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TDAH na escola: saiba o que é e como lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Uma das causas de dificuldade de aprendizado mais comum na escola é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Trata-se de um problema neurobiológico que pode ser hereditário ou decorrente de alguns fatores ambientais.
Caso não diagnosticado cedo, a criança terá sua capacidade de aprendizagem prejudicada, deixando de obter o mínimo de conhecimento necessário em áreas como, leitura, escrita e matemática. O que trará reflexos para toda a sua vida.
Muitos adultos que não foram identificados com TDAH quando crianças, sofrem as consequências do transtorno sem ao menos saberem o porquê de seu baixo desempenho em diversas áreas.
Dentre os fatores ambientais que podem resultar no Transtorno, estão:
- Nascimentos:
- prematuros;
- com baixo peso.
- Gestação com:
- tabagismo;
- uso de drogas ou álcool.
Normalmente, o TDAH se manifesta quando a criança está em desenvolvimento, até os 7 anos de idade.
“Cerca de 6% a 10% das crianças e adolescentes possuem TDAH, sendo que, ao contrário do que muitos pensam, a maioria tem grande probabilidade de continuar com o problema quando adulto.”
Por isso, é importante que a escola contribua na identificação do Transtorno, já que não existe exame para diagnosticá-lo. Essa tarefa depende, exclusivamente, da observação dos pais, professores, psicólogos e outros profissionais.
Portanto, fique ligado nas principais características e comportamentos de uma criança com potencial diagnóstico de TDAH:
Características de uma criança com TDAH
Existem dois tipos de TDAH:
- Combinado: em que a criança é hiperativa, impulsiva e possui, também, déficit de atenção;
- Desatento: em que a criança tem, apenas, déficit de atenção.
De forma geral, quem tem TDAH costuma ter baixo desempenho escolar, não consegue assimilar muito bem os conteúdos e é introspectivo.
Abaixo, e em maiores detalhes, as principais características de uma criança que possui o Transtorno:
- Dificuldades em:
- memorizar;
- perceber detalhes;
- iniciar e terminar tarefas;
- rever erros;
- fazer sínteses e conclusões;
- focar em atividades que:
- exijam esforço por muito tempo;
- possuam regras e prazos.
- Geralmente são:
- desorganizados;
- esquecidos;
- repetem erros.
- Se perdem com facilidade em:
- conteúdos relacionados a um tema principal;
- execução de fórmulas matemáticas;
- matérias com conteúdo monótono e repetitivo.
Como lidar com o TDAH na escola?
Em primeiro lugar, é importante que o professor conheça o diagnóstico do aluno com TDAH ou, caso ele não tenha sido diagnosticado ainda, observe se a criança se encaixa nas características citadas acima. Essas atitudes são fundamentais para que, com base nessas informações, as aulas sejam repensadas em termos de didática, avaliação e maior envolvimento dos pais.
Outro detalhe importante é verificar se a criança, em caso de diagnóstico, está sendo devidamente medicada. Esse é um ponto que merece atenção e faz toda a diferença para o aluno e o professor em sala de aula.
Com essas informações em mãos, é hora de repensar os métodos de ensino para facilitar o aprendizado dos alunos com TDAH na escola. Vamos lá?
Melhore a didática
Independente de você ter ou não um aluno na sala com TDAH, as aulas precisam ser mais interessantes para que os conteúdos sejam aprendidos e não, apenas, memorizados. Ainda mais com o uso excessivo de telas como, tablets e smartphones, que tiram, cada vez mais, a atenção das crianças e adolescentes.
Portanto, as dicas abaixo serão úteis, tanto para reter a atenção do aluno com TDAH, quanto dos demais alunos em sala de aula:
- Associe o conteúdo à situações vivenciadas pelos alunos;
- Estimule o interesse pelo conteúdo através de recursos audiovisuais ou sensoriais;
- Crie competições para motivá-los, como no caso de jogos ou quizzes;
- Mude o tom de voz no decorrer das explicações e dê mais vida e emoção aos conteúdos;
- Mantenha o aluno com TDAH mais próximo de você em sala de aula.
Diversifique os tipos de avaliação
A prova não precisa ser um castigo para o aluno. Para isso, o professor pode sair do tradicional e rever o formato das avaliações. Uma dica é diversificar, saindo das clássicas provas objetivas e propondo pesquisas, apresentações, discussões e rodas de conversas.
No caso de você ter que aplicar, em algum momento, o formato tradicional de avaliação, é importante:
- Revisar o conteúdo antes da prova através de, por exemplo, resumos;
- Enxugar as questões para que sejam objetivas e sem pegadinhas;
- Transformar textos grandes em tópicos para facilitar a leitura;
- Ler a prova antes de o aluno começar a respondê-la, o que pode facilitar na compreensão e concentração;
- Conceder um tempo a mais para que o aluno revise as respostas antes de entregar a prova;
- Revisar a avaliação depois da correção, apontando erros e acertos e esclarecendo as principais dificuldades do aluno.
Crie um roteiro de estudo
O aluno com TDAH precisa de regras para executar tarefas repetitivas. Uma opção é criar um roteiro de estudo para apoiar a criança ou o adolescente no cumprimento de suas responsabilidades escolares.
Você pode incluir na lista itens como, fazer tarefas, levantar dúvidas para perguntar ao professor, estudar para a prova e organizar o material para o dia seguinte.
Como são atividades para casa, é fundamental o apoio dos pais para que o roteiro seja seguido pelo aluno. Por isso, a família deve ser envolvida em todo o processo.
Envolva os pais
Desde pequenas, as crianças precisam do envolvimento dos pais em sua vida escolar. Isso serve para alunos com ou sem TDAH.
Porém, nos casos em que a criança é diagnosticada com o Transtorno, a atenção deve ser redobrada. Isso, porque ela vai precisar de regras bem definidas, de rotina e de uma motivação maior para estudar.
Oriente os pais para que elogiem seus filhos quando conseguirem finalizar uma tarefa, mesmo que contem com a ajuda deles. Peça, também, para que sentem com os pequenos e os acompanhem no momento das tarefas.
A ampla participação dos pais na vida escolar dos filhos colabora para que o TDAH na escola seja muito mais fácil de lidar pelos professores e, em consequência, os alunos consigam aprender mais e se desenvolver.
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E então? Conseguiu entender o que é e como lidar com o TDAH na escola? Você tem algum aluno diagnosticado com o Transtorno? Como é lidar com ele no dia a dia? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!
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