5 min de leitura

5 maneiras de melhorar a comunicação escolar

Uma boa comunicação escolar mantém os pais informados sobre o dia a dia da escola e dos seus filhos, e é importante para que os professores se comuniquem entre si e com os diretores sobre os problemas e demandas que surgem no ambiente escolar.

O diálogo com os responsáveis é importante tanto para o sucesso escolar dos alunos quanto para a aprendizagem em sala de aula. Além disso, ela tem papel fundamental, por exemplo, para que gestores e professores consigam identificar os motivos pelos quais os estudantes abandonam a escola e buscar formas de evitar esse problema.

Tradicionalmente, a comunicação entre os pais e a escola é feita por meio de uma agenda, onde são anotados os trabalhos, provas, deveres e demais notificações a respeito das ocorrências escolares. Porém, é muito comum que o aluno a perca e, assim, os avisos ficam prejudicados. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para melhorar a comunicação e a relação com os pais. Boa leitura!

1. Marque encontros presenciais

Marque reuniões presenciais, nas quais os responsáveis tenham a possibilidade de se encontrar frente a frente com os professores, coordenadores e demais gestores da escola. É importante estabelecer uma pauta com antecedência e disponibilizá-la para os pais.

Aproveite o momento para abordar todos os temas que forem relevantes, como a metodologia de ensino, os projetos futuros e o desempenho dos alunos, esclarecendo as dúvidas que surgirem. A frequência dos encontros vai variar de acordo com a necessidade da escola.

Também pode ser necessário realizar reuniões com os pais de apenas um estudante. Para que esse encontro seja produtivo, é preciso separar todas as informações sobre o aluno, como suas notas e as observações quanto ao comportamento — de modo que a conversa seja objetiva.

Outra opção interessante e divertida para atrair os pais, incentivar seu engajamento com as questões escolares e fortalecer os laços entre eles e a escola é por meio da realização de eventos, como Festa Junina, Dia da Família ou apresentações realizadas pelos próprios alunos.

2. Comunique por e-mail

Quando bem utilizado, o e-mail é considerado uma ótima forma de estabelecer a comunicação escolar com os pais dos alunos, visto que, atualmente, muitas pessoas têm acesso ao correio eletrônico. Além disso, como o recado é enviado diretamente para o responsável, não há perigo de o estudante esquecer de transmitir a informação.

O e-mail pode ser utilizado para informar sobre as questões institucionais, os eventos escolares, o calendário letivo, o comportamento dos alunos, seus avanços e dificuldades de aprendizagem e as tarefas e trabalhos que eles deverão realizar em casa. Os responsáveis também podem usar essa ferramenta para enviar sugestões, assim como comunicar e justificar a ausência dos filhos.E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

3. Faça bom uso das redes sociais e blogs

Para realizar a comunicação escolar de forma mais impessoal, podemos usar blogs e redes sociais. Esses meios permitem a postagem de fotos, cartazes e avisos e têm grande alcance devido à possibilidade de compartilhamentos e interação por meio de comentários.

Ao usar cada rede social, é preciso conhecer suas características para que o resultado seja positivo. Confira alguns exemplos a seguir.

Facebook

Muitos pais e alunos têm perfis nessa rede social. Por meio da criação de eventos, é possível divulgar as atividades que acontecerão na escola. Outra opção é criar uma página para a escola e fazer a divulgação por ela. A comunidade escolar também pode interagir por meio de avaliações e feedbacks.

Twitter

O Twitter é uma boa opção para divulgar lembretes e notícias curtas. É possível anexar um link à mensagem que direcione para um blog com informações mais completas. Além disso, o uso das hashtags é importante para engajar a escola e aumentar sua visibilidade.

WhatsApp

O aplicativo de mensagens instantâneas permite a criação de grupos para a troca de mensagens, fotos, vídeos e áudios de forma prática e ágil. É possível também enviar mensagens em particular para os pais caso eles necessitem receber alguma notificação específica.

4. Deixe todas as informações disponíveis

Restringir ou centralizar o acesso à informação prejudica a comunicação escolar e, consequentemente, a relação com os pais será afetada. Todas as informações referentes ao bom funcionamento da instituição devem estar disponíveis para o livre acesso da comunidade escolar — e, de preferência, em mais de uma opção.

Ao centralizar as informações em um determinado meio ou funcionário, é frequente que ele gaste muito tempo atendendo a várias ligações telefônicas com dúvidas simples e que poderiam facilmente ser sanadas com uma comunicação mais direta.

Dessa forma, abrir o leque de possibilidades e permitir que todos possam conferir as informações em qualquer lugar e horário tira a sobrecarga dos coordenadores, atendentes e secretários, otimizando seu tempo de trabalho.E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

5. Aplique novas tecnologias de comunicação escolar

As tecnologias podem ser usadas para fortalecer a boa comunicação no ambiente escolar e permitem uma maior interação entre os pais e a administração da instituição.

Já é possível encontrar no mercado muitas opções de aplicativos que simplificam a troca de informações e as tornam mais rápidas e eficientes. Como aproximam a família da escola, essas ferramentas ajudam a aprimorar a participação e a relação entre esses públicos. Assim, o rendimento escolar dos alunos tende a aumentar.

Com o auxílio da tecnologia, é possível que os responsáveis analisem a evolução das notas dos seus filhos, fiquem sabendo das datas das reuniões, das novidades institucionais, entre outras informações. A escola pode aproveitar para disponibilizar as atividades que os alunos realizaram e quais eles deixaram de apresentar.

Com um software de gestão on-line como o i-Educar, é possível que a escola envie a documentação individual de cada estudante para a nuvem, reunindo os dados e permitindo acesso a essas informações em tempo real e em qualquer lugar. Desse modo, o atendimento aos pais torna-se mais rápido.

A comunicação escolar deve ser ágil, dinâmica, clara e de fácil acesso a todos para ser eficiente. Quando os pais têm uma participação mais ativa na vida escolar dos filhos não só as notas e o comportamento tende a melhorar, mas também o desempenho de um modo geral.

Se você se interessou pela possibilidade de utilizar um software para a administração dos processos de cadastro dos alunos, registro das notas e faltas, e emissão de documentos como boletins escolares, acesse nosso site e agende uma demonstração gratuita com nosso time de vendas!

Agende uma demonstração

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para gestoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *