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Como lidar com salas multisseriadas?

Como lidar com salas multisseriadas?

As salas multisseriadas, compostas por alunos de dois ou mais anos escolares, é mais comum do que você imagina. Segundo o Censo Escolar de 2017, cerca de 18,14% do Ensino Fundamental brasileiro é constituído dessa forma, ou seja, são quase 98 mil turmas nesta situação em todo o País.

Mais comum na área rural, onde o número de alunos é reduzido e há poucos professores disponíveis, as salas multisseriadas continuam existindo há décadas e não existe previsão de extinção do modelo tão cedo.

Aliás, ao contrário do que muitos profissionais costumam pensar, essa não é uma prática exclusiva do Brasil. Em países europeus, assim como nos EUA e Canadá, essa medida é adotada como solução para promover, à população rural, acesso à Educação. Afinal, considerando o baixo número de alunos em cada ano escolar, seria inviável criar uma turma para cada um deles.

Portanto, por mais que o modelo de salas multisseriadas apresente uma série de dificuldades, que falaremos adiante, trata-se de uma realidade que permanecerá no País e no mundo por muito tempo. Por isso, é importante que toda a comunidade escolar se adapte e consiga extrair o máximo de vantagens deste formato.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como lidar com as salas multisseriadas. Continue com a gente.

Principais dificuldades

A maior dificuldade enfrentada pelos professores em salas multisseriadas é ensinar, ao mesmo tempo, alunos com diferentes idades e níveis de conhecimento. 

Imagine uma sala de aula composta por crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental? As diferenças são enormes, tanto na hora de planejar as aulas e executá-las, quanto ao atender os alunos de forma individual.

Além disso, outros fatores contribuem para aumentar as dificuldades das escolas que trabalham no formato multisseriado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2017, na zona rural, 50% dos professores do Ensino Médio não tinham a formação mínima exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

No campo, o material didático é escasso e quase não existem bibliotecas. O que reforça a imagem de precariedade das salas multisseriadas.

Cabe aos profissionais, que trabalham diariamente com essa realidade, extrair o melhor que puderem de seus alunos através de aulas cada vez mais inovadoras.

Como lidar com salas multisseriadas?

Organizando a sala por conhecimento e não por idade 

Antes de planejar as aulas, é importante conhecer mais sobre cada aluno da turma. Como costuma aprender e o que já sabe. Além do ambiente social e familiar em que está inserido.

A partir dessas informações, será possível organizar a sala em grupos, divididos, não por idade, mas sim, por nível de conhecimento.

Assim, as atividades serão pensadas conforme as habilidades e capacidades de cada grupo, considerando, também, aquilo que precisam desenvolver. 

Uma ideia para integrar esses grupos é propor atividades coletivas em que todos devam alcançar uma meta em comum, sendo que cada um será responsável pela etapa que mais se adeque aos seus conhecimentos.

Por exemplo, em um trabalho de leitura, os alunos que ainda não são alfabéticos listariam os títulos dos contos disponíveis, na sala, para a atividade e os demais fariam breves resenhas desses livros. Para fechar, o professor leria um dos contos para toda a turma.

Trazendo a diferença como vantagem pedagógica

Como afirmado pela pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvida ao longo de quase vinte anos e intitulada, Escola em meio rural: uma escola portadora de futuro?, ambientes heterogêneos são excelentes para gerar diferentes aprendizados, bem como maiores inovações pedagógicas. 

É claro que outros fatores precisam ser favoráveis, como boa estrutura da escola e adequadas condições de trabalho para os profissionais da Educação. Garantido isso, turmas compostas por diferentes idades e saberes possuem forte potencial de gerar ricos aprendizados aos seus alunos.

Independente de a sala ser multisseriada ou não, a Educação precisa romper a ideia de homogeneidade, pois, por mais que os alunos possuam a mesma idade, cada um deles aprende em seu ritmo e de diferentes formas. Cabe, aos professores, adaptarem suas aulas, trazendo as diferenças como vantagem pedagógica.

Fazendo uma boa gestão do tempo em sala de aula

O planejamento das aulas é fundamental em salas multisseriadas. Para que não haja dispersão dos alunos e dos conteúdos, o professor precisa fazer uma boa gestão do tempo, considerando atividades:

  • Que contemplem todos os alunos da sala, com o objetivo de compartilharem seus saberes com os demais colegas;
  • Focadas em grupos, divididos conforme os conhecimentos que possuem em comum, com a finalidade de aprenderem conteúdos específicos;
  • Individuais, para que cada aluno se desenvolva conforme seu ritmo e adquira autonomia em relação aos demais colegas da classe.

Elegendo alunos tutores da turma

Durante as atividades que envolvam diferentes grupos, eleja alunos para serem tutores de seus colegas no decorrer das aulas. Além de ajudarem a manter a sala organizada, contribuirão com o ensino, ao repassarem o que sabem para os demais alunos.

Mas lembre-se de acompanhar e mediar essas tutorias para que resultem no aprendizado desejado.

Participando do programa Escola Ativa do MEC 

O programa Escola Ativa do MEC fornece recursos pedagógicos e de gestão para escolas municipais e estaduais localizadas na zona rural.

Seu objetivo é contribuir no desenvolvimento de metodologias e propostas pedagógicas direcionadas às salas multisseriadas. Além de oferecer formação continuada aos professores e materiais pedagógicos direcionados às escolas do campo.

Para participar do programa, os municípios precisam incluí-lo em seu Plano de Ação Articulada (PAR), sendo que as escolas devem ter condições mínimas de funcionamento e uma equipe técnica para acompanhar a implantação do Escola Ativa.

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E então? Gostou das dicas de como lidar com salas multisseriadas? Em seu município, quais são as principais dificuldades com turmas nesse formato? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

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    3 thoughts on “Como lidar com salas multisseriadas?

    1. Maria Raimunda disse:

      Exatamente conteúdo,vai me ajudar bastante.
      A minha maior dificuldade sala multisseriada é a gestão do tempo, a execução das atividades para diferentes séries.
      No meu caso eu atuo em uma Escola Integral, onde as crianças no turno da tarde executam as atividades repassadas pelo professor do Turno da manhã e estas crianças já estão com certa indisposição, por conta do período integral.

    2. Maria Raimunda disse:

      Excelente conteúdo, vai me ajudar bastante.
      Parabéns e muito obrigada!

    3. Clarice Rebelo Silva disse:

      Amei a leitura, vai me ajudar a socializar com meus colegas como melhorar nossas aulas,

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