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Como criar planos de aula de Matemática adaptados à BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem exigindo alterações profundas nos currículos, materiais didáticos e formação de professores da Educação Básica de todo o País. Assim como na maioria das disciplinas, a aula de Matemática deverá ser repensada em função dessas mudanças.

O objetivo de todas essas modificações é que, desde cedo, os alunos desenvolvam capacidades intelectual, social, físico, emocional e cultural. Ou seja, as crianças e adolescentes passarão a aprender para a vida e não mais, exclusivamente, para a prova.

Por isso, foram elegidas dez competências gerais para nortear o trabalho das escolas e dos professores. Além de ser muito mais efetivo do que trabalhar com conteúdos isolados, a BNCC fará com que todo o País fale a mesma língua com base em um conjunto predeterminado de habilidades e competências. 

Para melhor entendimento, veja abaixo, como a estrutura da Educação Infantil e Ensino Fundamental passou a ser organizada a partir da BNCC:

Principais mudanças trazidas pela BNCC para Matemática

Algumas pessoas acreditam que não ocorreram grandes mudanças em Matemática, porém, essa afirmação está equivocada. Com as alterações trazidas pela BNCC, houve, por exemplo, maior ênfase no desenvolvimento de projetos, resolução de problemas e investigação, aumentando as expectativas em relação à disciplina.

Não se trata mais de, apenas, ensinar fórmulas, mas fazer com que o aluno entenda o que está por trás dos cálculos.

Portanto, deverão haver ajustes nos planos de aula para que habilidades como, raciocínio lógico, comunicação e senso crítico sejam trabalhadas.

Além das mudanças citadas acima, veja abaixo, mais algumas alterações trazidas pela BNCC para Matemática:

  • Criação de cinco unidades temáticas para orientar o desenvolvimento das habilidades exigidas. São elas:
    • Números;
    • Álgebra;
    • Geometria;
    • Grandezas e medidas;
    • Probabilidade e estatística.
  • Antecipação de conteúdos do Ensino Médio para o Ensino Fundamental;
  • Álgebra deverá ser ensinada desde o primeiro ano do Fundamental, o que exigirá maior aprofundamento e estudos por parte dos professores;
  • A partir do sétimo ano, deverá haver maior ênfase em Plano Cartesiano e na Geometria  das Transformações. Da mesma forma, os professores precisarão se aprofundar nestes conteúdos, já que a maioria deles não teve acesso a esses temas em sua formação inicial.

Diante de todas essas alterações, é importante que as secretarias e escolas estudem a BNCC a fundo, fiquem atentas às especificidades de cada etapa de ensino, alterem seus currículos, bem como os professores de Matemática criem planos de aula respeitando as competências, habilidades, unidades temáticas e objetivos de conhecimento dispostos no documento.

Lembrando que a Base deve guiar o professor em seu trabalho, mas, de forma alguma, engessá-lo. 

Dicas para adaptar a aula de Matemática à BNCC

Para ajudar nesse desafio, preparamos algumas dicas de como criar planos de aula de Matemática adaptados à BNCC. Confira:

  1. Faça um levantamento das diferenças entre os parâmetros antigos e os novos trazidos pela BNCC. Essa ação ajudará você a compreender melhor todas as mudanças;
  2. Pense de que forma as unidades temáticas podem ser trabalhados nas aulas e procure, sempre que possível, utilizar mais de uma unidade ao mesmo tempo;
  3. Organize as aulas por habilidade e não mais por conteúdo;
  4. Faça os alunos refletirem sobre as fórmulas e seus conceitos e não, apenas, memorizá-las;
  5. Coloque os alunos como protagonistas das aulas, os tornando construtores de seu aprendizado;
  6. Explique através de situações do dia a dia, propondo a resolução de problemas reais como, a probabilidade de ganhar na loteria;
  7. Procure valorizar tanto os erros, quanto os acertos de seus alunos. O importante é que consigam encarar os desafios propostos, desenvolvendo, com isso, uma série de habilidades.

Alguns planos de aula para se inspirar

Existem alguns planos de aula de Matemática disponíveis na internet já adaptados à BNCC e, o melhor, totalmente gratuitos. Você pode encontrá-los em sites, por exemplo, da Nova Escola e do Currículo Digital da Cidade de São Paulo.

Produzidos por professores e professoras que já conseguiram aplicar muitas das práticas em suas aulas, os planos possuem diversas informações úteis e importantes como, tempo previsto para cada atividade, objetivos, materiais necessários, além do passo a passo para sua execução.

Abaixo, trouxemos alguns exemplos para você ter um gostinho do que encontrará nos sites mencionados acima.

Tangram: um jogo divertido

O objetivo desse plano é fazer com que os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental construam e analisem figuras através de suas diferentes composições geométricas, utilizando o jogo Tangram.

O plano promete trabalhar a seguinte habilidade da BNCC: 

  • (EF03MA15): Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados (quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.

Erros e acertos de gráficos em mídias

Neste plano, o objetivo é que os alunos leiam e analisem gráficos em mídias de maneira crítica, apontando erros e refletindo sobre como podem influenciar o leitor da forma equivocada.

O plano promete trabalhar a seguinte habilidade da BNCC: 

  • (EF09MA20): Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada).

O tempo e os números nas atividades esportivas

Aqui, os alunos farão atividades esportivas que envolvam tempo e números. O objetivo é que aprendam a fazer conversões entre as unidades de medida de tempo (dias e semanas, horas e dias, semanas e meses).

O plano promete trabalhar as seguintes habilidades da BNCC:

  • (EF04M10): Analisar, interpretar, formular e solucionar problemas com números naturais, compreendendo diferentes significados do campo aditivo e do multiplicativo e validar a adequação dos resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais;
  • (EF04M31): Explorar conversões simples entre unidades de medida de tempo (dias e semanas, horas e dias, semanas e meses).

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E então? Gostou das dicas de como criar planos de aula de Matemática? Na sua escola, como está o andamento de todas essas mudanças trazidas pela BNCC? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

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