4 min de leitura

6 ferramentas úteis para dar aulas mais dinâmicas para seus alunos

A tecnologia está invadindo o ambiente escolar cada vez mais e muitas instituições já estão desfrutando de seus benefícios para aproximar e engajar o aluno.

Nesse cenário, os professores já adotam metodologias inovadoras que não só facilitam o aprendizado, como também simplificam o trabalho, favorecendo a concepção de aulas mais completas e interativas.

O uso de ferramentas para dar aula é um dos benefícios que o avanço tecnológico propiciou e, atualmente, existem várias opções disponíveis para apoiar a rotina do educador, bem como tornar a experiência do estudante a mais agradável e proveitosa possível.

Agora o professor não precisa mais estar sempre tão sobrecarregado para garantir um ensino diferenciado aos seus alunos. Isso dado que, por meio de alguns programas e aplicativos virtuais, é possível simplificar e otimizar as tarefas diárias que são realizadas dentro e fora da sala de aula.

Quer conhecer quais são esses recursos educacionais para tornar suas aulas mais participativas e produtivas? Continue a leitura!

Dicas de ferramentas para dar aula

1. Easel.ly

O Easel.ly é um site cuja missão é “inspirar e capacitar qualquer um a representar uma ideia de maneira visual”. A plataforma permite que você crie infográficos inovadores para ilustrar e explicar determinado tema. Para tanto, ela disponibiliza uma série de modelos para seguir, além de dicas e ferramentas para auxiliar o seu projeto.

É importante lembrar que, para muitos estudantes, pode ser mais fácil compreender um determinado conteúdo quando há algum apoio visual. Sendo assim, a arte da infografia surge como uma alternativa que permite descomplicar um assunto, tornando a leitura mais rápida e eficaz.

2. BigHugeLabs

Os seus alunos estão com dificuldades para fazerem boas apresentações? Então, o BigHugeLabs pode ser uma ótima solução. Esse site, além de possuir navegação bastante simples e intuitiva, serve para fazer várias coisas — como mosaicos com fotos, por exemplo —, mas possibilita, especialmente, criar slides e gráficos personalizados.

Contudo, não são apenas os estudantes que podem tirar vantagem dessa ferramenta on-line. O professor também pode utilizá-la para criar apresentações mais interativas e divertidas. É válido frisar que detalhes podem ser decisivos para que o aluno se interesse ou não pela sua matéria, por isso é fundamental sempre adotar práticas inovadoras na educação.

3. Socrative

A tecnologia está bastante presente no dia a dia da maioria dos estudantes e privá-los desse contato durante a execução de tarefas escolares significa uma grande perda não só para eles, mas, também, para os educadores.

Isso porque existem muitos recursos disponíveis na web que facilitam a comunicação com os alunos, o compartilhamento de conteúdos e a avaliação interativa do desempenho de cada um deles. Um exemplo é o Socrative, um aplicativo com o qual o docente elabora perguntas para testar o conhecimento dos estudantes ou, até mesmo, para receber feedbacks sobre as suas aulas.

4. GoConqr

Quer montar aulas diferenciadas, interativas e repletas de tecnologia? Então a ferramenta GoConqr é o que falta para você. Por meio dela, o professor consegue atrair a atenção dos estudantes ao criar, personalizar e compartilhar diversos conteúdos atrativos, como:

  • mapas mentais para brainstorming, planejamento, resoluções de questões e exposição de trabalhos e aulas;
  • slides para apresentações e projetos;
  • fluxogramas para ilustrar modelos e processos, o que permite facilitar a compreensão do conteúdo e aumentar a produtividade da aula;
  • flashcards para fixar informações na memória sobre leis, fórmulas, vocabulário e conceitos;
  • quizzes para testar o conhecimento do aluno de maneira rápida e dinâmica;
  • notas em forma de caderno para anotações on-line, o qual permite inserir vídeos, textos, links, imagens e outros materiais.

Além disso tudo, o GoConqr oferece alguns outros recursos que tornam a experiência digital e a aprendizagem do aluno a melhor possível — além de facilitar e otimizar o trabalho do professor —, tais como:

  • grupos de estudos para dividir informações relevantes dentro e fora da sala de aula;
  • cursos podem ser facilmente montados para revisões, aulas e treinamentos, por exemplo;
  • SmartLinks para avaliar as habilidades dos alunos e gerar relatórios de desempenho.

5. Remind

O Remind é uma solução que funciona de maneira bastante similar ao WhatsApp, porém voltada para a área da educação. Por meio do aplicativo, é possível criar listas e grupos, de alunos ou pais, para enviar mensagens em tempo real a todos, simultaneamente ou de modo individualizado.

A plataforma é uma ótima maneira de enviar avisos e recados sobre a sua aula, tendo em vista que os estudantes dificilmente largam os seus celulares, não é mesmo? Além disso, é interessante salientar que muitos pais não têm o hábito de acessar e-mails — algumas vezes, sequer os têm. Por isso, o Remind promove uma comunicação mais efetiva, sem perder o profissionalismo.

6. Evernote

Está com dificuldade para organizar os seus materiais? Sabemos que os professores lidam com muitas turmas, de diferentes níveis, e que a rotina é muito puxada. Em meio a tantos afazeres, é natural que a mente canse e esqueça de coisas importantes.

No entanto, esse tipo de problema pode ser facilmente resolvido com a utilização de um aplicativo bastante útil: o Evernote. Você não precisa mais carregar papéis por onde for. Nessa ferramenta, consegue-se inserir arquivos, compilar documentos, tirar fotos, criar listas de tarefas e muitas outras funções que facilitam o dia a dia do professor. Ou seja, é possível trabalhar de forma mais inteligente.

O estudante também pode usar esse recurso para se organizar melhor e para transformar o seu dispositivo em uma eficiente plataforma de estudo. Por falar nisso, é válido ressaltar que o Evernote é uma alternativa versátil, pois funciona em tablets, celulares e computadores com Windows, iOS e Android.

Estimular uma participação mais ativa nos alunos é um desafio que todo professor enfrenta. Para driblar as muitas distrações que existem — como conversas paralelas, celulares e jogos — é extremamente necessário buscar formas diferentes e dinâmicas para segurar a atenção dos estudantes.

Nesse sentido, a tecnologia é uma boa aliada e utilizar ferramentas para dar aula de maneira mais inovadora é uma opção para trazer ao universo escolar um pouco do contexto de vida desses alunos. Afinal, não podemos esquecer que muitos estudantes não viveram em uma época em que não existia internet, redes sociais e todas as facilidades tecnológicas.

Utilizando essas ferramentas, suas aulas nunca mais serão as mesmas e você se transformará em um educador cada vez melhor para os seus alunos. Aliás, o que acha de conhecer mais sobre tecnologias utilizadas em sala de aula?

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.