4 min de leitura

O que é Internet das Coisas e o que pode trazer de mudanças para as escolas?

As novas tecnologias têm sido criadas com o objetivo, dentre outras coisas, de melhorarem a educação. Recursos e dispositivos vêm sendo pensados para aproximarem, cada vez mais, as escolas da realidade dos alunos. É neste contexto que surge a Educação 4.0. A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) é uma, dentre essas inúmeras inovações.

Mas, afinal, o que é IoT?

O termo “coisas” se refere aos objetos ou dispositivos eletrônicos que se conectam com um software através da internet. Este sistema centraliza os dados gerados pelos objetos e gera uma série de informações. Portanto, trata-se de uma ligação entre o mundo real e o digital.

A IoT automatiza, também, tarefas repetitivas. Este fato, somado ao acesso à informações estratégicas, faz com que haja uma facilitação na melhora de processos e na tomada de decisões.

Smartphones, fones de ouvido, máquinas de lavar roupa, TVs e, até, veículos, podem ser conectados à internet. Uma geladeira inteligente, por exemplo, ao detectar que a comida está acabando, pode fazer compras automaticamente. Um carro pode ser rastreado e monitorado, fornecendo informações como, velocidade, paradas e desvios de trajeto.

Da mesma forma, a Internet das Coisas pode facilitar a gestão das escolas e o planejamento das aulas. Através do celular do aluno, por exemplo, daria para registrar sua presença, sem precisar fazer a chamada.

Para a IoT funcionar, os objetos precisam ter sensores acoplados. A conexão à internet é feita por meio do próprio equipamento. Mensagens e arquivos são trocados a partir do momento que acontece a fusão entre o dispositivo e o sistema de controle.

A infraestrutura precisará ser reforçada, não apenas nas escolas, mas em todo o País. Pois, em pouco tempo, haverá uma rede enorme de conexões, transmitindo e recebendo milhares de dados a cada segundo.

A verdade é que não teremos como fugir dessa realidade. A IoT veio para ficar. Para você ter uma ideia, o tema foi, por várias vezes, destaque no maior evento de educação e tecnologia da América Latina, o Bett Brasil Educar.

Internet das Coisas (IoT) nas escolas

Aplicabilidade

A escola, ao utilizar a IoT, terá a possibilidade de coletar dados e ter acesso à informações de, praticamente, todos os assuntos referentes ao seu funcionamento. Desde o ato de educar, até sua administração, recepção e segurança.

Com esses conhecimentos em mãos, a direção conseguirá tomar melhores decisões em todos os aspectos que envolvem a escola. Para exemplificar, veja abaixo, algumas situações em que a Internet das Coisas seria utilizada.

O celular dos alunos poderia se tornar um meio de acompanhar sua vida escolar. O dispositivo seria utilizado para registrar faltas, pegar livros emprestados na biblioteca, acessar laboratórios e, inclusive, monitorar seu trajeto de volta para casa.

Com a integração desses dados à internet, a escola, por meio de um sistema de controle, analisaria, por exemplo, os conteúdos que o aluno tem maior dificuldade, a probabilidade de ele abandonar os estudos, se está voltando para casa em segurança, dentre outras informações.

A IoT contribuiria, também, para reduzir o tempo dos professores e gestores com tarefas repetitivas, como:

  • Registro de presença do aluno (seria automatizado através de transmissores emitidos pelo smartphone);
  • Rastreamento de materiais de uso interno como, os livros didáticos;
  • Controle de entrada e saída de materiais de consumo;
  • Localização de toda a equipe escolar, sem precisar sair à procura dessas pessoas;
  • Segurança (por meio de um sistema de bloqueio de portas e notificação às autoridades em caso de atitudes suspeitas);
  • Dentre outros.

 

Ao liberar o tempo dos professores, eles terão maior disponibilidade de trabalhar em estratégias pedagógicas. Com os dados fornecidos através da Internet das Coisas, os educadores poderão monitorar o desempenho dos alunos e, inclusive, personalizar as aulas, conforme suas dificuldades e interesses.

A IoT possibilita, ainda, tornar as aulas mais interativas, por meio do compartilhando de conteúdo e esclarecimento de dúvidas com os colegas e professores através de aplicativos acessados por smartphones.

Benefícios

A IoT, para além de uma ferramenta tecnológica, é uma agente de transformação de toda a comunidade escolar.

Ao proporcionar informações úteis e de qualidade, permite que o professor foque na estratégia das aulas (e não mais em tarefas repetitivas), que os pais consigam acompanhar a vida escolar de seus filhos mais de perto e que os alunos sejam beneficiados com aulas interativas e personalizadas.

A Internet das Coisas traz modernização para os processos educacionais. Com isso, ocorre o desenvolvimento profissional dos gestores e professores e o aumento de sua eficiência. O aluno passa a ser atuante no seu processo de ensino e, em consequência, há uma maior aprendizagem.

Diante de tantas facilidades que essa tecnologia traz, parece que sua aplicação, nas escolas, está longe de acontecer, não é verdade? Acontece que a IoT está presente em vários equipamentos, hoje, que nem nos damos conta.

A Internet das Coisas já é uma realidade. Porém, para que seja aplicada, em sua totalidade, nos ambientes educacionais públicos, deve haver maior investimento em infraestrutura e capacitação dos profissionais para utilizar, analisar e tomar decisões com base em dados.

Como alternativa ao alto custo com inovação da infraestrutura e para adaptar o uso da IoT à realidade das redes de ensino do País, poderiam ser disponibilizadas ferramentas tecnológicas off-line.

É preciso ter consciência de que a adaptação das escolas à Educação 4.0 ainda está em processo de construção. Não há algo pronto. O bacana é que todos nós podemos contribuir com ideias para que ela aconteça o mais breve possível.

 

********

E então? Conseguiu entender o que é Internet das Coisas e as mudanças que trará para as escolas? Você já presenciou a IoT sendo utilizada na educação? Quais os benefícios que conseguiu enxergar? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

Se gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros textos como este!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *