2 min de leitura

Como estimular o pensamento crítico dos estudantes

Powered by Rock Convert

Na era da informação, levar os alunos a desenvolverem uma forma de pensar autônoma e analítica é essencial. Isso porque o fomento do pensamento crítico dos estudantes os capacita para lidar com a grande quantidade de notícias, discursos e ideologias correntes nos nossos dias.

Sabendo que o professor tem papel fundamental no despertar dessa consciência crítica, preparamos esse post com 7 estratégias para o educador estimular o pensamento crítico do aluno. Acompanhe!

1. Promova questionamentos a todo o momento

Fazer os alunos refletirem depende muito da habilidade do professor de propor questões interessantes a eles nos momentos oportunos.

Independente da disciplina que você leciona, sempre há espaço para levantar questões instigantes, esse é o motivo pelo qual uma aula expositiva precisa ser, também, dialogada.

2. Levante temas polêmicos que demandem posicionamento

Sob a devida orientação, é possível promover discussões sobre temas que possibilitem opiniões e posicionamentos opostos. Essas propostas costumam ser uma excelente oportunidade para o exercício da argumentação.

Nesse momento, cabe a você, professor, auxiliar os alunos a desenvolverem suas ideias e encadearem seus argumentos de maneira lógica e coesa.

3. Ofereça embasamento para as argumentações

Livros, letras de músicas, vídeos da internet, filmes em curta-metragem, documentários, enfim… São inúmeras as opções de mídias que podem ser utilizadas como material motivador ou como base para os debates em sala de aula.

Por isso, você deve ter um amplo leque de referências, um repertório cultural vasto, do qual possa lançar mão na hora de elaborar um plano de aula.

4. Estabeleça o foco da discussão

Uma das competências essenciais para a construção de um texto dissertativa/ argumentativa, que é a modalidade cobrada no Enem, é a capacidade de se manter o foco no assunto debatido.

Powered by Rock Convert

Para ajudar o aluno a desenvolver essa tão necessária competência, cabe a você definir o escopo do debate e direcionar a conversa para dentro dele, impedindo divagações ou tentativas de fuga do tema.

É importante salientar que esses momentos destoantes da discussão podem ser bem comuns, pois os jovens de hoje enfrentam maior dificuldade em manter o foco, devido às inúmeras distrações tecnológicas ao redor deles.

5. Escolha conteúdos que dialoguem com o universo dos alunos

Muitas vezes há um grande distanciamento entre professor e aluno, que parecem ser completamente estranhos um ao outro, talvez por pertencerem a gerações distintas. Essa barreira deve ser quebrada por você. É preciso conhecer o mundo em que o aluno vive, saber transitar nele.

Tendo maior familiaridade com a realidade do estudante, será mais fácil para você escolher os temas que os farão se engajar nas discussões em sala de aula.

6. Ensine os alunos a desenvolverem autocrítica

A autocrítica é uma das chaves para o pensamento crítico, então incentive os alunos a analisarem o seu próprio discurso nas suas argumentações, orientando-os quando forem muito perceptíveis equívocos conceituais ou justificativas equivocadas nas suas falas.

Essa abordagem possibilita que se reavaliem posturas e que, eventualmente, opiniões sejam mudadas. Dessa forma, você estará desencorajando e desconstruindo ideias fixas, evitando fanatismos e opiniões preconceituosas.

7. Diversifique suas aulas e suas abordagens

Imagine quão tediosas e previsíveis seriam suas aulas se elas se resumissem a eternos debates entre alunos. É preciso diversificar as estratégias, as abordagens, os suportes, explorar a dimensão lúdica do aprendizado e do diálogo.

Atividades como questionários individuais, relatórios de leitura, resenhas críticas de obras, aulas ao ar livre, entre outras abordagens, poderão servir sempre ao propósito do desenvolvimento do senso crítico do aluno. Tudo depende da sua mediação.

Viu como há diversas estratégias e ações que tornam possível estimular o pensamento crítico dos estudantes? Tem algo a acrescentar a essa discussão? Deixe um comentário!

Powered by Rock Convert

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.