestão mais transparente para a Sociedade Civil.

Os dados provêm do CRAS, CREAS, Centro POP, Centro de Convivência, Gestão Municipal e Estadual, Conselho Municipal e Estadual e Unidades de Acolhimento.

É possível fazer o download dos dados do Censo SUAS e do Registro Mensal de Atendimentos (RMA) e analisá-los utilizando planilhas eletrônicas, como o Google Planilhas.

MOPS – Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos

É um sistema que mapeia os equipamentos públicos situados nos municípios de todo o País.

Mostra oportunidades para disponibilidade de serviços, inclusão produtiva para população em extrema pobreza e traz uma perspectiva multissetorial, gerando ideias de desenvolvimento de estratégias para superar as vulnerabilidades nos territórios.

Como mencionado antes, com a utilização de recursos tecnológicos, será introduzida uma visão estratégica para a gestão do SUAS. As ações serão planejadas e executadas com base em evidências, o que aumenta as chances de um bom trabalho e resultados cada vez mais positivos.

 

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E então? Como é a gestão do SUAS em seu município? Ainda em papel ou todas as etapas são feitas via sistema? Conta para nós, será um prazer ouvi-lo! Se ficou interessado na solução Portabilis SAS, entre em contato com a gente, que esclareceremos todas as suas dúvidas.

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    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

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