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Registros de ocorrências disciplinares na escola: como fazer?
Os registros de ocorrências disciplinares na escola servem como reguladores das relações entre os diversos atores do ambiente escolar. Mas, a forma tradicional como são utilizados, vem, há tempos, sendo questionada.
Por fazer parte da rotina da escola, seu uso, muitas vezes, é banalizado. Considerado um disciplinador, o registro de ocorrências se tornou uma das principais formas de lidar com atos de indisciplina e violência nas escolas.
A forma mais comum de preencher o famoso livro de ocorrências é registrar o acontecimento e exigir a assinatura dos responsáveis pelo ato. Transmitindo assim, uma sensação de temor aos alunos.
Acontece que, no documento, dificilmente são apontadas possíveis soluções por meio de um acompanhamento pedagógico. O registro, feito de maneira isolada, não exerce a função de transformar o aluno, fazendo com que supere as causas de suas atitudes violentas ou indisciplinadas.
Mais do que um instrumento disciplinador, o registro de ocorrências disciplinares deve servir como um banco de dados, onde será possível gerar informações sobre o que acontece na escola e, com base nisso, trabalhar os problemas direto nas suas fontes.
Desta forma, o livro de ocorrências pode se tornar um importante instrumento para enfrentar os conflitos dentro das escolas.
Esse tema é tão relevante, que vem sendo objeto de pesquisa acadêmica nos últimos anos. Por isso, traremos nesse texto, inovações que estão sendo pensadas acerca do assunto.
Faça os registros de forma estratégica
O registro de ocorrências disciplinares faz parte da cultura do ambiente escolar. O ritual de apontar conflitos em um livro passa um ar de seriedade ao acontecimento. Dificilmente deixará de existir, pois representa os valores, práticas e simbologias da escola.
Se por um lado, a prática continuará existindo, por outro, é latente que sua renovação aconteça. Precisa deixar de ser utilizada com uma ameaça os alunos, um julgamento ou, ainda, uma maneira de isentar a escola de sua responsabilidade.
Deve se transformar em uma fonte de dados valiosa, para que a escola, com base em indicadores, trabalhe a gestão de forma estratégica.
Afinal, o intuito do registro de ocorrências disciplinares deve ser o de provocar os alunos a repensarem suas ações. Mas, de uma maneira acolhedora, para que desenvolvam suas habilidades reflexivas.
Para saber mais sobre como extrair valor dessa tarefa, que mais parece uma atividade burocrática, continue lendo abaixo.
Os utilize como mediadores de conflitos
Para que os registros de ocorrências disciplinares contribuam na mediação de conflitos, a maneira como são descritos, bem como o uso de seus dados, devem acontecer da seguinte forma:
- Descrição das ocorrências: no lugar de um relato parcial, descreva o fato, procurando esclarecê-lo da maneira mais imparcial possível. Com essa atitude, o mediador demonstra e ensina ao aluno, o senso de justiça;
- Utilização dos dados: os registros proporcionam informações importantes à escola. Muitas das causas dos problemas serão reconhecidas através de seus dados. Desta maneira, indisciplina, violência e, inclusive, reprovação, podem ser melhor entendidos e trabalhados.
Entenda as ocorrências através dos dados
Ao utilizar o livro de ocorrências disciplinares de forma estratégica, deixando de lado seu caráter disciplinador, os gestores educacionais poderão entender, através dos dados, o perfil dos problemas no ambiente escolar. Será possível compreender questões, como:
Gênero
Os meninos são os que, geralmente, possuem registros no livro. Mas, será esse um padrão em todas as turmas? E se for, por que isso acontece? O que poderia ser feito para neutralizar esse tipo de comportamento?
Ano escolar
Qual o ano escolar com maior número de ocorrências disciplinares? Será que, quanto maior a idade, mais atos de violência ou indisciplina são cometidos? Quais medidas preventivas, a escola poderia tomar para evitar que haja ocorrências com alunos dessa idade?
Indisciplina versus violência
Diferenciar indisciplina de violência é importante para pensar em estratégias diferenciadas ao combatê-las. Portanto, você pode fazer os seguintes questionamentos aos dados: Qual a maior ocorrência na escola, indisciplina ou violência? Qual o tipo é mais comum? Ou ainda: em qual ano escolar tem maior incidência de violência?
Frequência dos acontecimentos
Certos acontecimentos se repetem mais do que outros. Ao identificar o fato através da análise dos dados, é possível buscar suas causas e atuar, evitando que ocorram com tanta frequência.
Dica: como facilitar os registros das ocorrências disciplinares na escola
Até aqui, falamos da importância de trabalhar as ocorrências disciplinares na escola de forma estratégica. Mas, diante de tantos registros, como facilitar a análise desses dados para que gerem informações relevantes para os gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e professores?
Utilizando o livro impresso, é difícil dar dinamismo aos dados. Concorda? A tecnologia facilita o registro das ocorrências e, melhor, agiliza a análise.
Informatize os registros
Para tornar o trabalho dinâmico e inteligente, é preciso registrar os dados em um software. Essa etapa é a base para tornar possível as análises citadas ao longo do texto.
O cadastro é simples e levará menos tempo do que se você fosse escrever à mão (sem falar que é mais sustentável).
O i-Educar, por exemplo, é um sistema de gestão escolar que permite fazer o registro das ocorrências disciplinares na escola. É totalmente on-line, por isso não precisa de instalação e pode ser acessado de qualquer computador, notebook ou tablet.
Veja abaixo, o que é necessário para registrar a ocorrência no software:
Tenha acesso às informações em tempo real
Assim que fazer o cadastro no sistema, conseguirá visualizar a ocorrência, em um relatório, junto com os demais registros.
O fato de conseguir analisar todos os registros de ocorrências disciplinares na escola, ao mesmo tempo, facilita o gerenciamento dos dados e faz com que obtenha informações valiosas sobre as causas dos problemas e suas possíveis soluções.
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