4 min de leitura

Ensino de Artes nas escolas: habilidades e recursos

O ensino de Artes nas escolas tem diferentes finalidades, a depender do nível de ensino. Conhecer diferentes tipos de linguagens, estéticas e técnicas artísticas é uma forma de promover a conexão de estudantes com aspectos sensíveis, outras culturas e aspectos históricos, sociais e políticos.

Neste artigo nós falamos sobre a importância do ensino de Artes nas escolas, quais são os conhecimentos esperados com a oferta da disciplina e apresentamos recursos e ideias para tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas. Boa leitura! 

Ensino de Artes no Ensino Fundamental

Desde 1971 a disciplina de Artes é obrigatória no Brasil, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. Como componente curricular, é fundamental para desenvolver a criatividade, sensibilidade, valorização das diversidades e olhar crítico, além de ser essencial para uma formação cidadã que contemple inúmeras linguagens e formas de expressão.

A Base Nacional Curricular Comum, documento que traz conhecimentos esperados da educação básica, define quais são as competências específicas para as Artes, além das habilidades que devem ser desenvolvidas em cada componente.

Confira alguns destaques e perspectivas: 

  • Centralização em quatro linguagens: artes visuais, dança, música e teatro;
  • Contribuição para interação crítica entre estudantes e respeito às diferenças;
  • A perspectiva de aprendizagem como prática social;
  • Compreensão de processos de criação, intervenção e apresentações artísticas. 

As habilidades esperadas são divididas entre anos iniciais e os anos finais e foram descritas dentro dos objetos de conhecimento. Todas as informações estão disponíveis neste link. A seguir, destacamos os objetivos de algumas unidades e listamos uma série de recursos e ideias para trabalhar em sala de aula. 

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

Anos iniciais

De acordo com a BNCC, nos anos iniciais, o foco de ensino de artes é “assegurar aos alunos a possibilidade de se expressar criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade, propiciando uma experiência de continuidade em relação à Educação Infantil.”  

A premissa é que o componente Arte contribui para que estudantes desenvolvam habilidades verbais e não verbais por meio de experiências e vivências artísticas. 

As unidades temáticas para o ensino de arte do 1º ao 5º ano são: artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas. Em cada uma há a descrição dos objetos de conhecimento e as habilidades que precisam ser desenvolvidas. 

Na prática: ideias e recursos

Na unidade Artes Integradas, uma das habilidade a ser desenvolvida é “caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais”. 

Você pode utilizar as brincadeiras listadas no site Território do Brincar, que atua no registro e difusão da cultura infantil. Que tal apresentar brincadeiras de várias regiões do Brasil para a turma? Muitas delas podem ser reproduzidas com objetos do cotidiano e elementos da natureza. 

Outra ideia é conectar essa habilidade com as unidades de dança e música! Nossa sugestão é exibir o documentário Meninos e Reis (16 minutos), dirigido por Gabriela Romeu. O curta-metragem documenta o reisado no Cariri cearense, mostrando o papel das crianças neste folguedo popular. 

Na unidade Artes Visuais, um dos objetos de conhecimento é “Sistemas de linguagem”, que demanda as seguintes habilidades: “reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc).”

Um dos jeitos mais fáceis de aprender sobre esses espaços e funções é com as visitas presenciais. Muitos museus e equipamentos culturais oferecem visitas guiadas para escolas e você pode encontrar essas informações na Secretaria de Cultura da sua cidade ou diretamente com o local que deseja visitar. 

Mas, se na sua cidade não há equipamentos culturais com circuito expositivo ativo, leve às crianças para a sala de informática e anote as dicas abaixo! 

Tour virtual

A exposição virtual Batuques, bordados e ofícios está disponível para acesso online e celebra o patrimônio imaterial brasileiro por meio da documentação de manifestações culturais de Maringá (PR). No site, você encontra um material com sugestões de atividades que conectam a exposição à educação e que podem ser adaptadas para diferentes níveis de ensino.  

A plataforma Google Arts & Culture disponibiliza tour virtuais com visualizações panorâmicas, jogos e experimentos sobre o tema. As(os) estudantes podem navegar por coleções de museus de várias partes do mundo, inclusive do Brasil. Na página Por dentro do Museu Nacional há imagens e tours virtuais de várias coleções, como a de cerâmicas brasileiras e de máscaras indígenas

Uma outra opção é mapear artistas e artesãos/artesãs locais e agendar visitas nos ateliês ou oficinas. Além de trabalhar o conteúdo de forma prática e lúdica, contribui para a valorização de espaços e profissionais das artes na cidade.   

Materiais, recursos e fontes de pesquisa

Confira nossa lista de indicações de fontes de pesquisa, exposições virtuais, materiais educativos sobre Artes, planos de ensino e recursos para utilizar nas aulas. Salve esse post nos favoritos e acompanhe as novidades! 

Cursos do Itaú Cultural 

A Escola Itaú Cultural oferece cursos autoformativos online e gratuitos para professores que querem se capacitar para ministrar aulas sobre linguagens artísticas. 

Um deles é o “Percurso nas artes para professores: a música e seus desdobramentos“, que orienta para o uso da música em sala de aula a partir do corpo e objetos cotidianos. E para formação sobre diferentes formas de expressão em artes visuais, há o curso “Percurso nas artes para professores: a fotografia na sala de aula“.

Acervo do Instituto Moreira Salles

Reúne informações sobre fotografia, música, literatura e iconografia. Pode ser utilizado nas aulas de Artes como fonte de pesquisa sobre as linguagens mencionadas. Clique aqui e confira. 

Exposições virtuais do MAE

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) disponibiliza uma série de exposições virtuais. Clique aqui e confira as opções disponíveis para o tour.

A instituição também disponibiliza publicações educativas, voltadas para estudantes e professoras(es) do ensino fundamental e médio. Você pode baixar as Caixas Didáticas do MAE, que apresentam material pedagógico sobre culturas africanas, afro-brasileira, indígenas e popular brasileira. 

Projeto Brasil Memória das Artes

A Funarte (Fundação Nacional de Artes) disponibiliza parte do acervo para acesso online (clique aqui e confira). A coleção contempla fotos, arquivos sonoros, textos e documentos sobre as artes cênicas, plásticas e a música no Brasil.

O repositório é uma excelente fonte de informação para trabalhar com a unidade de Teatro e Música da BNCC. Confira alguns destaques:

Continue aprendendo

Toda semana tem post novo aqui no blog da Portabilis! Quer receber conteúdo gratuito sobre gestão escolar e boas práticas na educação pública? Assine a nossa newsletter! É só preencher o formulário abaixo ↓↓↓. 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *