5 min de leitura

Ambiente escolar: 7 mudanças que melhoram o aprendizado

Powered by Rock Convert

Você já parou para pensar que o clima da sua escola pode interferir diretamente nas interações do dia a dia e no aprendizado de seus alunos? A gestão escolar não é uma tarefa simples, pois envolve a vida de muitas pessoas. Portanto, é fundamental que o ambiente escolar seja saudável, para garantir bons relacionamentos e o desenvolvimento de seus educandos.

Uma instituição saudável é um local que valoriza o ser humano — seja ele aluno, pai, mãe, professor ou qualquer outro funcionário —, mantém uma comunicação efetiva e promove trocas de conhecimento que refletem diretamente na qualidade do ensino.

Com isso em mente, separamos 7 pequenas mudanças que melhoram o aprendizado dos alunos e podem fazer grande diferença na sua escola. Veja!

1. Reaproveitar as instalações físicas do ambiente escolar

Sabe aqueles espaços desperdiçados na sua escola, mas que poderiam ser aproveitados para alguma atividade? Invista neles! Uma sala vazia, por exemplo, pode virar um espaço de jogos, vídeos, descanso ou leitura. É possível, também, repaginar o local para oferecer aulas paralelas, como de idiomas e qualquer outro tema que seja do interesse de seus alunos.

Outras ideias de espaços para melhorar o ambiente escolar:

  • horta: muitas escolas já adotam estratégias de ensino que vão muito além da sala de aula, ensinando a plantar e incentivando a consciência para o cuidado com o meio ambiente;

  • sala de pesquisa: incentive o desenvolvimento de forma autônoma, isto é, veja seu aluno como pesquisador, dê voz a ele, deixe-o pensar e argumentar por conta própria;

  • sala interativa: esse espaço pode ser usado para mostrar aos alunos a aplicação prática e dinâmica do conteúdo, motivá-los a querer aprender e ajudá-los a refletir sobre talentos e carreiras;

  • sala de artes: expanda o currículo de suas turmas e crie um espaço para aulas de artes, música, lutas e o que mais for viável;

  • espaço zen: muitas instituições já utilizam a ioga para melhorar o convívio e concentração de seus alunos, por meio de posturas, técnicas de respiração, silêncio e promoção da cultura de paz.

2. Conscientizar sobre a limpeza e integridade dos espaços

Talvez essa sugestão pareça um tanto óbvia para você, mas, acredite, nem todas as escolas contam com instalações físicas limpas e organizadas para seus alunos. Isso é bastante problemático, pois, ao mesmo tempo em que é algo básico, é também crucial para o processo de aprendizagem.

Contudo, outra verdade também precisa ser dita: muitas escolas sofrem com o vandalismo dentro de suas salas. Para combater tal conduta, é necessário implantar uma política de cuidado e higiene, com base em muito diálogo.

Você pode convidar algumas turmas para um mutirão de limpeza e consertos, por exemplo. A ideia é despertar a consciência do aluno para a importância de manter o ambiente escolar sempre limpo, íntegro e organizado, e ainda reforçar como trabalho em comunidade é importante e saudável.

3. Integrar escola e comunidade

Proporcione uma gestão participativa e democrática na sua instituição ao favorecer ações que demonstrem práticas de cidadania e que sirvam de referência a alunos e comunidade. Para isso, é vital que haja respeito, diálogo e incentivos.

Comece convidando moradores e pais para o ambiente escolar de maneira descompromissada. Ofereça oficinas de artesanato, gincanas, sessões de cinema, cursos livres — como educação financeira —, brincadeiras para crianças e outras atividades.

Dessa forma, você os aproximará da instituição, e, aos poucos, a permanência e a influência deles nos projetos educacionais ocorrerão naturalmente, pois estarão acostumados com o ambiente escolar e com os benefícios desse cultivo.

