3 min de leitura

Censo Escolar e i-Educar: como facilitar o envio dos dados

O Censo Escolar é um instrumento de coleta de informações que reúne dados de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil. O levantamento abrange o ensino regular, a educação especial, a educação de jovens e adultos e a educação profissional. 

A pesquisa é coordenada pelo Instituto Nacional de Ensinos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e os resultados da pesquisa são fundamentais para que gestores públicos identifiquem qual a situação educacional do Brasil e possam traçar estratégias, qualificar planejamentos e acompanhar indicadores.

As informações são enviadas ao Sistema Educacenso — uma ferramenta digital que organiza os dados censitários — e que inclui formulários com tópicos previstos para cada uma das etapas da coleta.

Nas escolas municipais, o envio de dados ao Censo já faz parte da rotina de trabalho, já que a pesquisa acontece anualmente. As instituições que possuem algum tipo de sistema ou plataforma digital de gestão, como o i-Educar, podem facilitar esse processo.

Censo Escolar e i-Educar

Com o i-Educar, sistema de gestão para escolas municipais, a importação e exportação dos dados são automatizadas. O procedimento é ágil e seguro e há um campo para validar se todas as informações obrigatórias estão preenchidas.

O sistema é atualizado anualmente de acordo com as novas exigências do Educacenso – INEP. Dessa forma, os(as) gestores(as) municipais poupam o tempo e não precisam fazer o procedimento manualmente.

Exemplo de como o i-Educar analise o arquivo e valida as informações. Depois de corrigir todos os erros, a equipe responsável pelo Censo Escolar no município faz o download de um arquivo em txt e faz a submissão diretamente na plataforma do Censo.

Exemplo de como o i-Educar analise o arquivo e valida as informações. Depois de corrigir todos os erros, a equipe responsável pelo Censo Escolar no município faz o download de um arquivo em txt e faz a submissão diretamente na plataforma do Censo.

Confira, abaixo, os depoimentos de clientes que se beneficiam dessa funcionalidade! 

Redução do trabalho em Criciúma (SC)

A Celia Valim, coordenadora municipal do Censo Escolar de Criciúma (SC) compartilhou que sem  o i-Educar o procedimento demorava cerca de 30 dias, com muito trabalho manual e operacional. Ao utilizar o i-Educar, o processo foi reduzido para uma semana de trabalho, 5 dias úteis, com mais de 80% do tempo otimizado.

Ouça na íntegra o depoimento: 

Dados fidedignos em Humaitá (AM)

O José Augusto Cordeiro da Costa, que é coordenador municipal do Censo Escolar de Humaitá (AM) compartilhou que no município tudo era feito de forma manual e com planilhas no Excel. Depois da implantação do i-Educar, todos os campos do Censo Escolar são preenchidos em poucos cliques e enviados ao Educacenso de forma fidedigna, melhorando o processo em 100%.

Ouça na íntegra: 

Otimização do tempo em Rio Negrinho (SC)

A Beatriz Martenhuk Veiss, que é secretária educacional em Rio Negrinho (SC), compartilhou que uma atividade que antes demorava cerca de 2 meses, passou a levar 2 semanas.

“O ano passado a gente precisou informar a pós no sistema, porque precisou informar pós no Educacenso. Então, o sistema está caminhando junto. Eu não tenho dúvida nenhuma em utilizar o Educacenso junto com o i-Educar, porque eu sei que aquilo que eu tenho no i-Educar é o mais correto possível que eu tenho pra fazer no Educacenso”, afirma. 

Com a atualização anual, o i-Educar é parametrizado de acordo com as regras do Educacenso/INEP, oferecendo mais segurança e tranquilidade para os responsáveis em submeter os dados escolares.

Indique para o seu município

A Portábilis existe para potencializar o impacto das políticas públicas e ajudar os municípios brasileiros a ter uma gestão mais eficiente da Educação e da Assistência Social. 

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para escolas municipais – a equipe da Secretaria de Educação do município se beneficia de uma gestão guiada por dados pedagógicos e de ferramentas para gestão de servidores, integração com Sistema Educacenso/Inep e informações em tempo real.

Conheça  alguns diferenciais do atendimento ofertado aos municípios: 

  • Nossos clientes recebem treinamentos para que se sintam confortáveis em utilizar os sistemas;
  • Seguimos a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD);
  • Temos uma central de suporte para oferecer mais segurança aos gestores do sistema;
  • Fazemos melhorias e atualizações constantes;
  • Nos preocupamos com disponibilidade e segurança dos dados;
  • A equipe entrega uma solução adaptada e configurada de acordo com a sua realidade.

 

Conteúdo para gestoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *