5 min de leitura

Horta na escola: como fazer e trabalhar em sala de aula

Você já pensou em fazer uma horta na escola e desenvolver atividades em sala de aula?

A ideia parece trabalhosa, mas não é! Principalmente quando consideramos os benefícios e as possibilidades de desenvolver um projeto como esse. A horta melhora o ambiente escolar, já que traz mais vida para os canteiros; pode ser um importante agente para aproximar a comunidade da escola e permite múltiplas abordagens de ensino, a partir das estruturação de planos de ensino de disciplinas específicas ou interdisciplinares.

Continue a leitura e veja inspirações de planos de aula para montar uma horta na escola e desenvolver atividades na educação infantil ou ensino fundamental.

Qual objetivo da horta na escola?

A horta pode ser integrada ao plano de ensino ou um projeto institucional, desenvolvido fora do horário de aula. Essa escolha depende das(os) responsáveis pela iniciativa e também dos objetivos do projeto.

É fundamental definir previamente as motivações, o propósito da ação e quais os resultados esperados. E, para te ajudar com essa definição, listamos alguns exemplos: 

  • Propor uma aplicação prática para conteúdos desenvolvidos em sala de aula nas disciplinas de Geografia e Matemática;
  • Melhorar a alimentação de estudantes e profissionais que atuam na escola, por meio do cultivo de hortaliças;
  • Desenvolver habilidades socioemocionais e manuais na Educação Infantil;
  • Aproximar as crianças da natureza, principalmente das que vivem em áreas urbanas com poucos parques e praças.

 

Pesquisa sobre espaços verdes

A pesquisa O Papel da Natureza para a Saúde das Crianças no Pós-Pandemia, idealizada pelo programa Criança e Natureza em parceria com a Fundação Bernard Van Leer e WWF-Brasil e realizada pela Rede Conhecimento Social, abordou 1.000 famílias com crianças de até 12 anos, em todo o Brasil.

Os resultados mostraram que as famílias têm dificuldades para acessar espaços verdes, sendo que 42% das pessoas entrevistadas disseram não ter uma área verde adequada próximo de sua casa. 

Quais os benefícios de ter uma horta na escola?

Um espaço de cultivo, seja em canteiros ou vasos, torna a escola mais acolhedora, já que o espaço se torna mais agradável para permanência e as(os) estudantes se sentem parte da atividade. Mesmo atuando em funções ou etapas diferentes, uma atividade depende da outra para que a colheita — e o replantio — aconteça. 

Além de recurso pedagógico, a horta pode ser uma ponte com a comunidade escolar, promovendo um fortalecimento de vínculos com familiares, prática que é um verdadeiro desafio para a gestão escolar. Nesse caso, o projeto deve contemplar a participação de pessoas voluntárias desde o início, que podem atuar de diferentes formas, como na preparação inicial e manutenção da horta, com doações de sementes ou mudas, elaborando receitas a partir da colheita, entre outros. 

📘Dica da Portábilis

O Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde, 2014) é uma publicação que alerta para as deficiências de micronutrientes existentes na população, sobretudo de grupos mais vulneráveis e o aumento expressivo do sobrepeso. Nesse sentido, a implementação de horta pode ser uma parceria entre a escola e a Secretaria da Saúde ou Assistência Social do município, a fim de promover boas práticas alimentares.Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde, 2014)

Como fazer uma horta na escola?

A seguir, destacamos algumas recomendações básicas para colocar em prática o plano da horta na escola. E no final do post, indicamos dois materiais que abordam a realização de hortas em escolas para aprofundar seus conhecimentos! 

Preparo dos canteiros

Após definir o local de plantio junto à coordenação da escola, prepare o espaço. O primeiro passo é limpar o terreno e, depois, revolver o solo. Para semeadura de alguns tipos de hortaliças é recomendado acrescentar adubo antes do plantio direto, portanto, pesquise sobre as variedades que serão cultivadas.

Lembre-se de definir as “ruas” dos canteiros, que vão facilitar a locomoção na horta e auxiliar com o escoamento da água, para que o solo não fique encharcado após as regas.

Hortinha em vasos

Nas escolas em que não há espaço, o cultivo em vasos e jardineiras é a melhor forma de desenvolver o projeto. É fundamental escolher bem o local para posicionar os recipientes – hortaliças costumam demandar, no mínimo, 4 horas de sol direto por dia – e atentar-se para os furos e a camada de drenagem, que evitam o acúmulo de água perto das raízes.

Escolha das sementes ou mudas

Essa decisão pode ser coletiva e envolver toda a turma. Que tal pesquisar quais se desenvolvem bem na época em que o plantio será realizado? Ou quais variedades são favorecidas pelo clima da região? 

A escolha também pode ser temática: além das hortaliças, há flores comestíveis e Plantas Alimentícias Não Convencionais, conhecidas como PANCs. 

Cada tipo de cultivo exige cuidados específicos, pois as preferências de solo, luminosidade e frequência de regas variam de cultura para cultura. Recomendamos a leitura da página O que plantar? (Escola Plantei) que mostra as condições necessárias para 10 tipos de hortaliças.

Preparo das sementes

Se a intenção for utilizar sementes para a horta, verifique as recomendações de plantio, pois para algumas é preciso utilizar sementeiras. Depois que germinarem, faça o transplante para o local definitivo quando atingirem a altura recomendada. Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Como trabalhar a horta em sala de aula?

Os desdobramentos do trabalho com a horta podem estar presentes em várias disciplinas, da matemática à aula de artes. Confira algumas ideias de temas:

  • Confecção de tintas naturais a partir das hortaliças 
  • Oficinas de ilustração botânica ao ar livre
  • Movimento artístico: Land art (História da Arte) 
  • Alimentação e saúde: substâncias dos alimentos e nutrientes
  • Qualidades nutricionais dos cultivos
  • Calendário para semear (condições climáticas) 
  • História da alimentação no Brasil

 

Veja três planos de aula para se inspirar:

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

Materiais de apoio

As publicações Horta Escolar: uma sala de aula livre (Sociedade Ecológica Amigos do Embu – SEAE) e Da horta para a merenda (Ecomamor) reúnem informações importantes sobre as vivências práticas das hortas nas escolas e exemplos de iniciativas organizadas em instituições de ensino. Ambas têm acesso gratuito. Da horta para a merenda (Ecomamor).As séries também são bons materiais de apoio: História da Alimentação no Brasil (2017, Brasil) é baseada no livro de Luís da Câmara Cascudo e registra tradições e práticas da culinária brasileira e está disponível no Prime Video, além de ser exibida no Canal Futura. 

Com episódios recentes, a série Um Brasil de Sabores (2017 – atual, disponível gratuitamente no YouTube), idealizada por Sabrina Demozzi e Di Florentino (da Trópico), aborda a cultura alimentar brasileira, especialmente a do Paraná.

Para educadoras(es) que querem trabalhar com o tema da educação alimentar, o documentário Muito Além do Peso (2021, Maria Farinha Filmes e Instituto Alana) é uma referência obrigatória. A produção aborda, por meio de entrevistas com especialistas e histórias reais, a qualidade da alimentação e os efeitos da publicidade voltada para crianças.

Conheça o i-Diário

É o nome do diário de classe digital criado especialmente para professoras(es) de escolas municipais! Foi desenvolvido pela Portábilis com o objetivo de otimizar tempos e recursos em sala de aula. Entenda como:

O controle de presença é feito via aplicativo para celular, que não precisa de acesso à internet para funcionar;

As(os) professoras(es) podem inserir notas, avaliações e o diário de observações dos(as) estudantes dentro do sistema;

E ainda tem mais: um campo para inserir os objetivos de aprendizagem e habilidades, planos de aula e conteúdos alinhados à BNCC.

Conheça outras funcionalidades do i-Diário acessando o site e indique para as(os) gestoras(es) escolares do seu município!

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *