3 min de leitura

Como usar filmes na sala de aula?

A exibição de filmes na sala de aula tem sido utilizada por muitos docentes. Em um época em que os alunos estão cada vez mais envolvidos com a tecnologia, os professores acabam buscando recursos para irem além do giz e do quadro-negro na tentativa de chamar a atenção dos jovens. Mas será que a exibição de filmes é realmente eficaz? Faz parte de uma estratégia integrada e articulada ao plano de ensino ou é simplesmente uma atividade paradidática?

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, revela que a maioria dos professores acaba utilizando o cinema como artifício motivacional, sem uma articulação clara entre os conteúdos estudados e os filmes exibidos.

Confira algumas dicas de como utilizar o cinema em sala de aula, de maneira realmente eficaz e produtiva!

1. Tenha um objetivo didático

Antes de mais nada, pergunte-se: por que devo passar esse filme? Esse é o primeiro critério a ser analisado. Um filme deve motivar para um conteúdo que será abordado ou aprofundar um assunto já estudado. E, dependendo da situação e dos objetivos, as escolhas serão diferentes.

2. Monte uma metodologia antes de exibir filmes na sala de aula

Depois de ter claro o objetivo da exibição do filme escolhido, elabore uma metodologia. Após a introdução de um conteúdo, por exemplo, você poderá citar o filme, relacionando-o com o assunto. Fale sobre algumas cenas, para despertar o interesse dos alunos.

Na aula seguinte poderá ser a exibição propriamente dita. Geralmente, você precisará de duas aulas para que assistam ao filme todo.

Depois dessa fase concluída, apresente uma atividade. Pode ser uma redação, uma discussão em grupo, mas é importante que o professor se envolva, como um moderador, para que o objetivo seja alcançado.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

3. Desperte o interesse pela cultura

Assistir a um bom filme é sempre um prazer. A grande maioria dos alunos conhece apenas o cinema comercial. Apresente algo diferente. Mas vá com calma, para que o resultado não seja o oposto do esperado. Filmes muito teóricos, ainda mais sem a devida orientação para os pontos explorados, podem afastar um público ainda não acostumado.

Explore também diferentes culturas e épocas. Fale sobre particularidades que vão além do enredo do filme. Se o tema for a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, fale sobre o que acontecia no Brasil naquele tempo, sobre a cultura judaica. A interdisciplinaridade é uma tendência que ocupa cada vez mais espaço na educação.

Leia também:

4. Envolva a família

Nas reuniões com os pais, aproveite para falar sobre a inclusão dos filmes no plano pedagógico. Explique o porquê das escolhas. Desperte o gosto pelo cinema nas famílias também. Assim, você ainda contribui para um novo hábito saudável em casa e estimulando, inclusive, a discussão sobre os temas abordados para além dos muros da escola.

5. Atente-se a alguns pontos

Com esse “guia prático”, você conseguirá relacionar o filme exibido ao conteúdo da disciplina. Mas fique atento:

  • estude os filmes antes de exibi-los. Recorra à internet, onde há vasto material sobre cinema;
  • sempre que necessário, faça interrupções durante a exibição para algum comentário analítico ou interpretativo;
  • incentive que os alunos deem sua opinião e façam sua análise.

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *