4 min de leitura

Cidadania digital: 3 formas de trabalhar o tema na escola

Há 149 milhões de usuários de Internet no Brasil. Os números são da versão mais recente da pesquisa TIC Domicílios (Cetic.br; NIC.br), lançada em maio de 2023, que traz dados importantes para pensar a inclusão digital no país.

As crianças e adolescentes também compõem esse montante, representando 24 milhões, segundo os dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2022. Porém, ainda há muitas limitações – como a qualidade da conexão e o acesso aos dispositivos  –, que afetam, principalmente, as classes sociais mais baixas e impactam no desenvolvimento de habilidades digitais. 

E é nesse contexto que o debate sobre a exclusão digital acontece ao mesmo tempo em que cresce a atenção para os riscos de estar conectado(a), sobretudo para a saúde mental, destacando a importância de conhecer e praticar a cidadania no ambiente online

A seguir, apresentamos o conceito seguido de três ideias práticas para trabalhar com o tema em sala de aula. Boa leitura! 

O que é cidadania digital?

O termo cidadania digital refere-se aos direitos — como o acesso às tecnologias, direito à participação e conexão de qualidade — e aos deveres — uso responsável das redes, ética na produção de conteúdos, entre outros — relacionados às novas tecnologias e a cultura digital. 

A atuação em rede nos ambientes digitais demanda uma participação consciente, que favoreça a existência e a manutenção de espaços democráticos. Por esse motivo, o desenvolvimento técnico deve avançar em direção à relevância social. 

As tecnologias devem ser instrumentos para melhorar a qualidade de vida das pessoas em diversos âmbitos. Nesse sentido, a cidadania digital está relacionada” à ampliação dos direitos já conquistados nos campos social, político, econômico e cultural” (*).

(*) Essa informação é do artigo “Inclusão e cidadania digital no Brasil: a (des)articulação das políticas públicas”, escrito por Angela M. G. de Carvalho e Marcos T. Américo, que está disponível neste link

Como trabalhar a cidadania digital nas escolas? 

A iniciativa pode partir de professores, de coordenadores ou gestores escolares e ser trabalhada de diferentes formas: 

  • Como tema do material de apoio nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Informática, entre outras;
  • Como tema específico de um projeto institucional;
  • Em formato de oficina ou minicurso;
  • Como uma disciplina extra, ofertada em contraturno.

 

Confira, abaixo, três exemplos para colocar em prática. 

1 – Como tema do material de apoio das aulas 

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aborda a cultura digital e prevê o desenvolvimento de competências específicas relacionadas às novas tecnologias. Um dos objetivos é que as/os estudantes estejam preparados para lidar de forma reflexiva e crítica com as mudanças sociais propiciadas por esse contexto. 

Textos de apoio sobre segurança digital, privacidade na Internet, ciberativismo, direitos autorais, cyberbullying, inclusão e exclusão digital podem ser utilizados nas aulas como ponto de partida para exercícios de escrita, de interpretação (de textos e gráficos) e para fomentar debates e apresentações de trabalho em grupo. 

Veja exemplos: 

→ O IBGE Educa — portal do IBGE voltado para a educação — disponibiliza atividades e recursos para professores. O plano de aula “Quem acessa a Internet?” apresenta um material completo para levar o tema para sala de aula e propor um exercício de escrita argumentativa; 

→ Outra atividade disponível é a Pesquisa e gráficos sobre acesso à Internet, que prevê pesquisas estatísticas e a construção de gráficos de colunas a partir de dados fornecidos pelo IBGE; 

→ O material Trabalhando o tema Cidadania Digital, disponibilizado pelo Plenarinho — programa educativo da Câmara dos Deputados — traz dicas para preparar 5 aulas de 40 minutos sobre o tema para estudantes do 8º e 9º ano.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

2 – Como disciplina extra 

A Safernet, em parceria com o governo do Reino Unido, desenvolveu uma disciplina sobre cidadania digital que pode ser ofertada por professores da instituição interessada.

O objetivo é orientar estudantes para um uso responsável e positivo das tecnologias, a partir de aulas sobre bem-estar e saúde emocional, segurança e privacidade na Internet, respeito e empatia das redes, relacionamentos seguros online e cidadania digital para todas as pessoas. 

As secretarias de educação e escolas públicas ou privadas podem aderir. Todas as informações estão disponíveis nesta página.

3 – Em projetos institucionais

Os projetos institucionais são ofertados para promover mudanças no ambiente escolar e podem ser desenhados a partir de situações desafiadoras identificadas no local. 

Saúde mental é um tema de extrema importância, que precisa ser abordado com seriedade em todos os espaços institucionais e que é, cada vez mais, vinculada às boas práticas de participação na Internet e dos cuidados com o consumo de informações.

A equipe escolar pode elaborar um projeto sobre o tema em parceria com as secretarias da Saúde ou de Assistência Social do município e integrar a comunidade em campanhas de conscientização. 

Confira três materiais de apoio para aprender mais sobre o tema e embasar o planejamento da ação na escola: 

→  O Guia de Saúde mental de jovens e adolescentes (Vita Alere + Unicef) tem um capítulo dedicado ao uso das tecnologias, no qual traz recomendações sobre como lidar com situações que acontecem na Internet, como: cyberbullying, fake news, cultura do cancelamento, jogos e desafios, aliciamento sexual online, entre outros. 

→ O curso online Saúde Mental nas Escolas disponível na plataforma Lúmina (UFRGS) aborda a prevenção e a promoção da saúde mental nas escolas, com módulos sobre fatores de risco, regulação emocional, encaminhamentos, estratégias de enfrentamento, etc;

Click-bait? Deep fake? Live? Influencers? A plataforma Educamídia elaborou um glossário (clique aqui para acessar) com os principais verbetes que fazem parte do ambiente digital e informacional. Basta usar o campo de busca ou navegar pelo alfabeto! 

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

Conheça a Portábilis

Você sabia que a Portábilis tem como propósito impulsionar governos municipais para melhorar a vida das pessoas? Sim! E isso é feito por meio de softwares de gestão da Educação e da Assistência Social, potencializando a aplicação das políticas públicas nos municípios brasileiros.

Com o i-Diário – sistema on-line de diário de classe – as(os) professoras(es) ganham tempo em atividades burocráticas e têm uma rotina bem mais organizada. Entre as funcionalidades estão: frequência escolar via app, boletim on-line e campo para inserir os objetivos de aprendizagem e habilidades, planos de aula e conteúdos alinhados à BNCC. 

Conteúdo para educadoras(es)

E aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *