3 min de leitura

Assistente Social na Educação: entenda as atribuições

A presença de equipes multiprofissionais na rede pública de ensino é um grande avanço. Mas, você sabe quais são as demandas e desafios de Assistentes Sociais que atuam na Educação?

Neste artigo apresentamos o que diz a legislação que orienta a prática e quais são as principais atribuições para a atuação profissional. Confira!

Serviço Social na rede pública é lei 

A Lei 13.935/2019 (disponível neste link), promulgada em 11 de dezembro de 2019, garante a presença de profissionais de psicologia e serviço social na educação básica da rede pública. Um dos objetivos das equipes multiprofissionais é promover avanços no ensino e na aprendizagem.

Atribuições segundo à Lei 13.935/2019 

O texto da lei prevê que as equipes multiprofissionais — que incluem assistentes sociais e psicólogas nas escolas — desenvolvam ações para melhorar o ensino e a aprendizagem e atuem na mediação das relações sociais e institucionais.

Outra menção importante é a de que os profissionais da equipe devem considerar o projeto político-pedagógico das escolas em suas atribuições.

Fundo de Assistência Social: acesse o infográfico e entenda o que é e como seus recursos são distribuídos.

Atribuições do Assistente Social na Educação

Na publicação Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, disponibilizado pelo Conselho Federal de Serviço Social, há um capítulo sobre as competências e atribuições que devem nortear o trabalho de assistentes sociais nas escolas públicas.

Destacamos alguns pontos mencionados no documento:

  • Ir além da dimensão estratégica voltada para a garantia do acesso e permanência na educação e, também, atuar para garantir a gestão democrática e a qualidade da educação;
  • Realizar abordagens individuais, mas também coletivas: em ações com familiares, docentes, gestores(as), movimentos sociais, entre outros;
  • Atuar na implementação e execução da Política de Educação, operando em programas, projetos e ações afirmativas;
  • Defender as condições de acesso à educação como condição necessária à sua consolidação como política pública e direito social; 
  • Procurar outros significados para a educação, buscando uma direção contra-hegemônica;
  • Atuar profissionalmente considerando a dimensão ética, política, teórica junto à técnica.
  • Compreender as desigualdades que atravessam a política educacional e reconhecer sujeitos coletivos e de processos de luta no campo para criar articulações;
  • O trabalho na educação deve seguir as diretrizes do Código de Ética Profissional que rege a área e as orientações das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. 

 

Leia os documentos na íntegra: 

  • Código de Ética do/a Assistente Social – Lei 8.662/93 de Regulamentação da Profissão (clique aqui);
  • Diretrizes Curriculares da ABEPSS: os links para acesso aos documentos estão no final da página (clique aqui).

 

Iniciativas intersetoriais

A intersetorialidade traz inúmeros benefícios na gestão socioassistencial. Um exemplo de ação integrada é o programa BPC na Escola, que envolve as políticas de Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos.

O objetivo é garantir o acesso e permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada e têm entre 0 e 18 anos. Os(as) gestores(as) do programa fazem visitas domiciliares e acompanham as pessoas beneficiadas. 

Trilha de conteúdo 

Os assistentes sociais que atuam na rede municipal precisam conhecer a Política Nacional de Assistência Social e desenvolver ações práticas para executá-la no âmbito local. 

Entender como o SUAS funciona, os níveis de gestão e quais leis orientam o trabalho desenvolvido nas cidades é o primeiro passo para aperfeiçoar a oferta de serviços e programas. 

Pensando nisso, elaboramos uma trilha de conteúdo sobre esses temas. Ao cadastrar seu e-mail, você vai receber informações introdutórias sobre serviços, instrumentos e dicas para realizar as atividades que compõem o trabalho das secretarias municipais de Assistência Social em todo o Brasil. 

Clique aqui para se cadastrar. 

Trilha de conteúdo para assistentes sociais que atuam na rede municipal. Clique no link, vá para a página e faça o seu cadastro para receber informações gratuitas sobre o tema.

Conheça o Portábilis SAS

O Portábilis SAS é um software para Assistência Social que unifica e integra os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), possibilitando uma gestão mais inteligente por meio de dados e tecnologia. Confira alguns benefícios:

  • Gestão de benefícios eventuais
  • Controle de cadastros, programas e serviços
  • Integração de dados entre equipamentos
  • Mapa de referência
  • Facilidade no consulta e emissão do RMA 
  • Encaminhamentos e contrarreferência
  • Relatórios e indicadores da produção técnica

Clique aqui e conheça o software que dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologias!

O Portabilis SAS é um software para Assistência Social que integra e dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologia e dados confiáveis, possibilitando uma gestão mais inteligente, ágil e menos burocrática do SUAS no município.

Conteúdo para Assistentes Sociais

Aqui no nosso blog você encontra artigos sobre gestão do SUAS, dicas para organização de campanhas, sugestões para oficinas e muito mais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *