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ODS da ONU para a Educação: como a tecnologia pode contribuir com a meta 4.7

Para atingir as metas criadas para cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são necessárias ações estratégicas, bem estruturadas e que se adaptam à realidade local.

A educação é um dos pontos-chave dos ODS estabelecidos na Agenda 2030, e, por isso, tornou-se o objetivo número 4, dentre outros dezesseis do plano de ação criado em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), por diversos líderes mundiais.

Dentro de cada objetivo planejado, existem inúmeras metas para que o propósito seja alcançado. E com a maior qualidade possível. 

Foram estipuladas 10 metas ambiciosas para assegurar uma boa educação através da inclusão e da equitatividade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos.

Neste texto, falaremos especificamente da meta 4.7, das estratégias indicadas na Declaração de Incheon e no Marco de Ação para atingi-la, e, por último, falaremos como a tecnologia pode auxiliar nesse processo.

Se interessou? Continue com a gente.

ODS da ONU para a Educação: meta 4.7 

Dentre as 10 metas do objetivo relacionado à educação, a sétima busca garantir que a educação contribua com a formação de cidadãos responsáveis, que promovam a paz, os direitos humanos, a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável.

O foco da educação precisa estar tanto no aspecto cognitivo quanto no não cognitivo, desenvolvendo as habilidades e competências necessárias para que os indivíduos tenham vidas produtivas, sejam críticos e assumam papel ativo na sociedade.

O que diz a meta?

“4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável”. Fonte: Plataforma Agenda 2030

Aqui, você pode conferir as demais metas do ODS 4:

ODS da ONU para a Educação: metas do objetivo 4.
Fonte: Plataforma Agenda 2030

Perceba que, para atingir o objetivo de uma educação de qualidade, todos os âmbitos que permeiam a aprendizagem foram pensados. Tanto cognitivo, socioemocional, quanto comportamental.

A busca por capacitar e empoderar os indivíduos é predominante, principalmente quando falamos na ampliação de oportunidades às pessoas mais vulneráveis.

Uma dúvida que pode surgir é de que forma as metas podem ser atingidas e se existem diretrizes para as redes de ensino começarem a agir e contribuir para o alcance do objetivo.

O Marco de Ação foi elaborado com o intuito de esclarecer e nortear a implementação dessas ações. Falaremos sobre a indicação de estratégias relacionadas à meta 4.7 adiante.

Estratégias indicativas

Em maio de 2015, ocorreu o Fórum Mundial de Educação (FME) em Incheon, na Coreia do Sul.

Na ocasião, participantes de mais de 160 países adotaram a Declaração de Incheon. O documento constitui, dentre outras coisas, o compromisso da comunidade educacional com a Agenda 2030, estabelecendo uma nova visão de ensino para os próximos 15 anos.

Da mesma forma, o Marco de Ação foi discutido no FME e seus pontos básicos acordados na Declaração de Incheon. Durante um encontro na UNESCO, em novembro de 2015, foi finalmente finalizado.

Março de Ação

O Marco de Ação traduz e propõe na prática formas de implementar, financiar e monitorar as ações para o cumprimento das metas da Agenda 2030. Sugere estratégias para o desenvolvimento de planos, levando em consideração as realidades locais.

As estratégias indicadas através do documento para alcançar a meta 4.7 podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Desenvolver políticas e programas para promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Educação para a Cidadania Global (ECG), passando por reformas curriculares, materiais didáticos e qualificação dos professores, e impactando todo o sistema educacional do País;
  • Oferecer oportunidades ao longo da vida de todas as meninas e meninos, por meio do desenvolvimento de habilidades, valores e atitudes pacíficas, saudáveis e sustentáveis;
  • Fortalecer a compreensão e cooperação internacionais através da disseminação de boas práticas em EDS e ECG;
  • Fazer com que os programas relacionados à EDS e ECG se revertam em prática para as comunidades e sociedade;
  • Garantir que o papel estratégico da cultura para a sustentabilidade seja reconhecido pela educação, construindo conscientização sobre patrimônios e expressões culturais;
  • Utilizar sistemas de avaliação que tragam informações relevantes a respeito dos resultados de aprendizagem cognitivos, socioemocionais e comportamentais;
  • Trabalhar com uma abordagem interdisciplinar em todos os níveis e formas de educação, promovendo uma cultura de paz e não violência.

 

Como a tecnologia pode contribuir com a meta?

Com a crescente polarização e o aumento dos desafios sociais e ambientais no mundo, é fundamental que a educação passe por transformações a fim de que a sociedade torne-se mais sustentável e pacífica.

Não podemos dizer que não houve progresso nos últimos anos, mas ainda assim muito precisa ser feito. Prova disso é que apenas 50% dos Estados-membros da UNESCO indicam ter incluído a EDS em políticas relevantes.

No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que começou a ser implementada em 2018 nas escolas, define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, de forma que a escola ajude a preparar o aluno para toda a sua vida, e não somente no âmbito acadêmico tradicional.

A BNCC tem como principal propósito contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza. 

Para que as mudanças previstas pela BNCC saiam do papel, é necessário, além do apoio de bons materiais didáticos, a reelaboração dos currículos, a formação dos professores e o suporte da tecnologia.

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Através do Diário on-line do professor, é possível desenvolver planos de aula em conjunto com o plano de ensino, que trabalhem as 10 competências previstas na BNCC.

Com o QEdu Provas, é possível aplicar as avaliações no formato digital e on-line, liberando os professores do preenchimento de papéis e obtendo análises através dos resultados das provas.

Relatórios e gráficos são disponibilizados, permitindo que os professores criem planos de ação e aulas com o intuito de desenvolverem nos alunos as habilidades e competências necessárias para garantir o aprendizado ao longo da vida.

A meta se torna alcançável com a utilização de soluções como as exemplificadas acima, facilitando a vida dos profissionais de educação, e fazendo com que se preocupem com o principal em sala de aula, que é a aprendizagem e o desenvolvimento sustentável de todos os alunos.

Baixe o infográfico sobre Desenvolvimento sustentável da ONU e conheça os 17 objetivos do plano até 2030.

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Utilizando o Portabilis SAS, todos registros, atendimentos e encaminhamentos ficam documentados em um só lugar. Assim, gestoras(es) visualizam a aplicação das políticas públicas nos territórios com mais facilidade, utilizando os dados para elaborar planos de ação e as famílias são atendidas com mais agilidade.

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