4. Investir em tecnologia

Com o avanço da tecnologia, que fomenta transformações notáveis e gradativas em vários aspectos que constituem a sociedade brasileira, é evidente a necessidade da educação acompanhar essas mudanças para o bem-estar social.

Não tem mais espaço nas salas de aula para competição entre professores e tecnologia. A escola precisa inovar e buscar constantemente alternativas de ensino para envolver seus alunos, caso contrário, ficará para trás e correrá o risco de não executar o seu papel com eficiência, que é a aprendizagem dos alunos. Com a tecnologia sendo empregada diariamente na vida dos alunos, o ambiente escolar fica ainda mais agradável e fomenta nos alunos a vontade de ir para a escola.

A escola deve estar ciente do ambiente que cerca o aluno da era digital e tirar vantagem disso para modernizar seus processos, investindo em tecnologia ao invés de competir com ela. É possível, por exemplo, adotar games educativos, incentivar a criação de blogs para turmas e usar redes sociais e aplicativos de mensagens para fomentar trabalhos em grupo, comunicação do professor com os alunos, compartilhar textos e conteúdos educativos, entre outros.

Para modernizar ainda mais, uma ideia é empregar o diário escolar online!

5. Contar com uma equipe eficiente e motivada

Um ambiente escolar saudável se preocupa constantemente em trabalhar com uma equipe eficiente e motivada, pois ela é necessária para construir relações mais sólidas. Isso é fundamental para garantir a qualidade no ensino e em todos os processos da instituição.

Ser uma boa escola para trabalhar não é tão difícil quanto parece: é preciso abrir espaço para o debate, dar feedbacks construtivos e incentivar a capacitação de seus colaboradores.

Para tanto, não tenha medo de investir em formação continuada, fazer reuniões, envolver a equipe nos planejamentos pedagógicos e fazê-la refletir sobre soluções para indisciplina, dificuldades de aprendizagem e evasão. Valorize os diferentes pontos de vista de seus professores e colaboradores.

Powered by Rock Convert

6. Acompanhar o desempenho escolar

Estar sempre acompanhando o desempenho escolar é indispensável para detectar falhas e melhorar o aprendizado. Portanto, assegure-se da manutenção da qualidade da sua instituição por meio de diagnósticos precisos e reais, que podem ser feitos bimestral, trimestral, semestral ou anualmente.

Não se esqueça de compartilhar com todos os professores os dados obtidos, como taxa de evasão escolar e absenteísmo, índices de aprovação e notas em exames internos e externos. Além disso, é muito importante estabelecer um objetivo e engajar os educadores com ele.

Outra ideia é buscar a contribuição de todos para melhorar a escola de maneira geral: desde a fila da cantina até a catalogação de livros na biblioteca. Não deixe de receber opiniões, sugestões e qualquer outra informação que possa melhorar a performance da escola e tornar o ambiente escolar mais saudável.

7. Praticar a gestão de bons exemplos

A atuação do gestor é determinante para a construção de um ambiente escolar acolhedor e saudável, por isso, como formador de pessoas, é sua obrigação dar bons exemplos aos alunos e colaboradores. Reflita sobre suas ações e estimule lideranças positivas entre os professores.

Pense no efeito dominó: as suas atitudes influenciarão a liderança dos professores dentro da sala de aula e, consequentemente, se propagarão pela construção da identidade de seus alunos. Então, preze por um ambiente escolar baseado e
m colaboração e respeito.

Além disso, compartilhe com seus professores a missão de educar, descentralize tarefas e encoraje as responsabilidades individuais para que, assim, seja mais fácil o cumprimento das metas definidas.

Adotando essas simples mudanças em sua escola, você estará no caminho certo e pode alterar para sempre a visão que alunos, professores, outros colaboradores e comunidade têm do ambiente escolar.

Falando em melhorar o aprendizado, você conhece o conceito de sala de aula invertida? Descubra!

Powered by Rock Convert

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.