3 min de leitura

Como fazer o diagnóstico socioterritorial?

O diagnóstico socioterritorial é um recurso estruturante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), já que considera as relações sociais de famílias e indivíduos nos e com os territórios. 

Mas, o que exatamente isso significa? Vamos começar pelos termos. De modo geral, diagnóstico é uma ferramenta de trabalho que produz e coleta para transformá-los em informações úteis, sobretudo para promover mudanças. Já o termo socioterritorial refere-se à caracterização do território – a partir de dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais –, e ao que torna uma determinada região única de acordo com as necessidades e práticas da população que vive naquele local.

A seguir, explicamos como fazê-lo e qual a finalidade dessa ferramenta na gestão municipal das políticas sociais. Para elaborar este artigo utilizamos informações do caderno de estudos do Curso de Indicadores para diagnóstico do SUAS e do Plano Brasil sem miséria (Brasília, 2016), elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

NOAS e diagnóstico socioterritorial

O item IV, do artigo 15 da Norma Operacional Básica do SUAS (NOB SUAS), apresenta como responsabilidade dos Estados: “organizar, coordenar e prestar serviços regionalizados da proteção social especial de média e alta complexidade, de acordo com o diagnóstico socioterritorial e os critérios pactuados na CIB e deliberados pelo CEAS”.

Já o item IX do artigo 17 informa que cabe aos municípios “organizar a oferta de serviços de forma territorializada, em áreas de maior vulnerabilidade e risco, de acordo com o diagnóstico socioterritorial”.

Fundo de Assistência Social: acesse o infográfico e entenda o que é e como seus recursos são distribuídos.

Como fazer diagnóstico socioterritorial?

A realização do diagnóstico socioterritorial reúne informações sobre a realidade local – análise histórico-conjuntural da realidade (engloba dados sociais, demográficos, educacionais, etc) e descrição da rede socioassistencial e sua respectiva cobertura, como demandas (expressas, emergentes e potenciais) da população destinatária; e a identificação de territórios com concentração da população em situação de vulnerabilidade social. 

Acesse o material e confira as orientações detalhadas clicando aqui.

De acordo com a NOB SUAS (2021), requer um um “processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas”.

Observação: o diagnóstico socioterritorial é um dos itens do Plano de Assistência Social, que norteia a execução das Política Nacional de Assistência Social. É por isso que é tão importante coletar, armazenar e organizar os dados do município corretamente. 

Portabilis SAS: o software para Assistência Social mostra o diagnóstico socioterritorial com vulnerabilidades e eventuais benefícios. Os dados da imagem são fictícios.

Portabilis SAS: o software para Assistência Social mostra o diagnóstico socioterritorial com vulnerabilidades e eventuais benefícios. Os dados da imagem são fictícios.

Quem elabora o diagnóstico socioterritorial?

A elaboração do diagnóstico socioterritorial é uma responsabilidade da Vigilância Socioassistencial, que também fica com a demanda de mantê-la atualizada e fazer o repasse de informações às equipes do CRAS, por exemplo. 

De acordo com o item 1 da Norma Operacional Básica do SUAS, cabe à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios a atividade de “elaborar e atualizar periodicamente diagnósticos socioterritoriais que devem ser compatíveis com os limites territoriais dos respectivos entes federados”. 

Quanto à periodicidade, o artigo 20 prevê que “realização de diagnóstico socioterritorial, a cada quadriênio, compõe a elaboração dos Planos de Assistência Social em cada esfera de governo.” 

Infográfico gratuito: Desenvolvimento sustentável da ONU - conheça os 17 objetivos do plano até 2030.

Qual a finalidade do diagnóstico social?

É a partir do diagnóstico territorial que as demandas de cada região são definidas, por isso, é um elemento estrutural da implementação da vigilância socioassistencial. Para fazê-lo, é necessário reunir informações sobre a situação de vulnerabilidade de famílias e indivíduos e a oferta de serviços disponíveis nos territórios.

  • É um instrumento de compreensão da realidade social e dos territórios;
  • Orienta a implementação dos programas sociais no município;
  • Reúne dados para implementar políticas sociais;
  • Permite que gestores(as) municipais conheçam a cobertura da rede socioassistencial;
  • Constrói indicadores para avaliar e reavaliar ações;
  • Ajuda a melhorar programas, serviços e ações;
  • Quantifica informações que, anteriormente, eram qualitativas;
  • Direciona o combate de problemas sociais após análises;
  • Compõe o planejamento de intervenção da gestão municipal;
  • Orienta a adequação entre oferta X demanda de serviços socioassistenciais;
  • Compõe o Plano Municipal de Assistência Social. 

Conheça o Portabilis SAS

Promover o ingresso à Assistência Social é um dos desafios encontrados por profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no exercício de suas atividades.

Para resolver essa questão, o uso de dados é uma estratégia que tem ganhado força, principalmente no gerenciamento de ações e na tomada de decisão rápida. O nosso software – Portabilis SAS – dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologias. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time!

O Portabilis SAS é um software para Assistência Social que integra e dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologia e dados confiáveis, possibilitando uma gestão mais inteligente, ágil e menos burocrática do SUAS no município.

Conteúdo para Assistentes Sociais

Aqui no nosso blog você encontra artigos sobre gestão do SUAS, dicas para organização de campanhas, sugestões para oficinas e muito mais. Confira alguns destaques: 

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    One thought on “Como fazer o diagnóstico socioterritorial?

    1. MAGNA disse:

      SUPER INTERESSANTE TODOS OS CONTEÚDOS!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *