3 min de leitura

A importância do Censo Escolar para a educação do país

Como expõe Paulo Freire, “é necessário enxergar a educação como instrumento de formação de uma consciência crítica e política dos indivíduos” e, para isso, uma análise do sistema educacional atual e a busca por melhorias é de grande importância.

Tendo esse fator em mente, foi criado o Censo Escolar, uma ferramenta de levantamentos de dados nacionais que fornece um mapeamento estratégico da educação básica no país. E é sobre ele que vamos falar hoje. Continue a leitura para saber qual é a importância do Censo Escolar.

O que é o Censo Escolar?

O Censo Escolar nada mais é do que a coleta de dados estatísticos educacionais realizada atualmente em todo país, que tem por objetivo fornecer uma imagem da situação das escolas do Brasil. Essa imagem é fundamental para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas voltadas para a educação.

Criado por meio do Decreto nº 6425 de 2008, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coleta essas informações de todas as escolas de ensino regular, que vão desde o ensino infantil ao médio.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

Quais são as informações coletadas?

Os dados recolhidos pelo Censo Escolar são enquadrados em quatro grupos, como segue abaixo:

  • Escolas: informações sobre a estrutura física, como os tipos de salas de aula, as condições dos materiais, dos banheiros, o acesso de portadores de deficiência, os recursos multimídia, etc.
  • Turmas: escolarização, atividade complementar, sistema prisional, horários, modalidades, disciplinas, etc.
  • Alunos: sexo, cor, faixa etária, se é portador de deficiência, uso de transporte escolar, cidade de nascimento, etc.
  • Profissionais: sexo, idade, cor, grau de escolaridade de professores, monitores, técnicos, etc.

Como funciona a coleta de informações?

As informações são coletadas pela escola e enviadas pelo Educacenso (uma plataforma on-line) por um representante da instituição cadastrado no portal. Geralmente, o envio dos dados é feito entre os meses de maio e junho, e devem apresentar qual é a situação atual da escola até a data final do prazo estipulado pelo INEP.

Uma vez que é a escola que fornece as informações coletadas — e, muitas vezes, essas entrevistas são feitas informalmente —, muitas informações podem não condizer com a fiel realidade da instituição, mas mesmo assim, fornece um parecer satisfatório acerca da educação.

Qual é a importância do Censo Escolar?

Com as informações coletadas, elaboram-se diagnósticos acerca do ensino no Brasil, que oferecem dados que servem para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas — ou seja, resulta em melhorias no sistema educacional.

Com as estatísticas em mãos, é possível distribuir os recursos da melhor maneira entre as instituições e prestar auxílio às que necessitam de mais fundos. Livros, merendas, transportes estudantis, adaptação para alunos portadores de deficiência e até a criação de novos centros são oriundos do Censo Escolar.

Quais problemas já foram detectados pelo Censo Escolar?

Com base nos dados apurados nos Censos anteriores, detectou-se, por exemplo, que um dos maiores problemas da educação no país eram as altas taxas de alunos com idades incompatíveis para a série em que estavam, resultado de reprovações e de evasão escolar.

Com isso, estratégias como aceleração de aprendizagem foram implementadas, e têm mudado esse quadro.

Obter um retrato fidedigno da educação brasileira e desenhar novas diretrizes a fim de melhorá-la não é tarefa fácil, mas a criação e a implementação do Censo Escolar tem se mostrado efetiva rumo à educação de qualidade.

Fique atento aos prazos desse ano de 2016, que vão do dia 27 de junho até o dia 31 de agosto, e contribua você também para a conquista desse objetivo comum!

Agora que você já sabe a importância do Censo Escolar, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais para que eles descubram também?

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Blog da Portabilis

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e planos de aulas adaptados à BNCC. Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente?

Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação! 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *