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Qual o papel da escola na primeira infância?

É, na primeira infância, que acontece a base do desenvolvimento da criança como ser humano. Por isso, os ensinamentos que ocorrem, nessa fase, são considerados tão importantes. Tanto a família, quanto a escola, exercem papel fundamental nesse processo. 

A Educação infantil é uma das responsáveis pela formação dessas crianças. Ela se divide entre creche, para alunos de 0 a 3 anos, e pré-escola, para os que possuem entre 4 e 5 anos de idade.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a escola, direcionada à primeira infância, não é um espaço exclusivo para brincadeiras ou, ainda, um depósito de alunos. O ambiente escolar é um dos responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças.

Muitos pais ficam na dúvida sobre qual seria o momento ideal para matricular seus filhos na escola. Justamente, por pensarem que, lá, as crianças apenas brincam. Porém, esse conceito é equivocado. As experiências, na fase inicial de suas vidas, influenciam, diretamente, no seu desenvolvimento. 

Ao utilizar estratégias pedagógicas, o professor potencializa o aprendizado do aluno, criando um volume de sinapses que contribui para a formação cerebral da criança. O que o tornará um adulto apto a enfrentar os mais diversos obstáculos com segurança e leveza.

O papel da escola na primeira infância

Ainda que muitas pessoas tenham consciência do papel da escola na primeira infância, sabemos que a falta de vagas, principalmente nas creches, é recorrente. E essa é uma questão que vai além da decisão dos pais em enviarem seus filhos às escolas.

Conforme o Censo Escolar, o acesso à pré-escola está à beira da universalização, com 91,7% das crianças atendidas. Porém, a oferta de vagas nas creches é de, apenas, 32,7% do total necessário. O que está longe da meta estipulada pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que fala em atender, pelo menos, 50% das crianças de 0 a 3 anos até 2024.

O processo de tornar a Educação Infantil universal pode levar anos. Mas, para além do acesso, as escolas precisam se preparar para que exerçam seu papel de ensinar. 

É no Projeto Político Pedagógico (PPP) que o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias, desde a primeira infância, deve ser previsto. 

Além da ludicidade, que é fundamental nessa etapa, é preciso elaborar propostas pedagógicas sólidas, voltadas ao estímulo da leitura, escrita, raciocínio, reflexão e criatividade.

Para isso, é necessário entender os papéis da escola no primeiro estágio da vida desses alunos:

1- Socialização

A primeira socialização da criança é no ambiente familiar. É, neste momento, que por intermédio dos pais, irmãos e demais integrantes da família, algumas de suas habilidades são desenvolvidas. Porém, na maioria das vezes, não são utilizados métodos pedagógicos, ocasionando um déficit na aprendizagem.

Na escola é onde a segunda socialização acontece. Em um ambiente coletivo, as relações são mediadas pelo professor que, além de ensinar, possui especialização para lidar com diversas situações, estimulando o desenvolvimento das habilidades cognitivas e comportamentais do aluno.

É, na Educação Infantil, que as crianças convivem com pessoas diferentes e, por isso, desenvolvem tolerância, responsabilidade, respeito, dentre outras atitudes positivas. O que expande suas habilidades sociais e faz com que, no futuro, tenham facilidade de se comunicar, trabalhar em equipe e enfrentar suas dificuldades com segurança.

2- Desenvolvimento da inteligência emocional

Na escola, a criança nem sempre terá a atenção total do professor. Da mesma forma, não ganhará em todas as brincadeiras e nem terá o melhor desempenho em todas as atividades.

Ao contrário do ambiente familiar, em que muitos pais têm dificuldade para dizer não, na escola, isso ocorre com frequência. Receber alguns “nãos” é importante para desenvolver a inteligência emocional do aluno e fazer com que, quando adultos, consigam lidar com as frustrações com leveza.

3- Preparação para a pré-escola

O pais é que decidem, se enviam ou não o filho de até 3 anos para a escola. Porém, a partir dos 4 anos, toda criança deve ir à escola.

Por mais que não seja obrigatório frequentar a creche, essa é uma etapa que não deve ser pulada, pois prepara o aluno para a pré-escola. A estimulação adequada é propiciada, somente, pelo professor. 

Quando a criança vai à escola, apenas, a partir dos 4 anos, ela pode ter dificuldade de se adaptar. Pois terá um choque, ao abrir mão da liberdade de casa, em detrimento das regras do ambiente escolar.

Se, desde cedo, criar uma rotina entre casa e escola, avançará nos degraus do aprendizado de forma leve e sem grandes obstáculos.

4- Desenvolvimento de capacidades

A escola desperta, na primeira infância, capacidades cognitivas e afetivas através do desenvolvimento da psicomotricidade.

Por meio de artifícios como, massa de modelar e giz de cera, alia o movimento do corpo ao mundo interno do indivíduo, fazendo com que, pouco a pouco, seu aprendizado seja estimulado.

5- Estímulo da pesquisa

O professor, no seu papel de mediador, deve instigar a curiosidade de seus alunos. Criar um clima e gerar expectativas sobre determinado assunto. Fazendo, assim, com que construam seu próprio caminho em busca do conhecimento.

Desta forma, será despertada, na criança, a vontade de fazer descobertas para que, no futuro, tenha um senso crítico de mundo.

6- Incentivo à expressão

Através de brincadeiras lúdicas é que as crianças conseguem expressar o que pensam ou sentem. É a partir dessas atividades que a linguagem é desenvolvida.

Jogos de tabuleiro, desenhos, cantigas e danças, são algumas, das muitas formas de trabalhar a expressão dos alunos. Quanto mais estímulo através desse tipo de atividade, maior será o seu desenvolvimento.

A base para o aprendizado, na Educação Infantil, é fazer a criança interagir por meio de brincadeiras. Mas, é claro, sem esquecer das estratégias pedagógicas. 

Ao se expressar, o aluno adquire a capacidade de se comunicar melhor. Isso fará com que, na vida adulta, consiga ter desempenho positivo em diversas situações, como em uma entrevista de emprego ou em trabalhos em equipe.

Portanto, levando em consideração que a escola desenvolve socialização, inteligência emocional, preparação para a pré-escola, estimula a pesquisa, incentiva a expressão e desperta novas capacidades nas crianças, é altamente recomendável que elas frequentem o ambiente escolar desde a primeira infância.

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E então? Conseguiu entender qual o papel da escola na primeira infância? Quais os benefícios que consegue enxergar, para as crianças, ao frequentarem a escola desde cedo? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

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