2 min de leitura

Planos de aula para Educação Infantil: onde encontrar

Os planos de aula são documentos norteadores que contemplam as informações essenciais para apresentar um componente curricular. De modo geral, reúnem um breve resumo sobre o tema, os objetivos da aula (ou seja, qual o intuito em apresentar as informações e quais habilidades serão desenvolvidas), qual o método e as técnicas de ensino e, por fim, as formas de avaliação coerentes com o que foi apresentado. 

Os registros desses planos servem para orientar a conduta de professoras(es) em sala de aula, assim, conseguem estruturar o ensino considerando quais são os conhecimentos que devem ser apreendidos pelos(as) estudantes. Por isso, é tão importante elaborá-los com atenção, registrá-los em arquivos para consulta e buscar recursos inovadores para mantê-los atrativos e funcionais.

A seguir, nós apresentamos uma lista de plataformas de educação que disponibilizam planos de ensino prontos para o ensino na educação infantil. Nós também destacamos alguns conteúdos que dialogam com necessidades em sala de aula e demandas contemporâneas.

Boa leitura!

Planos de aula prontos

1 – Nova Escola 

A Nova Escola, Fundação Lemann e o Google.org tem um projeto que disponibiliza mais de 6 mil planos de aula prontos e alinhados à BNCC. Clique neste link para conhecer a iniciativa.

Na plataforma, você pode utilizar o filtro Educação Infantil e navegar por: componentes, ano (1º ano, creche ou pré-escola) ou eixo temático (bebês e faixa-etária). Ao selecionar um plano, você encontra as informações gerais, como o contexto prévio da atividade, as características do espaço necessário e o tempo sugerido.

Além disso, há lista de perguntas para iniciar a aula e recomendações de inclusão e engajamento. Em um dos campos, você pode consultar qual a sugestão de idade para aplicar o plano, os campos de experiência trabalhados e com quais objetivos e códigos da BNCC estão conectados. Confira algumas opções:

 

2 – Gênero e Educação

No banco de planos de aula Igualdade de Gênero na Educação Básica, disponibilizado pela Gênero e Educação, você encontra exemplos enviados de vários lugares do Brasil. 

Os planos trazem indicações da etapa de ensino, para qual modalidade foi pensada, em quais disciplinas podem ser apresentados, além dos objetivos, conteúdos, metodologia, recursos necessários, avaliação, duração prevista, referências.

O acesso é gratuito e o material pode ser adaptado para sua realidade escolar. Você pode utilizar os filtros de etapa de ensino, formato da aula ou por disciplina. 

Confira alguns exemplos para Educação Infantil – Creche:

Confira alguns exemplos para Educação Infantil Pré-Escola:

 

3 – Diário de Inovações 

É um espaço no site Porvir – Inovações em Educação que traz relatos de educadoras(es) sobre o dia a dia escolar. A plataforma é útil para alimentar seus planos de ensino e agregar recursos diferentes, como novas metodologias e perspectivas de ensino.

Confira alguns destaques:

 

Conheça o i-Educar

Conheça o software que transforma a vida de professoras(es) de escolas públicas!

Com o i-Educar, fica muito fácil lançar notas, registrar ocorrências, incluir as frequências nas aulas e acessar os planos de ensino. Tudo acontece pelo celular ou tablet e permite maior controle pedagógico, que beneficia toda a comunidade escolar! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas da rede pública de ensino que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Leia também:

Continue aprendendo

Gostou das nossas dicas sobre planos de ensino? Em sua atuação profissional, quais são os maiores desafios encontrados em sala de aula? Conta pra gente nos comentários!

E se gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e receba dicas e novidades diretamente na sua caixa de e-mail ↓↓↓.

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    2 thoughts on “Planos de aula para Educação Infantil: onde encontrar

    1. Joao Rodrigues Cardoso filho disse:

      Educação é a base para uma juventude livre!

    2. Educação é alimento para uma mente saudavel

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *