4 min de leitura

5 aplicativos gratuitos para professores

O uso de aplicativos facilita a rotina de profissionais de diversas áreas, inclusive de professores! Essas ferramentas podem ser úteis para melhorar a organização das atividades de trabalho, facilitar a comunicação e também como recurso pedagógico em sala de aula. 

A seguir, listamos 5 apps gratuitos para você conhecer e testar. Confira! 

Aplicativos para professores

A gestão do tempo é uma habilidade cada vez mais essencial no mundo do trabalho, principalmente para evitar a sobrecarga de atividades. E saber organizar a rotina de trabalho passa pela consciência das atividades realizadas e também das horas que são investidas em cada projeto. 

Investir tempo em planos de aula que já foram elaborados, mas acabaram se perdendo, é um outro fator que demanda serviços adicionais. Nos casos em que as aulas precisam de muitos recursos visuais, é ainda mais oneroso. 

E quem desconhece o volume de trabalho que realiza pode acabar assumindo muitos compromissos, ultrapassando uma carga-horária saudável ou atrasando tarefas. Por isso, começamos este artigo apresentando aplicativos gratuitos que podem ajudar professores e gestores escolares no desempenho de suas funções! 

No começo, pode ser difícil migrar dos cadernos e agendas de papel para os aplicativos, mas, com a prática, o tempo para realizar atividades que se repetem a cada semestre ou mesmo ano a ano, será otimizado! 

1 – Google Agenda 

O aplicativo de agenda é muito útil para professores, principalmente para quem trabalha em mais de uma escola ou atende várias turmas diferentes. É uma forma de anotar demandas, encontros e entregas com rapidez — e também de remarcá-los quando necessário — e visualizar sua semana, mês ou ano com facilidade. 

A vantagem do Google Agenda é que você pode fazer uma integração com a agenda da escola, caso também seja elaborada nesse app. Outra vantagem é receber notificações no celular antes dos eventos e escolher quando elas chegarão: se 10 minutos antes, no dia anterior, etc. 

2 – Trello

O Trello é uma ferramenta de organização de projetos que oferece vários recursos, como quadros de atividades, checklists, anexo de arquivos, marcação de prazos e até distribuição de tarefas, caso seja um trabalho desenvolvido com outras(os) professoras(es).

Você pode utilizá-lo como uma agenda visual, dividindo as informações pertinentes à cada turma em categorias e personalizando os quadros de acordo com sua demanda semanal: cursos de formação em andamento, planos de aula em construção, demandas da secretaria, recursos interessantes para as aulas, etc. 

As tags, disponíveis no app, podem ser modificadas com os nomes de cada turma, de projetos institucionais em andamento, atividades extracurriculares e de funções administrativas desempenhadas na escola, como participação em comissões ou eventos.

Dica: baixe o nosso e-book gratuito “Guia do professor organizado” clicando aqui.Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

3 – Canva

O Canva é um aplicativo e plataforma on-line que apresenta centenas de recursos criativos e modelos para criar atividades escolares. São centenas de ilustrações, infográficos, tabelas, mapas mentais e apresentações prontas para personalizar.

Elaboramos um tutorial básico de como fazer o cadastro gratuito e acessar os principais recursos disponíveis. Clique aqui e confira. 

4 – Geogebra

O Geogebra é um software e plataforma de matemática que disponibiliza gratuitamente recursos, atividades, jogos, exercícios e aulas sobre geometria, álgebra, planilhas, gráficos, estatísticas e cálculos. 

A iniciativa, que é de código aberto, é alimentada pela comunidade de usuários. São mais de 5 aplicativos diferentes, que podem ser baixados gratuitamente. Clique aqui para conhecer as opções e fazer o download.

Professores podem preparar gráficos, desenhar formas geométricas e criar tabelas usando o app e exportar as imagens para inserir em slides ou para impressão. 

Na aba Materiais didáticos (disponível na versão para computador) há aulas, jogos e exercícios de matemática divididos por tema — trigonometria, aritmética, funções etc — e por faixa etária — 6 a 10, 11 a 14 e 15 a 18 anos. 

A atividade interativa (clique aqui) que aparece na imagem abaixo pode ser utilizada como exemplo em aulas sobre tipos de gráficos, já que permite alteração no campo das porcentagem e, consequentemente, na formação dos gráficos. 

A imagem mostra um gráfico de setores feito na plataforma Geogebra. (Créditos: Marco A. Manetta). Imagem: captura de tela da plataforma Geogebra. 

Gráfico de setores elaborado por Marco A. Manetta. Imagem: captura de tela da plataforma Geogebra.

5 – Clique Escola

O Clique na Escola (clique aqui para baixar) é um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) que apresenta as principais informações sobre as escolas brasileiras. O objetivo é facilitar a compreensão e promover a transparência dos dados dessas instituições de ensino para toda a sociedade.

Por meio dele, professores e gestores escolares podem consultar informações sobre escolas municipais, estaduais, federais e privadas de todos os Estados brasileiros, selecionando filtros e categorias.

O app mostra a quantidade de estudantes, de turmas, modalidades de ensino, dados de infraestrutura (como ausência ou presença de espaços de aprendizagem e organização), informações financeiras e os projetos desenvolvidos. 

O app Clique Escola fornece dados educacionais e demográficos das escolas brasileiras. Imagem: captura de tela.

O app Clique Escola fornece dados educacionais e demográficos das escolas brasileiras. Imagem: captura de tela.

A nota do IDEB também é exibida, e aparece em um gráfico com dados que contemplam os anos de 2015, 2017, 2019 e 2021. Essa é uma forma de acompanhar o status e o progresso das escolas em diferentes segmentos.

Uma das funcionalidades mais interessantes é a aba Projetos, na qual as equipes cadastram inicia atividades realizadas em suas escolas. Há um campo com as principais notícias sobre a Educação pública no Brasil e você pode receber notificações para ficar sempre bem informado(a)!

Gostou das dicas de aplicativos? Como você utiliza as tecnologias no seu dia a dia? Compartilhe com a gente nos comentários!E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

Você já conhece o i-Diário?

É o nome do diário de classe digital criado especialmente para professoras(es) de escolas municipais! Foi desenvolvido pela Portábilis com o objetivo de otimizar tempos e recursos em sala de aula. Entenda como:

✅ O controle de presença é feito via aplicativo para celular, que não precisa de acesso à internet para funcionar!

✅ As(os) professoras(es) podem inserir notas, avaliações e o diário de observações dos(as) estudantes dentro do sistema. 

✅  E ainda tem mais: um campo para inserir os objetivos de aprendizagem e habilidades, planos de aula e conteúdos alinhados à BNCC! 

Indique para os gestores(as) do seu município! Envie nosso site – www.portabilis.com.br – para o(a) Secretário(a) Municipal de Educação da sua cidade ou para a diretora da sua escola! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).Conteúdo para educadores(as)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *