5 min de leitura

ODS para Educação: 3 iniciativas que contribuem com a meta 4.b

Para atingir as metas criadas para cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são necessárias ações estratégicas, bem estruturadas e que se adaptam à realidade local.

A educação é um dos pontos-chave dos ODS estabelecidos na Agenda 2030, e, por isso, tornou-se o objetivo número 4 (linkar com o texto: Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: saiba o que garantirá uma educação de qualidade até 2030), dentre outros dezesseis do plano de ação criado em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), por diversos líderes mundiais.

Dentro de cada objetivo planejado, existem inúmeras metas para que o propósito seja alcançado. E com a maior qualidade possível. 

Foram estipuladas 10 metas ambiciosas para assegurar uma boa educação através da inclusão e da equitatividade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos.

Neste texto, falaremos especificamente da meta 4.b, das estratégias indicadas na Declaração de Incheon e no Marco de Ação para atingi-la, e, por último, recomendaremos algumas iniciativas que contribuem nesse processo.

Se interessou? Continue com a gente.

Meta 4.b e as estratégias indicativas

Dentre as 10 metas do objetivo relacionado à educação, a nona refere-se à expansão de bolsas de estudo para que jovens e adultos possam estudar em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, os oferecendo oportunidades (link com o texto: Objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU para a educação: como a tecnologia pode contribuir com a meta 4.4) e ampliando seu acesso ao conhecimento global.

As bolsas de estudo ofertadas precisam estar em sintonia com o foco da Educação 2030, ou seja, direcionadas a jovens de contextos desfavorecidos, proporcionando equidade, inclusão, igualdade de gênero e ao mesmo tempo mantendo a qualidade da educação.

Confira abaixo, o que diz a meta:

“4.b Até 2020, expandir consideravelmente no mundo o número de bolsas de estudo disponíveis para países em desenvolvimento, principalmente para os países de menor desenvolvimento relativo, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e países africanos, para inscrição na educação superior, incluindo programas de formação profissional e programas de TIC, engenharia, ciências e áreas técnicas, em países desenvolvidos ou outros países em desenvolvimento”. Fonte: Plataforma Agenda 2030

Aqui, você pode conferir as demais metas do ODS 4:

meta 4.b

Fonte: Plataforma Agenda 2030

Perceba que, para atingir o objetivo de uma educação de qualidade, todos os âmbitos que permeiam a aprendizagem foram pensados. Tanto cognitivo, socioemocional, quanto comportamental.

A busca por capacitar e empoderar os indivíduos é predominante, principalmente quando falamos na ampliação de oportunidades às pessoas mais vulneráveis.

Uma dúvida que pode surgir é de que forma as metas podem ser atingidas e se existem diretrizes para as redes de ensino começarem a agir e contribuir para o alcance do objetivo.

O Marco de Ação foi elaborado com o intuito de esclarecer e nortear a implementação dessas ações. Falaremos sobre a indicação de estratégias relacionadas à meta 4.b adiante.

Infográfico gratuito: Desenvolvimento sustentável da ONU - conheça os 17 objetivos do plano até 2030.

Estratégias indicativas

Em maio de 2015, ocorreu o Fórum Mundial de Educação (FME) em Incheon, na Coreia do Sul.

Na ocasião, participantes de mais de 160 países adotaram a Declaração de Incheon. O documento constitui, dentre outras coisas, o compromisso da comunidade educacional com a Agenda 2030, estabelecendo uma nova visão de ensino para os próximos 15 anos.

Da mesma forma, o Marco de Ação foi discutido no FME e seus pontos básicos acordados na Declaração de Incheon. Durante um encontro na UNESCO, em novembro de 2015, foi finalmente finalizado.

O Marco de Ação traduz e propõe na prática formas de implementar, financiar e monitorar as ações para o cumprimento das metas da Agenda 2030. Sugere estratégias para o desenvolvimento de planos, levando em consideração as realidades locais.

As estratégias indicadas através do documento para alcançar a meta 4.b podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Fazer com que os programas internacionais de bolsas de estudo sejam voltados às prioridades de desenvolvimento dos planos nacionais, e nas áreas em que sejam mais necessários;
  • Garantir que as oportunidades de bolsas sejam distribuídas de forma transparente, e direcionadas para jovens, mulheres e homens desfavorecidos;
  • Motivar os alunos a voltar para casa, evitando o êxodo de pessoas altamente qualificadas para outros países;
  • Ampliar a oferta de bolsas para que alcance diversos tipos de beneficiários e para que favoreça o mercado de trabalho local.

 

Iniciativas que contribuem com a meta 4.b

Para além dos investimentos em bolsas de estudo, que são fundamentais para ampliar as habilidades da força de trabalho em países de renda baixa, os países doadores precisam ser incentivados a olharem também para a educação básica dos países com menor desenvolvimento. 

Entre 2010 e 2011, foram cerca de US$ 3,2 bilhões alocados para bolsas estudantis no mundo. Esse montante corresponde a um quarto do valor total dedicado à educação, o que é bastante, comparado ao investimento na educação básica dos países de renda baixa.

No Brasil e no mundo, existem algumas iniciativas que contribuem para a expansão das oportunidades de estudos internacionais, conheça abaixo algumas delas:

1- Estudar Fora

O Estudar Fora é uma iniciativa da Fundação Estudar e conta com parcerias, como a Fundação Lemann.

O projeto ajuda jovens brasileiros por meio de um preparatório e conteúdo digital para que alcancem o sonho de estudar fora do País.

O preparatório é gratuito, oferece apoio individualizado e mentoria para quem for selecionado e auxílio financeiro para os custos do processo em caso de necessidade comprovada.

Apesar de a iniciativa não ser direcionada à bolsa de estudos, o programa oferece apoio para candidatura às universidades norte-americanas que oferecem bolsas parciais e integrais para alunos estrangeiros, sendo que muitos dos participantes já ganharam bolsas que possibilitaram seus estudos nas melhores universidades no exterior.

2- Prêmio Viva Seu Sonho 

A organização voluntária global Soroptimist oferece o Prêmio Viva Seu Sonho para mães, chefes de família, com baixa renda e que estejam cursando graduação.

A premiação vai de 3 a 10 mil dólares, e além da graduação, pode ser aplicada no custeio de livros, transporte e nos cuidados com os filhos. 

Ao todo, a Soroptimist já distribuiu, desde 1972, mais de 30 milhões de dólares para milhares de mulheres de diversos cantos do mundo.

3- CNPQ

Dentre os objetivos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um deles é incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Concede bolsas para pesquisas científicas e tecnológicas em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional. 

Conheça a Portabilis

A Portabilis existe para potencializar o impacto das políticas públicas e ajudar os municípios brasileiros a ter uma gestão mais eficiente da Educação e da Assistência Social, por meio de dados e tecnologia.

Com o i-Educar, profissionais da Educação conseguem gerenciar afastamentos, faltas e substituições de servidoras(es); importar e exportar dados do Censo Escolar em poucos cliques, acessar relatórios e indicadores rapidamente, lançar notas, calcular médias, registrar planos de ensino e muito mais!

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Utilizando o Portabilis SAS, todos registros, atendimentos e encaminhamentos ficam documentados em um só lugar. Assim, gestoras(es) visualizam a aplicação das políticas públicas nos territórios com mais facilidade, utilizando os dados para elaborar planos de ação e as famílias são atendidas com mais agilidade.

Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time!

Conheça as histórias de sucesso: 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *