4 min de leitura

Sistema para gestão escolar: melhor especialista ou generalista?

Um sistema escolar é fundamental para facilitar a gestão das escolas, ter acesso aos dados de forma mais ágil e manter as informações em um local seguro. No momento de decidir sobre a contratação de um software, uma dúvida frequente é: Qual a melhor opção, especialista ou generalista?

Antes de prosseguirmos, é importante conceituarmos os termos descritos acima. Os sistemas especialistas são aqueles que resolvem problemas específicos, focando em apenas uma área do conhecimento, setor, ou subsetor, como Educação, Diário Eletrônico ou Provas on-line.

Já os sistemas generalistas são mais abrangentes, atendendo setores diversos, e contendo processos e dados das mais variadas áreas do conhecimento.

Na administração pública, existem casos em que uma única empresa de software é contratada para atender, ao mesmo tempo, setores como, Educação, Assistência Social, Contabilidade, Tributos, dentre outros.

Mas, também existem municípios que preferem adotar uma solução completa e especializada para cada setor público.

Selecionamos as principais vantagens e desvantagens na contratação e utilização de cada tipo de software. Para saber mais, siga a leitura abaixo.

Sistema escolar generalista

Vantagens

Para facilitar o processo burocrático de contratação, muitos municípios optam por adotar uma solução de um único fornecedor.

Outro ponto que vale destacar é a facilidade em integrar os dados de todos os setores, por estarem alocados em uma única plataforma e somente um banco de dados. Apesar de não ser uma regra, pois muitas empresas que trabalham com sistemas generalistas ainda mantêm as informações, bem como as instalações dos softwares, separadamente.

Desvantagens

Um sistema generalista dificilmente conseguirá atender as especificidades de cada área que atua. Não há aprofundamento na demanda específica de uma determinada secretaria, e o software acaba não entregando uma solução completa.

Inúmeros municípios que optaram por esse tipo de contratação, tempos depois, se viram obrigados a buscarem softwares que suprissem as lacunas deixadas por um sistema generalista.

Sistema escolar especialista

Vantagens

Um sistema especialista, por ter profundidade e foco na área de atuação, atende melhor às expectativas, oferecendo meios de gerenciar as escolas de forma mais eficiente, analítica, estratégica, e com maior segurança nos dados, atendendo assim as mais diversas necessidades da Secretaria de Educação.

Sem contar que, a equipe de atendimento da fornecedora do software e os usuários que utilizam o sistema trocam conhecimento, pois todos são especialistas, o que contribui para o crescimento intelectual de cada um dos envolvidos.

Desvantagens

A busca por um sistema especialista em cada área pode demandar tempo da equipe na busca e na contratação, além de todo o processo burocrático para adoção dos softwares, implantação e treinamento.

Mas apesar dos pontos citados acima, a prática de desmembrar um software para cada função é mais comum do que você imagina, e totalmente possível.

Diante de todas as vantagens e desvantagens citadas acima:

Qual a melhor escolha?

É importante pensar nos benefícios a longo prazo, e contratar uma solução que, além de ter um bom custo/benefício, atenda as necessidades das escolas e também acompanhe as inovações que têm surgido na educação, tornando o aluno protagonista do seu aprendizado.

Não basta adotar um sistema apenas para cadastrar os dados, mas que não lhe entregue uma inteligência capaz de melhorar o dia o dia dos professores e fazer com que as crianças e os adolescentes tenham um ensino cada vez mais qualificado.

Sistemas escolares especialistas são desenvolvidos pensando em tornar a gestão das escolas mais estratégicas, com base em análises que tragam ideias para  constantes melhorias.

Vale destacar que, a preocupação com a integração entre os mais diversos sistemas da administração pública não deve existir, pois é totalmente possível de ocorrer por meio de tecnologias, como as Interfaces de Programação de Aplicações (APIs).

Para diminuir os custos de contratação, uma solução é a adoção de softwares livres, como o i-Educar. Para isso, não é preciso pagar licença, e o sistema passa a  pertencer ao município.

A secretaria terá a liberdade de contratar um prestador de serviços para dar suporte na sua implantação e uso, e poderá trocar esse prestador a qualquer momento, sem deixar de usar o software. Desta forma, não existirá o aprisionamento ao proprietário do sistema, além de não ter que pagar caro pelas licenças de uso.

O uso de um diário eletrônico para lançar as avaliações, frequências, plano de ensino, planos de aula e conteúdos com maior agilidade e segurança, se mostra uma excelente alternativa em substituição ao diário de papel.

Compatível com tablets, smartphones ou notebooks, é possível utilizá-lo dentro ou fora da sala de aula. Além de ganhar tempo, o meio ambiente agradece, pois o consumo de papel e caneta diminuirão drasticamente.

Porém, sabemos que nem sempre é possível acessar um diário on-line, devido aos inúmeros problemas com infraestrutura nas escolas. Por isso, um aplicativo móvel para que o professor consiga lançar as frequências, mesmo sem conexão de internet, se mostra uma ótima solução.

As provas também podem sair dos tradicionais papéis e liberar o tempo do professor. Prepará-las e corrigi-las envolve um grande investimento e esforço. Tornar as avaliações mais rápidas e descomplicadas através de uma plataforma de provas on-line, mostra-se uma opção bem interessante.

Diminuir a complexidade da aplicação e análise dos resultados dos exames, além de poder acompanhar o desempenho dos estudantes para diagnosticar e atuar nos pontos críticos do aprendizado, só é possível através de soluções especialistas, e não generalistas.

Através dos exemplos trazidos acima, analisando as vantagens e desvantagens de um sistema escolar especialista e generalista, são nítidos os benefícios trazidos pela adoção de softwares que resolvem problemas específicos, principalmente quando falamos na constante busca pela melhora do ensino.

********

E então? Conseguiu entender as vantagens e desvantagens dos sistemas escolares especialistas e generalistas? Concorda que a melhor opção continua sendo os sistemas especialistas? Conta para nós, será um prazer ouvi-lo!

Se gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros textos como este!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *