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3 iniciativas que contribuem com a meta 4.6 dos ODS para Educação

Para atingir as metas criadas para cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são necessárias ações estratégicas, bem estruturadas e que se adaptam à realidade local.

A educação é um dos pontos-chave dos ODS estabelecidos na Agenda 2030, e, por isso, tornou-se o objetivo número 4, dentre outros dezesseis do plano de ação criado em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), por diversos líderes mundiais.

Dentro de cada objetivo planejado, existem inúmeras metas para que o propósito seja alcançado. E com a maior qualidade possível. 

Foram estipuladas 10 metas ambiciosas para assegurar uma boa educação através da inclusão e da equitatividade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos.

Neste texto, falaremos especificamente da meta 4.6, das estratégias indicadas na Declaração de Incheon e no Marco de Ação para atingi-la, e, por último, recomendaremos algumas iniciativas que contribuem nesse processo.

Se interessou? Continue com a gente.

Meta 4.6 e as estratégias indicativas

Dentre as 10 metas do objetivo relacionado à educação, a sexta refere-se à garantia de alfabetização para todos os jovens e adultos, alcançando níveis de proficiência relevantes em habilidades como leitura, escrita e matemática.

A alfabetização é a base fundamental para a aprendizagem independente ao longo da vida de todas as pessoas. Seus benefícios vão desde uma maior participação no mercado de trabalho, redução da pobreza, até saúde e alimentação de qualidade.

Habilidades básicas de matemática também são essenciais para o protagonismo e a autonomia dos indivíduos nas mais diversas situações da vida. Essa é uma área do conhecimento que precisa fazer parte dos programas de alfabetização, fortalecendo cada vez mais seu aprendizado.

Confira abaixo, o que diz a meta:

“4.6 Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática”. Fonte: Plataforma Agenda 2030

Aqui, você pode conferir as demais metas do ODS 4:

ODS para a Educação: metas do objetivo 4.
Fonte: Plataforma Agenda 2030

Perceba que, para atingir o objetivo de uma educação de qualidade, todos os âmbitos que permeiam a aprendizagem foram pensados. Tanto cognitivo, socioemocional, quanto comportamental.

A busca por capacitar e empoderar os indivíduos é predominante, principalmente quando falamos na ampliação de oportunidades às pessoas mais vulneráveis.

Uma dúvida que pode surgir é de que forma as metas podem ser atingidas e se existem diretrizes para as redes de ensino começarem a agir e contribuir para o alcance do objetivo.

O Marco de Ação foi elaborado com o intuito de esclarecer e nortear a implementação dessas ações. Falaremos sobre a indicação de estratégias relacionadas à meta 4.6 adiante.

 

Infográfico gratuito: Desenvolvimento sustentável da ONU - conheça os 17 objetivos do plano até 2030.

Estratégias indicativas

Em maio de 2015, ocorreu o Fórum Mundial de Educação (FME) em Incheon, na Coreia do Sul.

Na ocasião, participantes de mais de 160 países adotaram a Declaração de Incheon. O documento constitui, dentre outras coisas, o compromisso da comunidade educacional com a Agenda 2030, estabelecendo uma nova visão de ensino para os próximos 15 anos.

Da mesma forma, o Marco de Ação foi discutido no FME e seus pontos básicos acordados na Declaração de Incheon. Durante um encontro na UNESCO, em novembro de 2015, foi finalmente finalizado.

O Marco de Ação traduz e propõe na prática formas de implementar, financiar e monitorar as ações para o cumprimento das metas da Agenda 2030. Sugere estratégias para o desenvolvimento de planos, levando em consideração as realidades locais.

As estratégias indicadas através do documento para alcançar a meta 4.6 podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Trabalhar com abordagens multissetoriais , fortalecendo a colaboração dos setores públicos, sociedade civil e o setor privado;
  • Garantir que a alfabetização e o ensino das habilidades básicas de matemática sejam de alta qualidade e adaptados às necessidades dos alunos, atentando para as diferenças como culturas, línguas e grupos vulneráveis;
  • Integrar os programas de alfabetização ao desenvolvimento de habilidades para o trabalho e aprendizagem ao longo da vida;
  • Reaproveitar as experiências e boas práticas de programas eficazes de alfabetização e capacitação de adultos;
  • Utilizar a tecnologia para potencializar os programas de alfabetização e de ensino de matemática;
  • Definir marcos e analisar periodicamente os níveis de proficiência adquiridos pelos alunos com base nos resultados da aprendizagem;
  • Coletar, analisar e compartilhar dados sobre as necessidades de alfabetização e habilidades básicas em matemática. A análise dos dados por gênero e indicadores de marginalização é importante para entender o impacto desses aspectos na aprendizagem.

 

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Iniciativas que contribuem com a meta

O analfabetismo impacta em maior probabilidade de desemprego, salários mais baixos e saúde precária. Trata-se de uma preocupação tanto de países de renda baixa, quanto dos países de renda média e alta. Prova disso é que na Europa, cerca de 20% dos adultos não participam plenamente da sociedade por não possuírem habilidades básicas de alfabetização.

Em 2013, 757 milhões de adultos no mundo não sabiam ler e escrever, sendo que dois terços eram mulheres. Por isso, ações estratégicas são fundamentais para diminuir o número de analfabetos e proporcionar níveis de proficiência relevantes ao ler, escrever e fazer cálculos.

Conheça abaixo, três iniciativas que são exemplos de impacto na diminuição das taxas de analfabetismo:

1- Todos Pela Educação

Através de diversos projetos, a organização Todos Pela Educação trabalha para vencer os desafios da educação no Brasil.

Dentre as sete prioridades contidas no documento Educa Já e enviadas ao Presidente da República, uma delas é a “Alfabetização de todos até os 8 anos de idade”.

No hall de exigências estão melhores materiais didáticos, formação continuada, reforço e recuperação para os alunos, dentre outras reivindicações.

2- AlfaSol

Com o Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, a AlfaSol já alfabetizou cerca de 1.050 alunos acima de 15 anos e formou 60 educadores dentro das comunidades.

Além do projeto citado, desenvolve outras ações para contribuir com a elevação da escolaridade e ampliação da oferta de Educação Profissional para jovens e adultos.

3- Mais Alfabetização

O Programa Mais Alfabetização, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) pela Portaria Nº 142/2018, foi criado para apoiar e fortalecer as escolas no processo de alfabetização dos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental.

Com o auxílio de um assistente de alfabetização, o trabalho do professor de ensinar a leitura, escrita e matemática é facilitado. Além disso, os profissionais contam com avaliações disponibilizadas por um sistema para monitorar a aprendizagem, e ainda há o apoio financeiro às escolas que participam do programa.

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