4 min de leitura

TDAH na escola: saiba o que é e como lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Uma das causas de dificuldade de aprendizado mais comum na escola é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Trata-se de um problema neurobiológico que pode ser hereditário ou decorrente de alguns fatores ambientais.

Caso não diagnosticado cedo, a criança terá sua capacidade de aprendizagem prejudicada, deixando de obter o mínimo de conhecimento necessário em áreas como, leitura, escrita e matemática. O que trará reflexos para toda a sua vida.

Muitos adultos que não foram identificados com TDAH quando crianças, sofrem as consequências do transtorno sem ao menos saberem o porquê de seu baixo desempenho em diversas áreas. 

Dentre os fatores ambientais que podem resultar no Transtorno, estão:

  • Nascimentos:
    • prematuros;
    • com baixo peso.
  • Gestação com:
    • tabagismo;
    • uso de drogas ou álcool.

 

Normalmente, o TDAH se manifesta quando a criança está em desenvolvimento, até os 7 anos de idade. 

“Cerca de 6% a 10% das crianças e adolescentes possuem TDAH, sendo que, ao contrário do que muitos pensam, a maioria tem grande probabilidade de continuar com o problema quando adulto.”

Por isso, é importante que a escola contribua na identificação do Transtorno, já que não existe exame para diagnosticá-lo. Essa tarefa depende, exclusivamente, da observação dos pais, professores, psicólogos e outros profissionais.

Portanto, fique ligado nas principais características e comportamentos de uma criança com potencial diagnóstico de TDAH:

Características de uma criança com TDAH

Existem dois tipos de TDAH:

  1. Combinado: em que a criança é hiperativa, impulsiva e possui, também, déficit de atenção;
  2. Desatento: em que a criança tem, apenas, déficit de atenção.

 

De forma geral, quem tem TDAH costuma ter baixo desempenho escolar, não consegue assimilar muito bem os conteúdos e é introspectivo.

Abaixo, e em maiores detalhes, as principais características de uma criança que possui o Transtorno:

  • Dificuldades em:
    • memorizar;
    • perceber detalhes;
    • iniciar e terminar tarefas;
    • rever erros;
    • fazer sínteses e conclusões;
    • focar em atividades que:
      • exijam esforço por muito tempo;
      • possuam regras e prazos.
  • Geralmente são:
    • desorganizados;
    • esquecidos;
    • repetem erros.
  • Se perdem com facilidade em:
    • conteúdos relacionados a um tema principal;
    • execução de fórmulas matemáticas;
    • matérias com conteúdo monótono e repetitivo.

Como lidar com o TDAH na escola?

Em primeiro lugar, é importante que o professor conheça o diagnóstico do aluno com TDAH ou, caso ele não tenha sido diagnosticado ainda, observe se a criança se encaixa nas características citadas acima. Essas atitudes são fundamentais para que, com base nessas informações, as aulas sejam repensadas em termos de didática, avaliação e maior envolvimento dos pais.

Outro detalhe importante é verificar se a criança, em caso de diagnóstico, está sendo devidamente medicada. Esse é um ponto que merece atenção e faz toda a diferença para o aluno e o professor em sala de aula. 

Com essas informações em mãos, é hora de repensar os métodos de ensino para facilitar o aprendizado dos alunos com TDAH na escola. Vamos lá?

Melhore a didática

Independente de você ter ou não um aluno na sala com TDAH, as aulas precisam ser mais interessantes para que os conteúdos sejam aprendidos e não, apenas, memorizados. Ainda mais com o uso excessivo de telas como, tablets e smartphones, que tiram, cada vez mais, a atenção das crianças e adolescentes.

Portanto, as dicas abaixo serão úteis, tanto para reter a atenção do aluno com TDAH, quanto dos demais alunos em sala de aula:

  • Associe o conteúdo à situações vivenciadas pelos alunos;
  • Estimule o interesse pelo conteúdo através de recursos audiovisuais ou sensoriais;
  • Crie competições para motivá-los, como no caso de jogos ou quizzes;
  • Mude o tom de voz no decorrer das explicações e dê mais vida e emoção aos conteúdos;
  • Mantenha o aluno com TDAH mais próximo de você em sala de aula.

Diversifique os tipos de avaliação

A prova não precisa ser um castigo para o aluno. Para isso, o professor pode sair do tradicional e rever o formato das avaliações. Uma dica é diversificar, saindo das clássicas provas objetivas e propondo pesquisas, apresentações, discussões e rodas de conversas.

No caso de você ter que aplicar, em algum momento, o formato tradicional de avaliação, é importante:

  • Revisar o conteúdo antes da prova através de, por exemplo, resumos;
  • Enxugar as questões para que sejam objetivas e sem pegadinhas;
  • Transformar textos grandes em tópicos para facilitar a leitura;
  • Ler a prova antes de o aluno começar a respondê-la, o que pode facilitar na compreensão e concentração;
  • Conceder um tempo a mais para que o aluno revise as respostas antes de entregar a prova;
  • Revisar a avaliação depois da correção, apontando erros e acertos e esclarecendo as principais dificuldades do aluno.

Crie um roteiro de estudo

O aluno com TDAH precisa de regras para executar tarefas repetitivas. Uma opção é criar um roteiro de estudo para apoiar a criança ou o adolescente no cumprimento de suas responsabilidades escolares.

Você pode incluir na lista itens como, fazer tarefas, levantar dúvidas para perguntar ao professor, estudar para a prova e organizar o material para o dia seguinte.

Como são atividades para casa, é fundamental o apoio dos pais para que o roteiro seja seguido pelo aluno. Por isso, a família deve ser envolvida em todo o processo.

Envolva os pais

Desde pequenas, as crianças precisam do envolvimento dos pais em sua vida escolar. Isso serve para alunos com ou sem TDAH. 

Porém, nos casos em que a criança é diagnosticada com o Transtorno, a atenção deve ser redobrada. Isso, porque ela vai precisar de regras bem definidas, de rotina e de uma motivação maior para estudar.

Oriente os pais para que elogiem seus filhos quando conseguirem finalizar uma tarefa, mesmo que contem com a ajuda deles. Peça, também, para que sentem com os pequenos e os acompanhem no momento das tarefas. 

A ampla participação dos pais na vida escolar dos filhos colabora para que o TDAH na escola seja muito mais fácil de lidar pelos professores e, em consequência, os alunos consigam aprender mais e se desenvolver.

 

********

E então? Conseguiu entender o que é e como lidar com o TDAH na escola? Você tem algum aluno diagnosticado com o Transtorno? Como é lidar com ele no dia a dia? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

Se gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros textos como este!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *