4 min de leitura

Comunicação escolar: 5 maneiras de melhorar a relação com os pais

Powered by Rock Convert

Uma boa comunicação escolar mantém os pais informados sobre o dia a dia da escola e dos seus filhos, e é importante para que os professores se comuniquem entre si e com os diretores sobre os problemas e demandas que surgem no ambiente escolar.

O diálogo com os responsáveis é importante tanto para o sucesso escolar dos alunos quanto para a aprendizagem em sala de aula. Além disso, ela tem papel fundamental, por exemplo, para que gestores e professores consigam identificar os motivos pelos quais os estudantes abandonam a escola e buscar formas de evitar esse problema.

Tradicionalmente, a comunicação entre os pais e a escola é feita por meio de uma agenda, onde são anotados os trabalhos, provas, deveres e demais notificações a respeito das ocorrências escolares. Porém, é muito comum que o aluno a perca e, assim, os avisos ficam prejudicados. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para melhorar a comunicação e a relação com os pais. Boa leitura!

1. Marque encontros presenciais

Marque reuniões presenciais, nas quais os responsáveis tenham a possibilidade de se encontrar frente a frente com os professores, coordenadores e demais gestores da escola. É importante estabelecer uma pauta com antecedência e disponibilizá-la para os pais.

Aproveite o momento para abordar todos os temas que forem relevantes, como a metodologia de ensino, os projetos futuros e o desempenho dos alunos, esclarecendo as dúvidas que surgirem. A frequência dos encontros vai variar de acordo com a necessidade da escola.

Também pode ser necessário realizar reuniões com os pais de apenas um estudante. Para que esse encontro seja produtivo, é preciso separar todas as informações sobre o aluno, como suas notas e as observações quanto ao comportamento — de modo que a conversa seja objetiva.

Outra opção interessante e divertida para atrair os pais, incentivar seu engajamento com as questões escolares e fortalecer os laços entre eles e a escola é por meio da realização de eventos, como Festa Junina, Dia da Família ou apresentações realizadas pelos próprios alunos.

2. Comunique por e-mail

Quando bem utilizado, o e-mail é considerado uma ótima forma de estabelecer a comunicação escolar com os pais dos alunos, visto que, atualmente, muitas pessoas têm acesso ao correio eletrônico. Além disso, como o recado é enviado diretamente para o responsável, não há perigo de o estudante esquecer de transmitir a informação.

O e-mail pode ser utilizado para informar sobre as questões institucionais, os eventos escolares, o calendário letivo, o comportamento dos alunos, seus avanços e dificuldades de aprendizagem e as tarefas e trabalhos que eles deverão realizar em casa. Os responsáveis também podem usar essa ferramenta para enviar sugestões, assim como comunicar e justificar a ausência dos filhos.

3. Faça bom uso das redes sociais e blogs

Para realizar a comunicação escolar de forma mais impessoal, podemos usar blogs e redes sociais. Esses meios permitem a postagem de fotos, cartazes e avisos e têm grande alcance devido à possibilidade de compartilhamentos e interação por meio de comentários.

Ao usar cada rede social, é preciso conhecer suas características para que o resultado seja positivo. Confira alguns exemplos a seguir.

Powered by Rock Convert

Facebook

Muitos pais e alunos têm perfis nessa rede social. Por meio da criação de eventos, é possível divulgar as atividades que acontecerão na escola. Outra opção é criar uma página para a escola e fazer a divulgação por ela. A comunidade escolar também pode interagir por meio de avaliações e feedbacks.

Twitter

O Twitter é uma boa opção para divulgar lembretes e notícias curtas. É possível anexar um link à mensagem que direcione para um blog com informações mais completas. Além disso, o uso das hashtags é importante para engajar a escola e aumentar sua visibilidade.

WhatsApp

O aplicativo de mensagens instantâneas permite a criação de grupos para a troca de mensagens, fotos, vídeos e áudios de forma prática e ágil. É possível também enviar mensagens em particular para os pais caso eles necessitem receber alguma notificação específica.

4. Deixe todas as informações disponíveis

Restringir ou centralizar o acesso à informação prejudica a comunicação escolar e, consequentemente, a relação com os pais será afetada. Todas as informações referentes ao bom funcionamento da instituição devem estar disponíveis para o livre acesso da comunidade escolar — e, de preferência, em mais de uma opção.

Ao centralizar as informações em um determinado meio ou funcionário, é frequente que ele gaste muito tempo atendendo a várias ligações telefônicas com dúvidas simples e que poderiam facilmente ser sanadas com uma comunicação mais direta.

Dessa forma, abrir o leque de possibilidades e permitir que todos possam conferir as informações em qualquer lugar e horário tira a sobrecarga dos coordenadores, atendentes e secretários, otimizando seu tempo de trabalho.

5. Aplique novas tecnologias de comunicação escolar

As tecnologias podem ser usadas para fortalecer a boa comunicação no ambiente escolar e permitem uma maior interação entre os pais e a administração da instituição.

Já é possível encontrar no mercado muitas opções de aplicativos que simplificam a troca de informações e as tornam mais rápidas e eficientes. Como aproximam a família da escola, essas ferramentas ajudam a aprimorar a participação e a relação entre esses públicos. Assim, o rendimento escolar dos alunos tende a aumentar.

Com o auxílio da tecnologia, é possível que os responsáveis analisem a evolução das notas dos seus filhos, fiquem sabendo das datas das reuniões, das novidades institucionais, entre outras informações. A escola pode aproveitar para disponibilizar as atividades que os alunos realizaram e quais eles deixaram de apresentar.

Com um software de gestão on-line como o i-Educar, é possível que a escola envie a documentação individual de cada estudante para a nuvem, reunindo os dados e permitindo acesso a essas informações em tempo real e em qualquer lugar. Desse modo, o atendimento aos pais torna-se mais rápido.

A comunicação escolar deve ser ágil, dinâmica, clara e de fácil acesso a todos para ser eficiente. Quando os pais têm uma participação mais ativa na vida escolar dos filhos não só as notas e o comportamento tende a melhorar, mas também o desempenho de um modo geral.

Se você se interessou pela possibilidade de utilizar um software para a administração dos processos de cadastro dos alunos, registro das notas e faltas, e emissão de documentos como boletins escolares, faça um teste gratuito do i-Educar!

Powered by Rock Convert

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.